O Deus Conhecido

Leitu­ra: Actos 17:22–30

Porque pas­san­do eu e obser­van­do os objec­tos do vos­so cul­to, encon­trei tam­bém um altar em que esta­va escrito: Ao Deus Descon­heci­do. Esse, pois, que vós hon­rais sem o con­hecer, é o que eu vos anun­cio.” (v. 23)

Reflexão

Antes de Jesus ninguém tin­ha con­tem­pla­do a for­ma de Deus. Foi Ele que O rev­el­ou ao mun­do na Sua ver­dadeira essên­cia. Asse­gurou a Fil­ipe que quem o via a ele via o Pai, que esta­va nele. Além dis­so, o Sen­hor disse ain­da que Deus é espíri­to e que impor­ta adorá-lo em espir­i­to e ver­dade. Ele é espíri­to, infini­to, eter­no e poderoso, capaz de cri­ar todas as coisas visíveis e invisíveis.

Deus é con­heci­do pela Sua san­ti­dade. Ele é puro, imac­u­la­do, e sep­a­ra­do do peca­do. É tão puro de olhos que nem sequer pode con­tem­plar o mal. Ele afas­ta-se dos lugares onde haja promis­cuidade, pois não pode mis­tu­rar-se na con­fusão da imoral­i­dade. Os Seus pen­sa­men­tos, cuja origem está no Seu eter­no e infalív­el amor, são sem­pre puros. Ele é san­to, puro de sen­ti­men­tos e pensamentos.

Deus é con­heci­do pela Sua justiça. Ele não faz acepção de pes­soas no trata­men­to. O Sen­hor jul­ga cor­rec­ta­mente e pode jus­ti­ficar ou con­denar con­forme a rec­ta justiça. Ele é sábio bas­tante para não se deixar influ­en­ciar por hipocrisias bem dis­sim­u­ladas. Deus é con­heci­do através das Suas acções jus­tas e amorosas.

Deus é con­heci­do pelo Seu amor. Ele sente com­paixão e tem praz­er em per­doar os peca­dos. O Seu inter­esse é que todos vivam eter­na­mente. Além dis­so, Ele é o ver­dadeiro prove­dor que sat­is­faz as nos­sas neces­si­dades. Deus é ain­da con­heci­do pela Sua paz, que é bem difer­ente da que o mun­do oferece.

Oração: Agradeço, meu Deus, por Te rev­e­lares a mim pobre pecador. Aju­da-me a viv­er em amor, justiça e paz. Amém.

Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.

Translate »