Amor o que é?

João 15:12

O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei” 

Questão

Qual a característica do amor que Jesus devotou a seus discípulos para que sigamos o seu exemplo?

João dá-nos o seu testemunho: “Antes da festa da páscoa, sabendo Jesus que era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, e havendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até ao fim” (Jo 13:1).

E o que significa isso ‘amar até ao fim’?
Jesus dá o seu próprio testemunho: “Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos. Vós sois meus amigos se fizerdes o que eu vos mando” (Jo 15.13,14).

Então, o que é que Ele nos manda?
Ele mesmo diz o que é: “Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei a vós, que também vós vos ameis uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros.” (Jo 13.34,35). Agora convém interrogar: Qual a forma prática de exercitar este amor?

Ensino apostólico

João esclarece os cristãos acerca disso: “Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós, e nós devemos dar a vida pelos irmãos.  Pois, quem tiver bens do mundo, e vendo o seu irmão em necessidade lhe fechar o seu coração, como permanece nele o amor de Deus? Filhinhos, não amemos de palavra nem de língua, mas por obras e em verdade” (1 Jo 3.16–18).

Paulo fornece a característica desse amor:
“O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece,  não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal; não se regozija com a injustiça, mas regozija-se com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais acaba” (1 Co 13.4–8).

O Amor referido por Cristo é apresentado em todos os trechos mencionados acima, na versão grega, como ‘agápe’, o qual é, também, referido por João como a característica divina, conforme diz: “Amados, amemo-nos uns aos outros porque o amor é de Deus; e todo o que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus porque Deus é amor” (1 Jo 4.7,8). É este o amor que jamais acaba porque nunca cai, não diminui, nem esfria; permanece inalterável por mais adversas que sejam as circunstâncias.

Pergunta capital: Quem é Deus? – Resposta essencial: Deus é Amor. Ora, “o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” e quem ama neste grau está demonstrando ser um verdadeiro discípulo de Cristo porque aprendeu e exercita o preceito diariamente.

O significado completo deste amor é: Amar, querer, desejar, enamorar-se, afeiçoar-se, enternecer-se, sentir amor, carinho, afecto, afeição, inclinação, atracção, paixão, ser leal, ser fiel.

Conclusão: Onde existir este amor, aí está Deus, e onde estiver Deus, aí se manifesta este amor. Esta é a maior prova da presença do Espírito Santo nos crentes e confirma que somos seus fieis discípulos.

Ver gráfico AQUI

Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.

Translate »