Ser Cristão I

Questão

Quando começaram os discípulos de Cristo a ser chamados cristãos e o que significa ser cristão actualmente?

Contexto bíblico

Foi em Antioquia da Síria, na década de sessenta, que o termo cristão foi usado em referência aos seguidores de Cristo (At 11.26). Os discípulos do Senhor não enjeitaram este apelido, pois vamos encontrar S. Paulo animando os crentes a respeito das tribulações por causa da fé usando esse nome: “Mas se padece como cristão não se envergonhe, antes glorifique a Deus nesta parte” (1 Pd. 4.16). Ser cristão é ser crente e seguidor de Cristo. Mas, para ser cristão são exigidas certas características exaradas na Bíblia Sagrada, as quais podem ser encontradas na oração modelo, a que poderemos chamar, também, modelo de vida cristã.

Pai nosso que estás nos céus não são palavras mágicas, como alguém poderá pensar, que nos dão o direito a ser filhos de Deus. Sem o novo nascimento ninguém tem o direito legal de usar estas palavras como que por magia. Só um filho de Deus o poderá fazer. Recordamos que Nicodemos e os seus companheiros simpatizavam com a mensagem de Cristo, porém, isso não os tornou cristãos. O Senhor Jesus apresentou-lhe a necessidade de nascer de novo, de pessoa que, pela fé em Jesus Cristo, possui uma vida nova. Sem dúvida alguma que tal pessoa fica abrangida por direitos e deveres em relação ao Pai e deixa-se conduzir pelo Espírito Santo. 

Santificado seja o Teu nome quer dizer que, embora o nome de Deus seja santo, é ao filho que convém santificá-lo em primeira instância. Quem não é filho não se preocupa com o nome de alguém. O filho evita sujar o nome do Pai e procura honrá-lo todos os dias. Deus criou-nos para sua glória, mas o pecado alterou esse propósito. Cristo veio regenerar-nos para poder-mos, deste modo, fazer tudo para glória de Deus, como nos aconselha S. Paulo: “Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus” (1 Co. 10.31). Todas as acções dum cristão devem contribuir para glorificar o nome do seu Criador. Um cristão é, portanto, um crente em Jesus Cristo que procura sempre exaltar o nome de Deus. A sua vida é um exemplo vivo.

Venha o Teu Reino é o clamor do filho interessado nos negócios do Pai. Jesus manifestou esse interesse aos doze anos de idade. Aquela expressão revela o desejo do crente ver concretizado o Reino de Deus em toda a terra. O seu principal interesse é que o Pai domine sobre todas as criaturas e, por isso, está disposto a cumprir a ordem missionária tornando conhecido o evangelho do Reino. Não cessa de orar e trabalhar até que veja cumpridas as palavras do Senhor. O cristão procura viver segundo as características do Reino de Deus que são amor, justiça, paz e alegria no Espírito Santo. Ser cristão é colaborar a pleno esforço para expansão do Reino dos Céus. Primeiro admitimos que Ele é Senhor da nossa vida para usá-la e abençoá-la. Como está escrito: “Dá-me filho meu o teu coração.” Quando respondemos positivamente tornamo-nos súbditos daquele que é Senhor e Rei. Aí está o reino de Deus. Porém, temos a consciência que o Reino Universal será concretizadoaquando da segunda vinda de Cristo.

Seja feita a Tua vontade, assim na terra como nos céus, significa que o cristão submeteu ao Todo-Poderoso a sua vontade. Ele não diz estas palavras somente em relação aos outros esquecendo-se da sua própria obediência. O cristão deseja fazer a vontade divina, assim como é feita no céu, seguindo o exemplo do Senhor Jesus que, agonizando, disse: “Não se faça a minha vontade mas a Tua.” Imaginemos o que será quando na Terra todos fizerem a vontade Deus. Naturalmente poder-se‑á dizer que o céu baixou e o Reino de Deus é uma realidade Universal. Ser cristão é viver submisso à vontade divina com a renúncia de nós mesmos, como se expressa S. Paulo: “Já estou crucificado com Cristo, e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim” Gl. 2.20). O cristão sabe a vontade de Deus e ama o próximo como a si mesmo. É santo como o Pai e está sempre pronto a servir na expansão do seu reino.

O pão nosso de cada dia nos dá hoje expressa completa dependência de Deus. O cristão sabe que a sua vida está nas mãos do Todo-Poderoso e nele encontrará suprimento para as suas necessidades. Assim se expressou S. Paulo aos cristãos de Filipos: “O meu Deus, segundo as suas riquezas suprirá todas as vossas necessidades” (Fp. 4.19). As multidões ansiosas sempre se interrogaram desta forma: “Que comeremos, ou com que nos vestiremos? E a resposta do Mestre da vida é esta: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer, ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir… mas, buscai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” Portanto, ser cristão é confiar plenamente em Deus.

E perdoa-nos as nossas dívidas assim como nós perdoamos aos nossos devedores. O perdão é uma necessidade diária a que todas as pessoas deveriam recorrer. Deus é misericordioso e está pronto a perdoar. Porém, espera que as suas criaturas sintam o mesmo umas pelas outras a fim de poderem viver em paz e felicidade. O cristão que experimentou o maravilhoso perdão de Deus conhece o seu valor e alegra-se nele. Em reconhecimento perdoa a quem o tem ofendido manifestando o carácter do Pai do céu. O apóstolo Paulo expressa-se deste modo: “Sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros como também Deus vos perdoou em Cristo. Sede, pois, imitadores de Deus como filhos amados” (Ef. 4.32–5.1). Aquele que tem o Espírito Santo de Deus está capacitado para sofrer e suportar todas as coisas para glória do Senhor. Por conseguinte, ser cristão é perdoar sempre como queremos ser perdoados. 

E não nos induzas à tentação, mas livra-nos do mal. Este é o clamor da alma submissa e desejosa da vitória sobre o mal. Deus não leva ninguém à tentação, mas permite as provações para que a nossa fé seja fortalecida e aprovada. Contudo, se uma pessoa não quiser livrar-se do mal ninguém a livrará, porque nela não reside este desejo sincero. Aquela expressão revela-nos um forte sentimento de santidade e grande desejo de vitória sobre o pecado. Ser cristão é estar vigilante para se não deixar enganar pelo Diabo. É viver separado do pecado e consagrado ao serviço de Deus no propósito glorioso de expandir o Seu Reino. É tornar-se uma nova criatura que honra a Deus em submissão e colabora no Seu Reino confiando no Pai do céu. É ser misericordioso como Ele e guardar-se da corrupção do mundo. Ser cristão é ser santo como Cristo é santo.

LER MAIS AQUI

Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.

Translate »