HEBREUS III

A PERSEVERANÇA

Na real­i­dade, ten­des neces­si­dade de per­se­ver­ança, para que, ten­do cumpri­do a von­tade de Deus, alcan­ceis a promes­sa. Pois ain­da um pouco, de fac­to, um pouco ape­nas, e o que há-de vir, virá e não tar­dará. O meu jus­to viverá pela fé, mas, se ele voltar atrás, a min­ha alma não encon­trará nele sat­is­fação. Nós, porém, não somos daque­les que voltam atrás para a perdição, mas home­ns de fé para a sal­vação da nos­sa alma. (Heb 10:36-39)

Nota: A per­se­ver­ança é impor­tante para real­iza­ção do alvo pro­pos­to por alguém, segun­do o plano divi­no. Deve­mos ter alvos, mas deve­mos tam­bém mover-nos no plano de Deus. Sobre­tu­do, con­vém per­se­ver­ar no cam­in­ho da fé, sem recuar na vere­da da justiça, com esper­ança no regres­so de Cristo, con­forme sua promes­sa. Quem vol­ta atrás não agra­da a Deus, pois despreza o seu cam­in­ho jus­to por veredas injus­tas e per­ni­ciosas. Con­vém guardar a fé até à vol­ta do Sen­hor, para sal­vação da nos­sa alma. Deus vos abençoe.

A GARANTIA DA 

Ora a fé é garan­tia das coisas que se esper­am e certeza daque­las que não se veem. Foi por ela que os anti­gos foram aprova­dos. Pela fé, sabe­mos que o mun­do foi orga­ni­za­do pela palavra de Deus, de modo que o que se vê provém de coisas não visíveis. Pela fé, Abel ofer­e­ceu a Deus um sac­ri­fí­cio maior que o de Caim; com base nela, foi declar­a­do jus­to, porque Deus aceitou os seus dons e, por meio dela, fala ain­da depois da morte. (Heb 11:1-4)

Nota: A fé é defini­da como garante das coisas esper­adas e a certeza daqui­lo que não se vê. Fé é con­fi­ança abso­lu­ta em Deus e sua Palavra. O indi­ví­duo de fé pode realizar o que parece irre­al­izáv­el, porque a fé vê o real­izáv­el e avança con­fi­ante na bus­ca do alvo. Temos o exem­p­lo de Abel, que ofer­e­ceu a Deus um sac­ri­fí­cio menor, mas mais valioso porque era com fé. Tudo o que é da fé tem mais val­or; Deus agra­da-se e rec­om­pen­sa isso. Abel é um teste­munho de fé a seguir, e out­ros per­son­agens no tex­to igual­mente. Deus vos abençoe.

OLHANDO PARA JESUS 

Por­tan­to, nós tam­bém, pois que esta­mos rodea­d­os de uma tão grande nuvem de teste­munhas, deix­e­mos todo o embaraço, e o peca­do que tão de per­to nos rodeia, e cor­ramos com paciên­cia a car­reira que nos está pro­pos­ta, olhan­do para Jesus, autor e con­sumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe esta­va pro­pos­to, supor­tou a cruz, desprezan­do a afronta, e assen­tou-se à dex­tra do trono de Deus. Con­sid­erai, pois, aque­le que supor­tou tais con­tradições dos pecadores con­tra si mes­mo, para que não enfraque­çais, des­fale­cen­do em vos­sos âni­mos. (Heb 12:1-3)

Nota: Vis­to ter­mos tan­tas teste­munhas de fé nas Escrit­uras, con­vém resi­s­tir a todo o embaraço e ao peca­do, que nos rodeia, e prosseguir no alvo pro­pos­to, olhan­do para Jesus, nos­so alvo supre­mo. Cristo supor­tou o sofri­men­to infligi­do por pecadores, para sal­vação dos pecadores. Ele car­regou a nos­sa cruz, e pede que nós car­regue­mos e sua cruz, seguin­do após ele. Por con­seguinte, não des­faleçamos na nos­sa cor­ri­da, porque no final alcançare­mos o galardão. Deus é fiel e rec­om­pen­sa sem­pre aque­les que chegam ao final da cor­ri­da. Deus vos abençoe.

FILHO OU BASTARDO?

Ain­da não resis­tistes até ao sangue, com­bat­en­do con­tra o peca­do. E já vos esque­ces­tes da exor­tação que argu­men­ta con­vosco como fil­hos: Fil­ho meu, não desprezes a cor­reção do Sen­hor, E não des­maies quan­do por ele fores repreen­di­do; porque o Sen­hor cor­rige o que ama, e açoi­ta a qual­quer que recebe por fil­ho. Se supor­tais a cor­reção, Deus vos tra­ta como fil­hos; porque, que fil­ho há a quem o pai não cor­ri­ja? Mas, se estais sem dis­ci­plina, da qual todos são feitos par­tic­i­pantes, sois então bas­tar­dos, e não fil­hos. (Heb 12:4-8)

Nota: Ninguém deve esque­cer que Deus nos tra­ta com fil­hos, depois de haver­mos nasci­do de novo. Isto sig­nifi­ca que Ele nos repreende e cor­rige sem­pre que necessário. O alvo é sem­pre man­ter-nos no cam­in­ho cer­to, mes­mo antes de estar­mos demasi­a­do afas­ta­dos. Como Pai, Deus pode açoitar-nos na repri­men­da, a fim de nos levar ao arrependi­men­to e voltar­mos à vere­da cor­re­ta. Quem supor­ta a cor­reção é trata­do como fil­ho, mas quem rejei­ta a dis­ci­plina tor­na-se um bas­tar­do. O que dese­jas ser: fil­ho ou bas­tar­do? Deus vos abençoe.

PAZ E SANTIFICAÇÃO

Segui a paz com todos, e a san­tifi­cação, sem a qual ninguém verá o Sen­hor; tendo cuida­do de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nen­hu­ma raiz de amar­gu­ra, brotan­do, vos per­turbe, e por ela muitos se con­t­a­minem. E ninguém seja devas­so, ou pro­fano, como Esaú, que por uma refeição vendeu o seu dire­ito de pri­mo­gen­i­tu­ra. Porque bem sabeis que, queren­do ele ain­da depois her­dar a bênção, foi rejeita­do, porque não achou lugar de arrependi­men­to, ain­da que com lágri­mas o bus­cou. (Heb 12:14-17)

Nota: Paz e san­ti­dade são fatores impor­tantes na vida de um cristão, ou não seria cristão. Sem estes dois é impos­sív­el ver o Sen­hor, que é san­to e pací­fi­co. Do mes­mo modo, não con­vém viv­er amar­gu­ra­do, nem nem na imoral­i­dade, pois, Deus não inocen­tará o tal. Recordemos Esaú, que tro­cou a sua pri­mo­gen­i­tu­ra por um pra­to de comi­da saborosa, e assim perdeu a bênção a que tin­ha dire­ito. Quan­do chorou por esse fac­to, já era demasi­a­do tarde, pois tin­ha sido entregue a seu irmão Jacó. Haja cuida­do na maneira como pro­cedemos per­ante Deus, porque Ele está aten­to a todas nos­sas ações. Deus vos abençoe.

AMOR FRATERNAL

Per­maneça o amor fra­ter­nal. Não vos esqueçais da hos­pi­tal­i­dade, porque por ela alguns, não o saben­do, hospedaram anjos. Lem­brai-vos dos pre­sos, como se estivés­seis pre­sos com eles, e dos mal­trata­dos, como sendo‑o vós mes­mos tam­bém no cor­po. Ven­er­a­do seja entre todos o matrimónio e o leito sem mácu­la; porém, aos que se dão à pros­ti­tu­ição, e aos adúl­teros, Deus os jul­gará. Sejam vos­sos cos­tumes sem avareza, con­tentan­do-vos com o que ten­des; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desam­para­rei. (Heb 13:1-5)

Nota: O tex­to aci­ma con­tém cin­co con­sel­hos impor­tantes, a que con­vém dar crédi­to, a fim de ser­mos bem suce­di­dos. O amor fra­ter­nal está no iní­cio; é o amor aos irmãos, que con­tribui para pro­ce­d­er­mos com justiça entre todos, sem prej­u­dicar alguém. A hos­pi­tal­i­dade vem a seguir, como a segun­da coisa mais impor­tante. Rece­ber famil­iares e ami­gos em nos­sa casa, é um priv­ilé­gio que não fica sem galardão. A seguir vem o amor ao próx­i­mo, vis­i­tan­do os pre­sos, e cuidan­do dos mal­trata­dos, em nome do Sen­hor. Deve haver o cuida­do de man­ter o matrimónio puro, a fim de evi­tar o jus­to juí­zo de Deus. Por últi­mo, deve­mos con­ter­tar-nos com o que temos, sem qual­quer avareza, pois isto tor­na-se prej­u­di­cial. Deus prom­ete não nos desam­parar. Deus vos abençoe.

DOUTRINAS ESTRANHAS

Jesus Cristo é o mes­mo, ontem, e hoje, e eter­na­mente. Não vos deix­eis levar em redor por doutri­nas várias e estra­nhas, porque bom é que o coração se for­ti­fique com graça, e não com ali­men­tos que de nada aproveitaram aos que a eles se entre­garam. Temos um altar, de que não têm dire­ito de com­er os que servem ao tabernácu­lo. Porque os cor­pos dos ani­mais, cujo sangue é, pelo peca­do, trazi­do pelo sumo sac­er­dote para o san­tuário, são queima­dos fora do arra­ial. (Heb 13:8-11)

Nota: Jesus Cristo per­manece o mes­mo no decor­rer dos sécu­los. E, sua dout­ri­na deve per­manecer a mes­ma con­tin­u­a­mente. Sem­pre hou­ve quem alterasse a dout­ri­na de Cristo para agradar ao povo e atrair após si o povo incau­to. É por este moti­vo que somos adver­tidos para não aderir­mos a novas doutri­nas. Todas as men­sagens devem ser avali­adas à luz das Escrit­uras Sagradas, segui­do o exem­p­lo dos crentes bere­anos. Os cor­pos dos ani­mais, cujo sangue era der­ra­ma­do pelo peca­do, eram queima­dos for do arra­ial, assim tam­bém Cristo mor­reu fora de Jerusalém pelos nos­sos peca­dos. Deus vos abençoe.

O SANGUE DA ALIANÇA

Ora, o Deus de paz, que pelo sangue da aliança eter­na tornou a traz­er dos mor­tos a nos­so Sen­hor Jesus Cristo, grande pas­tor das ovel­has, vos aper­feiçoe em toda a boa obra, para faz­erdes a sua von­tade, operan­do em vós o que per­ante ele é agradáv­el por Cristo Jesus, ao qual seja glória para todo o sem­pre. Amém. (Heb 13:20-21)

Nota: O sangue des­ta aliança, que é eter­na, é o sangue do cordeiro de Deus, Jesus Cristo, que é tam­bém de val­or eter­no. E é de val­or eter­no porque Ele é igual­mente eter­no e sem qual­quer mudança. A per­feição dos cristãos depende da con­stante ação de Deus, com vista a torn­ar­mo-nos aqui­lo que lhe agra­da, a fim de servir­mos para sua glória eter­na­mente. Deus vos abençoe.

SAUDAÇÕES FINAIS

Rogo-vos, porém, irmãos, que suporteis a palavra des­ta exor­tação; porque abre­vi­ada­mente vos escrevi. Sabei que já está solto o irmão Timó­teo, com o qual, se ele vier depres­sa, vos verei. Saudai a todos os vos­sos chefes e a todos os san­tos. Os da Itália vos saú­dam. A graça seja com todos vós. Amém. (Heb 13:22-25)

Nota: O teor da car­ta demon­stra que o respeti­vo autor foi Paulo. Além dis­so, o que se segue com­pro­va este fac­to. Escr­ev­er abre­vi­ada­mente sig­nifi­ca que o assun­to era lon­go, e ele resume a sua exor­tação. Ele dá notí­cias de Timó­teo, que já tin­ha sido lib­er­ta­do. E que espera via­jar com ele a fim de vê-los e matar saudades. Ref­ere-se tam­bém a Itália, como estando lá, e envia saudações, como é apaná­gio dele em suas car­tas. Todas estas expressões per­tencem ao após­to­lo Paulo. Deus vos abençoe.

Provém de AQUI

Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.

Translate »