A Presença de Deus

Leitura: Salmo 109:1–10

Para onde me irei do teu Espírito, ou para onde fugirei da tua presença?” (v. 7) 

Reflexão

Este Salmo começa com a doutrina da omnisciência de Deus. Nada escapa ao Seu conhecimento. Ele conhece toda a ciência e sabe tudo a nosso respeito. Nada lhe podemos ocultar, nem há lugar onde possamos dele esconder-nos. Se Deus é omnisciente tem de ser também omnipresente. Imaginemos então a grandeza do seu Ser. Ele está em toda a parte e observa todas as nossas acções. O Senhor já nos conhecia, mesmo antes de sermos formados no ventre materno.

É uma abençoada experiência quando vivemos e nos movemos com a consciência da presença de Deus. Como é dito noutro lugar: “Ainda que ande pelo vale da sombra da morte não temerei mal algum porque Tu estás comigo.” A Sua presença anima, fortalece e protege aqueles que n’Ele confiam. E se Deus é por nós, quem será contra nós? Devemos, por isso, cultivar assiduamente a presença de Deus, sem permitir que algo se interponha e quebre a comunhão existente.

Esta prática deve ser diária, através da leitura devocional das Sagradas Escrituras e da oração contemplativa. O pão do céu é tão necessário à alma como o alimento terreno ao físico. Aliás, este alimenta-nos para uma vida tão curta em comparação com a vida eterna, alimentada pela Palavra de Deus.

Oração

Glorioso Deus, sabendo que és omnipresente e observas tudo, quero viver no Teu temor e agir conforme a Tua Palavra de forma a cultivar a Tua presença contínua. Amém.

Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.

Translate »