Examinar as Escrituras

Bíblia à mesaA Maior Nobreza

Ora, estes eram mais nobres do que os de Tessalónica porque receberam a palavra com toda a avidez, examinando diariamente as Escrituras para ver se estas coisas eram assim.” (Actos 17:11)

Em que consiste a maior nobreza dos bereanos? O que eles tinham a mais que os tessalonicenses? Afinal, os de Tessalónica também se tornaram crentes no Senhor Jesus!

Nobreza, neste contexto quer dizer distinção, honra, devido ao elevado sentimento acerca da Palavra de Deus. Enquanto os de Tessalónica rejeitaram, em princípio, a Palavra de Deus, os de Bereia examinavam diariamente se aquilo que ouviam correspondia às Sagradas Escrituras. Acerca disto, o Senhor Jesus disse o seguinte aos líderes judeus do seu tempo: “Examinais as Escrituras porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas que dão testemunho de mim;” (Jo 5:39). A maior nobreza encontra-se no facto de alguém se interessar especialmente em conhecer quem é aquele de quem as Escrituras testificam.

Após o seu baptismo, Jesus dirigiu-se para o deserto da Judeia, e ali foi tentado a transformar pedras em pão para saciar a sua fome, “Mas Jesus respondeu: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus.” (Mt 4:4). Para nos alimentarmos da palavra de Deus é necessário ler e meditar nela, como aconselha o apóstolo Pedro: “desejai, como meninos recém-nascidos, o puro leite espiritual, a fim de por ele crescerdes para a salvação, se já provastes que o Senhor é gracioso.” (1 Pd 2:2,3).

A palavra de Deus é qual semente incorruptível pela qual recebemos vida nova, espiritual, que deve ser alimentada com o mesmo alimento que lhe deu origem, como refere o apóstolo: “Visto que tendes purificado as vossas almas na obediência à verdade, que leva ao amor fraternal não fingido, amai-vos ardentemente uns aos outros de coração, tendo renascido, não de semente corruptível, mas incorruptível pela Palavra de Deus, a qual vive e permanece para sempre.” (1 Pd 1:22). O Senhor Jesus disse que são bem-aventurados aqueles que ouvem a Palavra de Deus e a observam, isto é, que lhe obedecem, que seguem a sua orientação. 

E como alguém seguirá a palavra de Deus sem a conhecer? Para conhecê-la é preciso ler, ouvir ler, estudar e meditar nas Sagradas Escrituras diariamente. Quem conhecer a palavra de Deus jamais se deixará arrastar por tradições contrárias aos planos de Deus, como asseverou Jesus aos seus contemporâneos: “por causa da vossa tradição invalidastes a palavra de Deus.” (Mt 15:6). Assim escreveu Paulo acerca da educação de Timóteo: “trazendo à memória a fé não fingida que há em ti, a qual habitou primeiro em tua avó Loide e em tua mãe Eunice, e estou certo que também habita em ti.” (2 Tm 1:5). Isto acontece porque a fé vem por ouvir a palavra de Deus, conforme Paulo ensina em Rm 10:17.

Como alguém refutará a mentira se desconhecer a verdade pela Palavra de Deus? Por este motivo é que Paulo aconselha Timóteo desta forma: “Procura apresentar-te diante de Deus aprovado, como obreiro que não tem de envergonhar-se, que maneja bem a palavra da verdade.” (2 Tm 2:15). Ele próprio tinha por costume discutir nas sinagogas sobre as Sagradas Escrituras para esclarecer os judeus acerca do Messias: “Ora, Paulo, segundo o seu costume, foi ter com eles; e por três sábados discutiu com eles as Escrituras.” (At 17:2). E o mesmo acontecia com Apolo, grande mestre das Escrituras: “Ora, chegou a Éfeso certo judeu chamado Apolo, natural de Alexandria, homem eloquente e poderoso nas Escrituras… Pois com grande poder refutava publicamente os judeus, demonstrando pelas Escrituras que Jesus era o Cristo. (At 18:24).

Como alguém terá esperança se não se firmar nas promessas das Escrituras Sagradas? “Porquanto, tudo o que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que, pela constância e pela consolação provenientes das Escrituras, tenhamos esperança.” (Rm 15:4). Como alguém saberá a verdade acerca de Cristo e da ressurreição se não observar as Escrituras? Assim comunicou Paulo aos coríntios: “Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados segundo as Escrituras; e que foi sepultado, e que foi ressuscitado ao terceiro dia, segundo as Escrituras.” (1 Co 15:3,4).

Como alguém saberá acerca do seu destino se desprezar as Sagradas Escrituras? “Porque, assim como por um homem veio a morte, também por um homem veio a ressurreição dos mortos. Pois como em Adão todos morrem, do mesmo modo em Cristo todos serão vivificados. Cada um, porém, na sua ordem: Cristo as primícias, depois os que são de Cristo na sua vinda.” (1 Co 15:21–23).

Em virtude do exposto, a verdadeira nobreza está no facto de aceitar e examinar a palavra de Deus, conferindo‑a com aquilo que geralmente se ouve, para verificar se realmente as coisas são como dizem. Sejamos nobres de coração, de pensamento, e de vontade, ajustando-nos à bitola divina conforme a Palavra de Deus.

Ler + AQUI

Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.

Translate »