JOÃO II

NOTAS NA CARTA DE JOÃO

O ANTICRISTO

Amados, não creiais em todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo. Nisto conhecereis o Espírito de Deus: Todo o espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; e todo o espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus; mas este é o espírito do anticristo, do qual já ouvistes que há de vir, e eis que já está no mundo. (1Jo 4:1-3)

Nota: Neste trecho somos alertados para o facto de o anticristo já estar no mundo há muito tempo. Convém, portanto, estar alerta para reconhecer o que é de Deus e do diabo. Primeiro, se Jesus veio em carne e voltará; segundo, se vivem em amor e justiça, marcas do filho. Note-se que o anticristo não é contra Cristo, mas quer usurpar o lugar que lhe pertence na governação do mundo. Ninguém, pois, se deixe enganar com a sua astúcia e promessas falsas, porque o seu fim está predestinado. Deus vos abençoe.

AMOR RECÍPROCO

Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor. Nisto se manifesta o amor de Deus para connosco: que Deus enviou seu Filho unigénito ao mundo, para que por ele vivamos. (1Jo 4:7-9)

Nota: O apóstolo do amor não se cansa de nos animar à prática do amor. O próprio Deus nos deu o exemplo, enviando o seu amado filho para dar a vida em nosso lugar, devido ao nosso pecado. Ele mesmo Deus, que é definido por amor, concedeu-nos o espírito Santo, que trouxe esse amor sublime para que nós pudéssemos amar como Ele. Visto que Deus nos amou assim, os filhos amam de igual maneira, comprovando que são seus filhos.

O EXEMPLO DE DEUS

Nós o amamos a ele porque ele nos amou primeiro. Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu? E dele temos este mandamento: que quem ama a Deus, ame também a seu irmão. (1Jo 4:19-21)

Nota: Tem que haver sempre o primeiro, e Deus foi esse que se aprontou a amar aqueles que não tinham qualquer mérito para que isso acontecesse. Este é o nobre exemplo a ser seguido pelos filhos de Deus, para ser “tal Pai tal filho”. Se alguém não ama seu irmão como convém, como provará que está nele o Espírito de Deus e é filho de Deus? Não é com a Bíblia na mão que se faz prova da filiação divina, mas com o amor de Deus no coração. Por conseguinte, Deus vos abençoe.

SER OU PARECER

Sobre 1 João 4:20: “Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?”. E, visto que é melhor ser que parecer, convém não ser somente ouvinte da mensagem, mas praticante da Palavra de Deus. “Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural; e logo se esquece, Tiago 1:23. “Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecido, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito” Tiago 1:25.

NOVA VIDA PELA 

Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo, é nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou também ama ao que dele é nascido. Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus, quando amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos. Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados. (1Jo 5:13)

Nota: Quando um pecador crê que Jesus é o Messias (Cristo) ele nasce de Deus pela fé para uma vida nova. E quem nasce de Deus ama‑o como Pai. De modo semelhante, ama igualmente aqueles que também são filhos de Deus. Ora, este amor é comprovado na guarda dos mandamentos de Deus, porque o amor é o cumprimento de toda a Lei. Portanto, Deus vos abençoe.

Provém de AQUI

Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.

Translate »