JOÃO 1–17

NOTAS NO EVANGELHO DE JOÃO

CRIADOR DE TUDO: No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. (João 1:1–3).

Nota: Yeshua: Jesus é Deus entre os humanos para os salvar.

FILHOS DE DEUS: Jesus veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. (João 1:11–13).
Nota:
Pecadores são transformados em filhos de Deus pela fé em Jesus Cristo.

BODAS EM CANÁ: Como viesse a faltar o vinho, a mãe de Jesus disse-lhe: Não têm vinho! Jesus respondeu-lhe: Mulher, que tem isso a ver contigo e comigo? Ainda não chegou a minha hora. Sua mãe disse aos serventes: Fazei o que Ele vos disser! (João 2:3–5).

Nota: Maria somente aconselhou os serventes a seguir o conselho de Jesus, seu filho. Façamos o mesmo e seremos bem sucedidos. 

PRIMEIRO MILAGRE: Disse-lhes Jesus: Enchei as vasilhas de água. Eles encheram-nas até cima. Então ordenou-lhes: Tirai agora e levai ao chefe de mesa. E eles assim fizeram. O chefe de mesa provou a água transformada em vinho, sem saber de onde era – se bem que o soubessem os serventes que tinham tirado a água; chamou o noivo e disse-lhe: Toda a gente serve primeiro o vinho melhor e, depois de terem bebido bem, é que serve o pior. Tu, porém, guardaste o melhor vinho até agora! Assim, em Caná da Galileia, Jesus realizou o primeiro dos seus sinais miraculosos, com o qual manifestou a sua glória, e os discípulos creram nele. (João 2: 7–11)

Nota: Os sinais são uma marca da Igreja de Cristo, que desperta fé nas pessoas. Aproveitemos, como Jesus, as ocasiões para realizar obras que glorifiquem a Deus.

AMOR DE DEUS: Deus amou de tal modo o mundo que entregou o seu Filho único, para que todo o que nele crer não se perca, mas tenha a vida eterna. Não foi para condenar o mundo que Deus lhe enviou o seu Filho, mas sim para que o mundo fosse salvo por ele. Quem crê nele não é condenado, mas quem não crê já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho único de Deus. (João 3:16–18)

Nota: A Igreja de Cristo não existe para condenar o pecador, mas para iluminar e salvar os pecadores.

A INSTRUÇÃO: O meu povo perde-se por falta de conhecimento; porque rejeitaste a instrução, excluir-te-ei do meu sacerdócio. Já que esqueceste a Lei do teu Deus, também Eu me esquecerei dos teus filhos. (Oséias 4:6)

Nota: Deus repreende o sacerdote porque só pensa nas ofertas dos pecadores; e o povo fica sem instrução e peca por falta de conhecimento da Palavra de Deus.

ÁGUA VIVA: Entretanto, chegou certa mulher samaritana para tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber. Os seus discípulos tinham ido à cidade comprar alimentos. 

Disse-lhe então a samaritana: Como é que Tu, sendo judeu, me pedes de beber, a mim que sou samaritana? É que os judeus não se dão bem com os samaritanos. Respondeu-lhe Jesus: Se conhecesses o dom que Deus tem para dar e quem é que te diz: dá-me de beber, tu é que lhe pedirias, e Ele havia de dar-te água viva! (João 4:7–10)

Nota: Quem se aproxima de Jesus Cristo tem à disposição água viva para satisfazer a sua sede espiritual.

O SÁBADO: E aquele homem foi, e anunciou aos judeus que Jesus era o que o curara. E por esta causa os judeus perseguiram a Jesus, e procuravam matá-lo, porque fazia estas coisas no sábado. E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também. (João 5:15–17).

Nota: Como Deus vela por sua criação todos os dias, seu filho faz o mesmo; e nós devemos seguir o exemplo. As pessoas são mais importantes que o dia de descanso.

O PÃO VIVO: Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo. Disputavam, pois, os judeus entre si, dizendo: Como nos pode dar este a sua carne a comer? Jesus, pois, lhes disse: Na verdade, na verdade vos digo que, se não comerdes a carne do Filho do homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos. (João 6:51–53)

Nota: Para ter a vida eterna é preciso assimilar Jesus Cristo mediante a fé nele e na sua Palavra.

A DOUTRINA DE JESUS: E os judeus maravilhavam-se, dizendo: Como sabe este letras, não as tendo aprendido? Jesus lhes respondeu, e disse: A minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou. Se alguém quiser fazer a vontade dele, pela mesma doutrina conhecerá se ela é de Deus, ou se eu falo de mim mesmo. Quem fala de si mesmo busca a sua própria glória; mas o que busca a glória daquele que o enviou, esse é verdadeiro, e não há nele injustiça. (João 7:15–18)

Nota: A doutrina dos pregadores cristãos, para ser verdadeira, deve igualmente estar sujeita aos ditames da Palavra de Deus.

O JUÍZO: Nicodemos, que era um deles (o que de noite fora ter com Jesus), disse-lhes: 

Porventura, condena a nossa lei um homem, sem primeiro o ouvir e ter conhecimento do que faz? (João 7:50-51).

Nota: Nicodemos apela à justiça, mediante a audição pessoal do presumível faltoso, antes de o condenar. Portanto, ninguém tem o direito de condenar alguém sem ouvir primeiro o presumível faltoso.

JESUS ESCREVIA: E os escribas e fariseus trouxeram-lhe uma mulher apanhada em adultério; e, pondo‑a no meio, disseram-lhe: Mestre, esta mulher foi apanhada, no próprio ato, adulterando. E na lei, Moisés nos mandou que as tais sejam apedrejadas. Tu, pois, que dizes? Isto diziam eles, tentando‑o, para que tivessem de que o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, escrevia com o dedo na terra. E, como insistissem, endireitou-se e disse-lhes: Aquele que de entre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela. 

E, tornando a inclinar-se, escrevia na terra. (João 8:3–8)

Nota: É desconhecido o teor da escrita de Jesus. Mas, atrevo-me a dizer que, de acordo com o caso, Jesus escreveria a palavra “amor” em aramaico. E todos saíram cabisbaixos.

A PERSEGUIÇÃO: Muitos, pois, dentre os judeus que tinham vindo a Maria, e que tinham visto o que Jesus fizera, creram nele. Mas alguns deles foram ter com os fariseus, e disseram-lhes o que Jesus tinha feito. Depois os principais dos sacerdotes e os fariseus formaram conselho, e diziam: Que faremos? porquanto este homem faz muitos sinais. Se o deixamos assim, todos crerão nele, e virão os romanos e tirar-nos-ão o nosso lugar e a nação. (João 11:45–48)

Nota: Visto que os sacerdotes temiam perder a sua liderança em Israel, trataram de perseguir Jesus até à morte e conseguiram livrar-se dele. Mas perderam na mesma o seu querido posto. Hoje, não há sacerdotes nem Templo.

JUÍZO E CONDENAÇÃO: E quem me vê a mim, vê aquele que me enviou. Eu sou a luz que vim ao mundo, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas. E se alguém ouvir as minhas palavras, e não crer, eu não o julgo; porque eu vim, não para julgar o mundo, mas para salvar o mundo. (João 12:45–47)

Nota: Visto que Jesus (Yeshua) era Deus incarnado, podia condenar quem não acreditava nele. Afirma, todavia, que não veio para julgar nem condenar, mas para salvar o mundo. As pessoas, porém, que não querem ser salvas, serão condenadas.

LIÇÃO IMPORTANTE: E, acabada a ceia, tendo o diabo posto no coração de Judas Iscariotes, filho de Simão, que o traísse, Jesus, sabendo que o Pai tinha depositado nas suas mãos todas as coisas, e que havia saído de Deus e ia para Deus, levantou-se da ceia, tirou as vestes, e, tomando uma toalha, cingiu-se. Depois deitou água numa bacia e começou a lavar os pés aos discípulos, e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido. (João 13:2–5).

Nota: Sabendo Jesus todas as coisas, não evitou lavar os pés a todos, incluindo um ladrão e traidor. Jesus veio para todos, mas nem todos vão para ele.

ÓDIO SEM CAUSA: Aquele que me odeia, odeia também a meu Pai. Se eu entre eles não fizesse tais obras, quais nenhum outro tem feito, não teriam pecado; mas agora, viram-nas e me odiaram a mim e a meu Pai. Mas é para que se cumpra a palavra que está escrita na sua lei: Odiaram-me sem causa. (João 15:23–25)

Nota: Visto os cristãos serem o corpo de Cristo, quem odeia um cristão, odeia Cristo e o próprio Deus, porque Ele é Deus incarnado. Mas o cristão ama como Deus, porque tem o Espírito de Deus, que é amor.

JUSTIÇA E JUÍZO: E, quando ele (Espírito Consolador) vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo. Do pecado, porque não crêem em mim; Da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais; E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado. (João 16:8–11).

Nota: 1. Quem não crê em Cristo será convencido que é pecador. 2. Ficará convencido que Deus é justo, porque Cristo era inocente e voltou para o Pai. 3. Ficará convencido do juízo final, porque na morte de Cristo foi julgado e condenado Satanás. Quem crer em Cristo não será condenado.

A ORAÇÃO DE JESUS: Eu já não estou mais no mundo, mas eles estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, guarda em teu nome aqueles que me deste, para que sejam um, assim como nós. (João 17:11).

Nota: O senhor Jesus Cristo, que estava especialmente interessado na unidade dos cristãos, dirigiu esta oração ao Pai para que assim acontecesse. Acreditamos de facto no valor da oração? Temos seguido segundo o teor desta oração? Esforçamo-nos por viver em unidade, tolerando as diferenças? (Não me refiro a heresias). Procuramos ser como um jardim repleto de flores diversas, cujo aroma extasia os visitantes e ultrapassa os muros?

Con­tin­ua AQUI

Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.

Translate »