Crer para Ver

Chave do sucessoCRER PARA VER

Leitu­ra: Mateus 17:14–20

em ver­dade vos digo que se tiverdes fé como um grão de mostar­da direis a este monte: Pas­sa daqui para acolá, e ele há de pas­sar; e nada vos será impos­sív­el.” (v. 20)

Reflexão

Todos nós pas­samos por difi­cul­dades que às vezes nos pare­cem mon­tan­has intransponíveis. Foi o caso do homem da nos­sa leitu­ra, cujo fil­ho sofria de epilep­sia e não era cura­do por fal­ta de fé. Em relação à fé geral­mente ouvi­mos diz­er: “ver para crer”. Mas, segun­do a Bíblia, a ordem é “crer para ver”. Pois, sem fé é impos­sív­el agradar a Deus. E, quan­do lhe agradamos ser­e­mos aten­di­dos. “… porque é necessário que aque­le que se aprox­i­ma de Deus creia que ele existe e que é galar­doador dos que o buscam.” 

Cer­ta vez Jesus impôs as mãos sobre um cego e per­gun­tou-lhe se via algu­ma coisa. Ele respon­deu que via home­ns como árvores andan­do. E recolo­can­do as mãos nos seus olhos, o homem pas­sou a ver as coisas com nitidez. (cf. Mc 8:24,25). Obser­va­mos, neste inci­dente, que hou­ve desen­volvi­men­to grad­ual na recu­per­ação da vista. A sua fé foi des­per­ta­da medi­ante as palavras e o toque do Sen­hor, começan­do ele a ver uma imagem des­fo­ca­da. Nem sem­pre recebe­mos tudo numa só vez; este­jamos prepara­dos para mel­ho­ras graduais.

Todavia, deve­mos con­sid­er­ar que não é grande fé que move mon­tan­has, mas a nos­sa fé no poder de Deus. Jesus assemel­hou esta fé a um grão de mostar­da que, cain­do na ter­ra, pro­duz o seu efeito com mul­ti­pli­cação de sementes. Ora, tudo isto é dev­i­do ao poder de Deus, que não con­hece impos­síveis. Noutra ocasião, o Sen­hor ques­tio­nou Mar­ta com estas palavras: “Não te disse que se creres verás a glória de Deus?”

Oração: Per­doa, Sen­hor, a min­ha incredul­i­dade. Aju­da-me e tira par­tido da min­ha fé. Amém.

Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.

Translate »