O Grande Mandamento

LeituraMandamentos: Deuteronómio 6:1–9

Ouve, ó Israel; o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas forças.” (vv. 4, 5)

Reflexão

Israel havia sido criada no meio da idolatria egípcia durante cerca de quatrocentos anos. Deus respondeu ao seu clamor e libertou‑a da idolatria em que se encontrava. Então, Moisés recomenda-lhe que deve reconhecer somente o Deus que a libertou da idolatria e da escravidão. E instituiu estes mandamentos que se tornaram a sua primeira regra de fé, que é para todos quantos amam o Deus Criador.

Ouve Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor.” Os deuses das nações não passam de pedra e pau, não têm espírito nem poder para realizar qualquer obra. Deus não tem rival. O nosso Deus vive e move-se entre nós. Ele criou o universo e instituiu leis infalíveis que o governam. Igualmente instituiu leis para governo das criaturas criadas à Sua semelhança, às quais todos devem obedecer.

Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas forças.” Este é o grande mandamento do qual dependem os demais, aliás toda a lei. Quem ama reverencia, respeita e procura agradar à pessoa amada. O amor é a própria natureza de Deus e, logicamente, também a dos Seus filhos. Quando aceitamos Jesus pela fé tornamo-nos morada do Espírito Santo, a própria natureza de Deus.

Estas palavras que hoje te ordeno estarão no teu coração.” Para que a Palavra de Deus desça ao no coração é preciso ler e meditar nela diariamente. Além disso convém memorizá-la para ser utilizada quando necessário. Isto pode ser feito quando estamos sós e com a família. Convém também ensiná-la aos filhos a fim serem preparados para andarem nos caminhos de Deus. Assim seja.

Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.

Translate »