COLOSSENSES

NOTAS EM COLOSSENSES

ADVERTÊNCIA APOSTÓLICA

Como, pois, recebestes o Senhor Jesus Cristo, assim também andai nele, arraigados e edificados nele, e confirmados na fé, assim como fostes ensinados, nela abundando em ação de graças. Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs subtilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo; Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade; (Col 2:6–9)

Nota: Paulo convida-nos a viver arraigados em Cristo, conforme o ensino bíblico. Somos ainda edificados edifício para morada do Espírito Santo, como pedras vivas sobre a pedra principal, que é Cristo. Havemos de ter cuidado para não sermos enganados por filosofias ou subtilezas mundanas, a fim de não nos desviarmos do caminho estreito que leva à vida. Segundo este trecho do apóstolo, Jesus Cristo é totalmente divino e perfeito representante do Pai entre nós.

PERFEITOS EM CRISTO

E estais perfeitos nele, que é a cabeça de todo o principado e potestade; no qual também estais circuncidados com a circuncisão não feita por mão no despojo do corpo dos pecados da carne, a circuncisão de Cristo; sepultados com ele no batismo, nele também ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos. (Col 2:10–12)

Nota: Visto Cristo ser perfeito e os cristãos terem Cristo, então são também perfeitos; ou seja, possuímos o que ele tem, pois somos o seu corpo, sendo Ele a cabeça. Antes da fé não temos circuncisão, mas depois que a fé vem somos circuncidados no coração e recebemos o amor de Deus para sermos perfeitos no amor prático. Depois que a fé vem somos sepultados no batismo com Cristo e ressuscitamos com Ele para uma vida nova; uma vida diferente da anterior, que serve para glória de Deus. Deus vos abençoe.

A LEI FOI VENCIDA

Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando‑a na cruz. E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo. Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados, que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo. (Col 2:14–17)

Nota: A cédula era a Lei do Antigo Testamento, que nos acusava de pecado. Visto que era impossível cumprir essa Lei, veio Cristo e cumprindo‑a foi cravá-la na cruz. Agora, a Lei não tem mais poder sobre os filhos de Deus, pois, como filhos já não estão sujeitos à Lei. Agora, Deus colocou em nosso coração a lei do amor, pelo qual cumprimos toda a lei sem dificuldade. Quem ama o próximo como a si mesmo está cumprindo a Lei. Deus vos abençoe.

Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.

Translate »