MARCOS 2–16

NOTAS NO EVANGELHO DE MARCOS

O PERDÃO

E vieram ter com ele conduzindo um paralítico, trazido por quatro. E, não podendo aproximar-se dele, por causa da multidão, descobriram o telhado onde estava, e, fazendo um buraco, baixaram o leito em que jazia o paralítico. E Jesus, vendo a fé deles, disse ao paralítico: Filho, perdoados estão os teus pecados. …e disse: A ti te digo: Levanta-te, toma o teu leito e vai para tua casa. (Mar 2:3–5,11)

Nota: O Senhor Jesus observa a fé e corresponde duplamente à necessidade do doente: ele perdoa os pecados e cura o enfermo. Assim seja.

A CRÍTICA

E os escribas e fariseus, vendo‑o comer com os publicanos e pecadores, disseram aos seus discípulos: Porque come e bebe ele com os publicanos e pecadores?

E Jesus, tendo ouvido isto, disse-lhes: Os sãos não necessitam de médico, mas, sim, os que estão doentes; eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores ao arrependimento. (Mar. 2:16–17)

Nota: A crítica apressada é, geralmente, injusta, e os religiosos fariseus caem muitas vezes neste erro nefasto. O sábio conselho é: “Julgai segundo a justiça”.

MEDIDA INJUSTA

Se alguém tem ouvidos para ouvir ouça. E disse-lhes: Atendei ao que ides ouvir. Com a medida com que medirdes vos medirão a vós, e ser-vos‑á ainda acrescentada, a vós que ouvis. (Mar. 4:23–24). Lucas é mais claro: “…não condeneis e não sereis condenados.” (Luc. 6:37)

Nota: O juízo injusto condena levianamente, mas receberá na mesma medida, e agravada. Cuidado, portanto.

QUEM É ESTE?

E eles, deixando a multidão, o levaram consigo, assim como estava, no barco; e havia também com ele outros barquinhos. E levantou-se grande temporal de vento, e subiam as ondas por cima do barco, de maneira que já se enchia. E ele estava na popa, dormindo sobre uma almofada, e despertaram-no, dizendo-lhe: Mestre, não se te dá que pereçamos?

E ele, despertando, repreendeu o vento, e disse ao mar: Cala-te, aquieta-te. E o vento se aquietou, e houve grande bonança. E disse-lhes: Porque sois tão tímidos? Ainda não tendes fé? E sentiram um grande temor, e diziam uns aos outros: Mas quem é este, que até o vento e o mar lhe obedecem? (Mar 4:36–41)

Nota: Este é Jesus, o criador de tudo. Se as forças da natureza lhe obedecem, por que motivo os humanos não deveriam obedecer ao seu Criador?!

A MISSÃO CRISTÃ

E foram ter com Jesus, e viram o endemoninhado, o que tivera a legião, assentado, vestido e em perfeito juízo, e temeram. E os que aquilo tinham visto contaram-lhes o que acontecera ao endemoninhado, e acerca dos porcos. E começaram a rogar-lhe que saísse dos seus termos.

E, entrando ele no barco, rogava-lhe, o que fora endemoninhado, que o deixasse estar com ele. Jesus, porém, não lho permitiu, mas disse-lhe: Vai para tua casa, para os teus, e anuncia-lhes quão grandes coisas o Senhor te fez, e como teve misericórdia de ti. (Mar 5:15–19)

Nota: Depois de termos sido beneficiados pelo Senhor Jesus, temos uma importante missão a cumprir: Contar aos outros a nossa experiência de fé, a fim de também crerem nele.

A REJEIÇÃO INJUSTA

E disse-lhes também (Jesus): Em qualquer casa em que entrardes, ficai nela até partirdes dali. E se não fordes recebidos numa localidade, se os seus habitantes não vos ouvirem, ao sair de lá, sacudi o pó dos vossos pés em testemunho contra eles. (Mar 6:10–11)

Nota: Esta advertência do Senhor permanece válida hoje, pois as circunstâncias são idênticas. Neste caso, ao sair, nem o pó de suas ruas deve ser levado nos pés para outro lado. Os tais serão deixados à sua sorte, que será mais grave que a de Sodoma e Gomorra. É preciso cuidado na recepção dos genuínos servos de Deus. Deus vos abençoe.

A PARTILHA

Jesus, porém, respondendo, lhes disse: Dai-lhes vós de comer. E eles disseram-lhe: Iremos nós, e compraremos duzentos dinheiros de pão para lhes darmos de comer? E ele disse-lhes: Quantos pães tendes? Ide ver. E, sabendo‑o eles, disseram: Cinco pães e dois peixes. E ordenou-lhes que fizessem assentar a todos, em ranchos, sobre a erva verde.

E assentaram-se repartidos de cem em cem, e de cinquenta em cinquenta. E, tomando ele os cinco pães e os dois peixes, levantou os olhos ao céu, abençoou e partiu os pães, e deu-os aos seus discípulos para que os pusessem diante deles. E repartiu os dois peixes por todos. E todos comeram, e ficaram fartos; (Mar 6:37–32)

Nota: O pouco pode tornar-se suficiente para muitos com a bênção de Deus.

A TRADIÇÃO

Depois perguntaram-lhe os fariseus e os escribas: Porque não andam os teus discípulos conforme a tradição dos antigos, mas comem o pão com as mãos por lavar? E ele, respondendo, disse-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios, Mas o seu coração está longe de mim; Em vão, porém, me honram, ensinando doutrinas que são mandamentos de homens. Porque, deixando o mandamento de Deus, retendes a tradição dos homens; como o lavar dos jarros e dos copos; e fazeis muitas outras coisas semelhantes a estas. E dizia-lhes: Bem invalidais o mandamento de Deus para guardardes a vossa tradição. (Mar 7:5–9)

Nota: Jesus Cristo assevera que as tradições humanas são contrárias às leis divinas, e contribuem para desobedecer a Deus, resultando em condenação.

O MESSIAS

E saiu Jesus, e os seus discípulos, para as aldeias de Cesareia de Filipe; e no caminho perguntou aos seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens que eu sou? E eles responderam: João o Batista; e outros: Elias; mas outros: Um dos profetas. E ele lhes disse: Mas vós, quem dizeis que eu sou? E, respondendo Pedro, lhe disse: Tu és o Cristo (o Messias). (Mar 8:27–29)

Nota: A opinião de muitas pessoas, acerca de Jesus Cristo, mantém-se muito diversa. Mas há também muita gente que o reconhece como o Messias, enviado e ungido por Deus com uma Missão no Mundo. Ele, porém, alegou que o seu reino não é deste mundo. Não tem nada a ver com reinos terrenos; pois, é diferente em forma e propósito.

O REINO DE DEUS

E traziam-lhe meninos para que lhes tocasse, mas os discípulos repreendiam aos que lhos traziam. Jesus, porém, vendo isto, indignou-se, e disse-lhes: Deixai vir os meninos a mim, e não os impeçais; porque dos tais é o reino de Deus. Em verdade vos digo que qualquer que não receber o reino de Deus como menino, de maneira nenhuma entrará nele. (Mar 10:13–15)

Nota: Jesus assevera que a entrada no reino de Deus depende do novo nascimento; ou seja: é preciso nascer de Deus para alguém se tornar súbdito no reino de Deus. No momento da conversão há um novo começo, nova vida e nova família, cuja marca é a humildade.

VIGILÂNCIA

Tomai cuidado, vigiai, pois não sabeis quando chegará esse momento. É como um homem que partiu de viagem: ao deixar a sua casa, delegou a autoridade nos seus servos, atribuiu a cada um a sua tarefa e ordenou ao porteiro que vigiasse. Vigiai, pois, porque não sabeis quando virá o dono da casa: se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar o galo, se de manhãzinha; não seja que, vindo inesperadamente, vos encontre a dormir. O que vos digo a vós, digo a todos: vigiai! (Mar 13:33–37)

Nota: O facto de Jesus aconselhar a vigilância significa estar alerta aos sinais do tempo, a fim de estar preparado para receber o Senhor, que prometeu voltar para os seus amigos. Sobretudo, ninguém sabe se é chamado de manhã, à tarde ou à noite. É preciso estar sempre preparado para o encontro. Durmam bem.

ACUSAÇÃO

Logo de manhã, os sumos sacerdotes reuniram-se em conselho com os anciãos e os doutores da Lei e todo o Sinédrio; e, tendo manietado Jesus, levaram-no e entregaram-no a Pilatos. Perguntou-lhe Pilatos: «És Tu o rei dos Judeus?» Jesus respondeu-lhe: “Tu o dizes.” Os sumos sacerdotes acusavam-no de muitas coisas. (Mar 15:1–3)

Nota: Jesus foi acusado de prevaricador para eu ser acusado com ele, foi condenado para eu ser condenado com ele, foi morto para eu morrer com ele, foi sepultado para eu ser sepultado com ele no batismo, e foi ressuscitado para eu ressuscitar com ele para a vida eterna.

O GRANDE DESAFIO

E crucificaram com ele dois salteadores, um à sua direita, e outro à esquerda. E cumprindo-se a escritura que diz: E com os malfeitores foi contado. E os que passavam blasfemavam dele, meneando as suas cabeças, e dizendo: Ah! tu que derrubas o templo, e em três dias o edificas, salva-te a ti mesmo e desce da cruz. E da mesma maneira também os principais dos sacerdotes, com os escribas, diziam uns para os outros, zombando: Salvou os outros, e não pode salvar-se a si mesmo. (Mar 15:7–31)

Nota: O Mestre Jesus foi identificado como um dos malfeitores. E quando estava na cruz, desafiaram-no a descer dali, provando assim que era o Salvador enviado pelo Pai. De facto, Ele veio à terra com o nobre propósito de salvar os pecadores. Por isso, quando sentiu sua vida a extinguir- se, exclamou: Tetelestai, ou seja: está consumado. Ele pagara o preço de minha salvação e libertação. Salvação da condenação por causa do pecado cometido; e libertação do domínio do pecado, para servir o Senhor com vida nova. Deus vos abençoe.

NOBRE MISSÃO

Jesus apareceu, finalmente, aos próprios onze quando estavam à mesa, e censurou-lhes a incredulidade e a dureza de coração em não acreditarem naqueles que o tinham visto ressuscitado. E disse-lhes: Ide pelo mundo inteiro, proclamai o Evangelho a toda a criatura. Quem acreditar e for baptizado será salvo; mas, quem não acreditar será condenado. (Mar 16:14–16)

Nota: Visto Jesus estar perto de deixar este mundo, entregou, aos primeiros discípulos, a nobre missão de representá-lo no mundo na proclamação do evangelho do reino de Deus.

Ler A Paixão do Ser­vo AQUI

Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.

Translate »