Israel na sua Terra

Israel na Ter­ra da Promes­sa segun­do as Escrit­uras (

Abrão – (c. 2000 a.C.

Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai da tua ter­ra, da tua par­entela e da casa de teu pai, para a ter­ra que eu te mostrarei” (Gén. 12:1)Ele mora­va no sítio do Jardim do Édem, entre o rio Eufrates e o Tigre, hoje Iraque. Gén.2:14)

E pas­sou Abrão por aque­la ter­ra até ao lugar de Siquém, até ao car­val­ho de Moré; e estavam então os cana­neus na ter­ra. E apare­ceu-o SEN­HOR-a Abrão e disse: À tua descendên­cia darei esta ter­ra. E edi­fi­cou ali um altar ao SENHOR, que lhe apare­cera (Gên 12:6–7). Ago­ra esta­va em Canaã.

E Abraão deu ouvi­dos a Efrom, e Abraão pesou a Efrom a pra­ta de que tin­ha fal­a­do aos ouvi­dos dos fil­hos de Hete, qua­tro­cen­tos sic­los de pra­ta, cor­rente entre mer­cadores. Assim o cam­po de Efrom, que esta­va em Macpela, em frente de Manre, o cam­po e a cova que nele esta­va, e todo o arvore­do que no cam­po havia, que esta­va em todo o seu con­torno ao redor, se con­fir­mou a Abraão em pos­sessão diante dos olhos dos fil­hos de Hete”. (Gén 23:16–17)

Jacó (c. 1940 a.C.)

E disse-lhe: Qual é o teu nome? E ele disse: Jacó. Então disse: Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; pois como príncipe lutaste com Deus e com os home­ns, e prevale­ces­te. (Gén 32:27–28). Israel sig­nifi­ca: ‘gov­ernará como Deus’.

Mais tarde: “E chegou Jacó sal­vo a Salém, cidade de Siquém, que está na ter­ra de Canaã, quan­do vin­ha de Padã-Arã; e armou a sua ten­da diante da cidade. E com­prou uma parte do cam­po em que esten­dera a sua ten­da, da mão dos fil­hos de Hamor, pai de Siquém, por cem peças de din­heiro. E levan­tou ali um altar, e chamou-lhe: Deus, o Deus de Israel (Gén. 33:18–20). Salém + Jer dá Jerusalém, ou ‘cidade de paz’.

Moisés (c. 1500 a.C.)

E ago­ra, eis que o clam­or dos fil­hos de Israel é vin­do a mim, e tam­bém ten­ho vis­to a opressão com que os egíp­cios os oprimem. Vem ago­ra, pois, e eu te enviarei a Faraó para que tires o meu povo (os fil­hos de Israel) do Egi­to” (Êxo 3:9–10). Onde vivi­am em escravidão.

Josué (c. 1400 a.C.)

E sucedeu depois da morte de Moisés, ser­vo do SENHOR, que o SENHOR falou a Josué, fil­ho de Num, ser­vo de Moisés, dizen­do: Moisés, meu ser­vo, está mor­to; lev­an­ta-te, pois, ago­ra, pas­sa este Jordão, tu e todo este povo, à ter­ra que eu dou aos fil­hos de Israel” (Jos 1:1–2). E a promes­sa cumpriu-se com aju­da de Deus.

David (c. 1000 a.C.)

E David era fil­ho de um homem efrateu, de Belém de Judá, cujo nome era Jessé, que tin­ha oito fil­hos; e nos dias de Saul era este homem já vel­ho e adi­anta­do em idade entre os home­ns.” (1 Sam. 17:12)

Porém o rei disse a Araú­na: Não, mas por preço jus­to to com­prarei, porque não ofer­e­cerei ao SENHOR meu Deus holo­caus­tos que não me custem nada. Assim David com­prou a eira e os bois por cinquen­ta sic­los de pra­ta. E edi­fi­cou ali David ao SENHOR um altar, e ofer­e­ceu holo­caus­tos, e ofer­tas pací­fi­cas” (2 Sam. 24:24–25). Este lugar é no monte Moriá, onde foi con­struí­do o primeiro tem­p­lo, em Jerusalém, por Salomão, seu fil­ho.

Regres­so (c. 1948 d.C.)

Theodor Her­zl, judeu de origem hún­gara, em 1897, fun­dou o movi­men­to sion­ista com o alvo de preparar o regres­so dos judeus dis­per­sos à sua ter­ra em Canaã. A ideia da cri­ação de um Lar Nacional para os judeus foi aprova­da pela Liga das Nações em 1922. A migração foi ini­ci­ada e começaram a com­prar habitações e ter­renos, como Abraão e David tin­ham feito.

Então, a 14 de Maio de 1948, era anun­ci­a­da a cri­ação do Esta­do de Israel, sobre uma res­olução aprova­da um ano antes pela ONU. Pas­sa­dos seten­ta anos, Israel se tem desen­volvi­do em todas as áreas, de modo a se tornar uma grade nação em pequeno ter­ritório. Isto pro­va que Deus tem esta­do no proces­so de recu­per­ação e con­tin­uará a estar pre­sente.

Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline