O Cristão e a Bíblia


Plano Anual“Lâmpada para os meus pés é a Tua Palavra, e luz para o meu caminho” ( Salmo 119.105)

A Bíblia é a Palavra de Deus revelada pelo Espírito Santo a homens santos de Deus, que a escreveram fielmente em hebraico, aramaico e grego. Ela é a magna carta do Pai celestial para seus filhos, ansiosos por conhecer os seus planos e a sua vontade a fim de executá-los. “Havendo Deus antigamente falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos, nestes últimos dias, pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de tudo, e por quem fez também o mundo;” (Heb.1.1).

O apóstolo Pedro enalteceu desta maneira o discurso de Jesus: “Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna;” (João 6.68). Sem dúvida, Ele era o Logos divino, a Palavra feita carne, que habitou entre nós, cheio de graça e verdade.

Jesus, ao enfrentar a tentação no deserto, respondeu a Satanás directamente nestes termos: “Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus;” (Mat. 4.4). Ela é o alimento espiritual para uma vida espiritual, daqueles que nasceram de novo, de Deus, pela palavra da verdade.

O mesmo acontece presentemente, na vida da Igreja, quando esta proclama a gloriosa mensagem divina com a unção do Espírito santo. Essa Palavra de vida e poder foi escrita e compilada pelos santos de Deus, e aí a temos em nossas mãos para desfrutar dos seus maravilhosos  ensinamentos. Ou, não fosse o Senhor Jesus um bom Mestre, e chamado pelo profeta Isaías Maravilhoso Conselheiro. Quem, na realidade, se interessar pelos bons conselhos terá de seguir o exemplo dos apóstolos, e cumprir estes cinco requisitos essenciais:

Ler a Palavra de Deus, Estudar a sua mensagem,

Meditar no seu significado, Praticar a sua aplicação,

Ensinar a sua verdade, todo o conselho de Deus.

O apóstolo Paulo manifesta o seu cuidado e fidelidade no ensino da mensagem de Deus, cujas palavras também usamos: “Porque nós não somos como muitos, falsificadores da Palavra de Deus, antes falamos de Cristo com sinceridade, como de Deus na presença de Deus;” (2 Cor. 2.17).

O rei Davi escreveu a este respeito: “Escondi a tua Palavra no meu coração para eu não pecar contra ti. Ensina-me, ó Senhor, o caminho dos teus estatutos, e guardá-lo-ei até ao fim. Dá-me entendimento e guardarei a tua lei, e observá-la-ei de todo o coração;” (Sal. 119.11,33,34).

O grande amor à Palavra de Deus já fez com que muitos mártires perdessem a sua vida física para conservarem a vida espiritual pela eternidade. João, desterrado na ilha de Patmos, teve uma visão dos últimos acontecimentos no porvir, que relatou deste modo: “E havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram;” (Apoc. 6.9).

Todos os cristãos devem criar o sagrado hábito de ler, diariamente, uma porção adequada da Palavra de Deus para desenvolver a sua fé, os seus conhecimentos teológicos, e o seu poder espiritual, com a respectiva aplicação na experiência diária. Convém criar um sistema pessoal de leitura com apontamentos sobre ideias importantes para recordar.

A Bíblia é uma colecção de 66 livros, escritos por cerca de quarenta autores inspirados pelo Espírito Santo. Estão 39 no Antigo Testamento e 27 no Novo Testamento.

Desde o Génesis, escrito por Moisés, cerca de 1500 a. C., até Apocalipse, por João, cerca de 100 d. C., demorou à volta de 1600 anos a sua feitura total. Várias organizações especializadas têm-se empenhado na sua tradução para as línguas de todos os povos.

Embora escrita em lugares tão distantes como Roma e Arábia, Palestina e Babilónia, num espaço de tempo tão grande, e que muitos dos escritores não se conheceram, reúne em si mesma uma verdade central importantíssima: Cristo, o ungido de Deus, trazendo salvação para todos.

É aconselhável adquirir uma Bíblia dividida em parágrafos, porque facilita a compreensão da mensagem, segundo a intenção do autor para o seu tempo. Também existem Bíblias em linguagem moderna, isto é, em português acessível a todas as pessoas, que podem ser consultadas para esclarecimento. Então, com entendimento, aplicar o ensino à vida diária. Seria ótimo usar um Plano Anual na leitura da Bíblia, a fim de ler todos os seus livros de forma sistemática, que pode adquirir abaixo. 

Plano Anual de Leitura para transferir >  Plano-Anual

Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.

Translate »