EFÉSIOS

NOTAS NO LIVRO DE EFÉSIOS

A NOSSA ELEIÇÃO

Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo; Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade, (Efs 1:3–5)

Nota: O trecho alega que fomos eleitos por Deus para um propósito especial: ser santos. Ora, isto significa que fomos chamados para sermos consagrados ao serviço de Deus. Ou seja, tudo quanto fizermos deve ser realizado para glória de Deus, ou ficará sem recompensa. A mesma eleição inclui a ideia de Deus nos adotar como filhos, a fim de vivermos em amor como testemunho válido da nossa filiação divina. Deus vos abençoe.

O FUNDAMENTO DO TEMPLO

Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina; No qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor. No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito. (Efs 2:20–22)

Nota: Todos os edifícios têm um fundamento, e tem de ser sólido. O templo do Senhor tem de ter igualmente um fundamento sólido, a fim de não ruir a qualquer temporal. Esta escritura alega que o tal fundamento é Jesus Cristo, profetas e apóstolos. Jesus é a pedra fundamental. Os profetas são os seus escritos no Antigo Testamento, que revelam Jesus Cristo e sua ação na terra. Os apóstolos confirmaram os escritos dos profetas. Estes três formam o fundamento do Templo de Deus. Quem tem isto por fundamento não pode ser abalado facilmente. Deus vos abençoe.

O MISTÉRIO OCULTO

Por isso, quando ledes, podeis perceber a minha compreensão do mistério de Cristo, O qual noutros séculos não foi manifestado aos filhos dos homens, como agora tem sido revelado pelo Espírito aos seus santos apóstolos e profetas; A saber, que os gentios são co-herdeiros, e de um mesmo corpo, e participantes da promessa em Cristo pelo evangelho; (Efs 3:4–6)

Nota: Paulo escreve sobre o mistério oculto durante séculos. Mas foi revelado a ele, ao mesmo tempo que recebeu o seu ministério, o de partilhar o evangelho com os gentios. Os gentios são o mistério oculto no Antigo Testamento, mas revelado a Paulo. São eleitos por Deus para serem santos, na qualidade de filhos. Mediante a fé em Jesus Cristo. Primeiro foram chamados os israelitas, depois, o Senhor ordenou que fossem proclamar a salvação aos gentios. Ele quer um edifício com toda a qualidade de pedras vivas para nele habitar. Deus vos abençoe.

SER IMITADOR

Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave. (Efs 5:1–2)

Nota: Aqui somos aconselhados a ser imitadores de Deus. Como é isso possível? Visto que os crentes em Cristo nasceram espiritualmente de Deus, herdaram o ADN do Pai, que é amor. Os filhos não somente nascem, mas convivem com o Pai diariamente e adquirem as suas nobres características. O amor é prova máxima da filiação divina dos crentes em Jesus Cristo. Se não viver e não fizermos as coisas com amor, de modo algum seremos reconhecidos como filhos de Deus. Convém que digam: “Tal pai tal filho”. De4us vos abençoe.

A ARMADURA DO CRISTÃO

Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. (Efs 6:11–13)

Nota: A armadura do guerreiro cristão consta de sete fatores importantíssimos, pois sem eles não há vitória possível. São eles: verdade, justiça, paz, fé, salvação, Palavra de Deus e a oração constante. Sem esta prática diária, o crente não vencerá as tentações de Satanás, e vai sucumbir pelo caminho. Não convém fazer vigílias e orar somente, sem os demais ingredientes é sem valor. A armadura é a marca da vivência cristã. Guerra espiritual e feita com todos o tempo todo. Deus vos abençoe. 

NADA DE INQUIETUDE

Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus. Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. (Flp 4:6–8)

Nota: O apóstolo aconselha o crente e deixar a inquietude; deve antes dedicar-se à oração, pedindo a Deus a solução para o seu problema. Ao confiar que Deus toma conta do assunto, o crente fica em paz. Além disso, convém concentrar o pensamento em coisas boas e úteis, com esperança na vitória. Deus vos abençoe.

Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.

Translate »