Pentecostes Para Todos

Leitura: Actos 10:37–48

Os crentes que eram de circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que também sobre os gentios se derramasse o dom do Espírito Santo, porque os ouviam falar línguas e magnificar a Deus.” (vv. 45, 46)

Reflexão

Visto que Jesus ordenou aos discípulos para irem por todo o mundo a proclamar o evangelho do reino, a promessa do Espírito Santo é para tantos quantos aceitarem a mensagem e Jesus como salvador. Pois, sem o Espírito de Deus nos corações humanos não pode haver reino de Deus na terra, cuja característica é justiça, paz e alegria no Espírito Santo. Os crentes gentios têm o mesmo direito à promessa feita por ambos, Pai e Filho, que os próprios discípulos judeus.

Aquele dia de Pentecostes ficou marcado na História da Igreja porque os crentes experimentaram coisas novas na comunhão com Deus. Foram cheios do Espírito Santo e louvaram a Deus em línguas que desconheciam, atraindo deste modo a grande multidão que se reuniu à sua volta. E responderam à mensagem de Pedro cerca de três mil pessoas. Depois o Senhor quis comprovar que os gentios tinham o mesmo direito enviando a promessa também a eles.

Enquanto o baptismo em água assinala o início da fé, o baptismo no Espírito Santo unge o crente para o testemunho eficaz de Cristo. Com efeito, traz consigo dons espirituais que reparte a cada um conforme a vontade de Deus. Estes dons são úteis para o serviço cristão na edificação do reino dos céus. Eles ajudam-nos no testemunho que temos de dar de modo que tudo sirva para glória de Deus. Agora é preciso expormo-nos perante Deus com o desejo sincero deste baptismo.

Eis-me aqui, meu Senhor, enche-me do Teu Espírito. Amém.

Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.

Translate »