Os predestinados

 OU ELEITOS

Porque os que dantes con­heceu, tam­bém pre­des­ti­nou para serem con­forme a imagem de seu Fil­ho, a fim de ele ser o pri­mogéni­to entre muitos irmãos.” Romanos 8:29,30

Questão

Não con­hece Deus todas as pes­soas cri­adas por Ele? Como é pos­sív­el que Deus ten­ha escol­hi­do ante­ci­pada­mente somente alguns?

Con­tex­to bíblico

Come­ce­mos por diz­er que Deus é jus­to e não faz acepção de pes­soas, como está escrito: “Pois o Sen­hor vos­so Deus é o Deus dos deuses e o Sen­hor dos sen­hores, o Deus grande, poderoso e ter­rív­el, que não faz acepção de pes­soas nem recebe sub­or­no” (Dt 10:17). E Pedro, na casa de Cornélio, afir­mou: “Na ver­dade recon­heço que Deus não faz acepção de pes­soas; mas que lhe é aceitáv­el aque­le que, em qual­quer nação, o teme e prat­i­ca o que é jus­to.” (At 10:34).

Deus escol­heu, porém, um casal para for­mar com ele um povo espe­cial que servisse no seu propósi­to, con­forme Paulo relem­bra numa assem­bleia de sin­a­goga: “O Deus deste povo de Israel escol­heu a nos­sos pais e exal­tou o povo, sendo eles estrangeiros na ter­ra do Egip­to, de onde os tirou com braço poderoso” (At 13:17). De acor­do com a palavra de Deus escri­ta em Êxo­do 19:5,6: “Ago­ra, pois, se aten­ta­mente ouvird­es a min­ha voz e guardard­es o meu pacto, então sereis a min­ha pos­sessão pecu­liar den­tre todos os povos, porque min­ha é toda a ter­ra; e vós sereis para mim reino sac­er­do­tal e nação san­ta. São estas as palavras que falarás aos fil­hos de Israel.”

Aque­le povo eleito é Israel, que Jesus repreen­deu por ter fal­ha­do no cumpri­men­to da sua mis­são. Ele con­tou até uma parábo­la sobre um lavrador a quem tirou a sua vin­ha para entre­gar a out­ros mais fieis. Deus tin­ha o plano B des­de o princí­pio, e accionou‑o envian­do por todo o mun­do a con­vi­dar as pes­soas para o seu reino. S. Paulo faz refer­ên­cia a isto quan­do escreve: “como tam­bém nos elegeu nele, antes da fun­dação do mun­do, para ser­mos san­tos e irrepreen­síveis diante dele em amor; e nos pre­des­ti­nou para ser­mos fil­hos de adopção por Jesus Cristo, para si mes­mo, segun­do o bene­plác­i­to da sua von­tade” (Ef 1:4,5) “no qual tam­bém fomos feitos her­ança, haven­do sido pre­des­ti­na­dos con­forme o propósi­to daque­le que faz todas as coisas segun­do o con­sel­ho da sua von­tade” (Ef 1:11).

O Sen­hor não quer que alguém se per­ca. Ele dese­ja inten­sa­mente que todos sejam salvos, “pois isto é bom e agradáv­el diante de Deus nos­so Sal­vador, o qual dese­ja que todos os home­ns sejam salvos e cheguem ao pleno con­hec­i­men­to da ver­dade” (1 Tm 2:3,4). Con­tu­do, nem todos dese­jam a sal­vação, e é aqui que está a difer­ença. Enquan­to uns aceitam o con­vite, out­ros rejeitam-no delib­er­ada­mente; e Deus, que é ante­ci­pada­mente con­hece­dor dessa delib­er­ação pes­soal, não con­ta com eles no número dos eleitos. Emb­o­ra ten­ham sido tam­bém eleitos, rejeitam a eleição e ficam pri­va­dos de faz­er parte da comu­nidade dos santos.

Toda a eleição é fei­ta com um propósi­to definido, e com Deus não seria difer­ente. Paulo fornece-nos os graus da ascen­são dos eleitos que aceitam tomar parte no propósi­to de Deus: “aos que pre­des­ti­nou, a estes tam­bém chamou; e aos que chamou, a estes tam­bém jus­ti­fi­cou; e aos que jus­ti­fi­cou, a estes tam­bém glo­ri­fi­cou.” (Rm 8:30). Os pecadores são eleitos e chama­dos para a jus­ti­fi­cação, e logo que jus­ti­fi­ca­dos ficam em paz com Deus (Rm 5:1). E os jus­ti­fi­ca­dos serão glo­ri­fi­ca­dos jun­to do Sen­hor que os salvou, como está escrito: “e, se somos fil­hos, somos tam­bém herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo; se é cer­to que com ele pade­ce­mos, para que tam­bém com ele sejamos glo­ri­fi­ca­dos.” (Rm 8:17).

Deus deter­mi­nou pre­vi­a­mente a sal­vação dos pecadores porque não dese­ja que alguém se per­ca. Quan­do é aceite essa deter­mi­nação, o pecador é per­doa­do e declar­a­do jus­to pelos méri­tos de cristo. Ime­di­ata­mente recebe o dire­ito de se chamar fil­ho de Deus. Logo, como fil­ho tor­na-se herdeiro do Pai, cujas bênçãos são eter­nas. Final­mente, aque­les que aceitam a eleição prévia de Deus serão glo­ri­fi­ca­dos à semel­hança de Cristo, de acor­do com as sua palavras. Aos doze disse: “Em ver­dade vos digo, a vós que me seguistes que, na regen­er­ação, quan­do o Fil­ho do homem se assen­tar no trono da sua glória, sen­tar-vos-eis tam­bém vós sobre doze tronos para jul­gar as doze tri­bos de Israel.” (Mt 19:28). E acer­ca de todos o Sen­hor orou:

Pai, dese­jo que onde eu estou, este­jam comi­go tam­bém aque­les que me tens dado, para verem a min­ha glória, a qual me deste; pois que me amaste antes da fun­dação do mun­do.” (Jo 17:24). Paulo con­fir­mou: “Pois ten­ho para mim que as aflições deste tem­po pre­sente não se podem com­parar com a glória que em nós há de ser rev­e­la­da.” (Rm 8:18). …“na esper­ança de que tam­bém a própria cri­ação há-de ser lib­er­ta do cativeiro da cor­rupção para a liber­dade da glória dos fil­hos de Deus.” (Rm 8:21) …“para que tam­bém desse a con­hecer as riquezas da sua glória nos vasos de mis­er­icór­dia, que de antemão preparou para a glória, os quais somos nós, a quem tam­bém chamou, não só den­tre os judeus, mas tam­bém den­tre os gen­tios” (Rm 9:23,24). “Mas todos nós, com ros­to descober­to, reflectin­do como um espel­ho a glória do Sen­hor, somos trans­for­ma­dos de glória em glória na mes­ma imagem, como pelo Espíri­to do Sen­hor.” (2 Co 3:18). “Quan­do Cristo, que é a nos­sa vida, se man­i­fes­tar, então tam­bém vós vos man­i­festareis com ele em glória.” (Cl 3:4).

Deus, que criou o homem à sua semel­hança, pre­de­ter­mi­nou que os pecadores fos­sem restau­ra­dos con­forme a imagem de seu Fil­ho, como escreveu Paulo: “até que todos chegue­mos à unidade da fé e do pleno con­hec­i­men­to do Fil­ho de Deus, ao esta­do de homem feito, à medi­da da estatu­ra da plen­i­tude de Cristo.” (Ef 4:13). Os out­ros rejeitam esta eleição, da mes­ma for­ma que alguém pode rejeitar a eleição para ser direc­tor duma grande Com­pan­hia. De acor­do com Paulo, os pecadores são eleitos para a comunhão: “Fiel é Deus, pelo qual fos­tes chama­dos para a comunhão de seu Fil­ho Jesus Cristo nos­so Sen­hor.” (1 Co 1:9). Foram eleitos para a san­tifi­cação: “Mas nós deve­mos sem­pre dar graças a Deus por vós, irmãos, ama­dos do Sen­hor, porque Deus vos escol­heu des­de o princí­pio para a san­tifi­cação do espíri­to e a fé na ver­dade” (2 Ts 2:13). Foram eleitos para enrique­cer na fé: “Ouvi, meus ama­dos irmãos. Não escol­heu Deus os que são pobres quan­to ao mun­do para serem ricos na fé e herdeiros do reino que prom­e­teu aos que o amam?” (Tg 2:5).

Quan­do Jesus sep­a­rou doze dos seus dis­cípu­los para lhes entre­gar a lid­er­ança da Igre­ja, ele orou e chamou os que ele quis den­tre os demais dis­cípu­los. Observe­mos alguns tre­chos onde Jesus ref­ere aos dis­cípu­los a sua eleição: “Respon­deu-lhes Jesus: Não vos escol­hi a vós os doze? Con­tu­do um de vós é o dia­bo.” (Jo 6:70). “Não falo de todos vós; eu con­heço aque­les que escol­hi; mas para que se cumprisse a escrit­u­ra, o que comia do meu pão levan­tou con­tra mim o seu cal­can­har.” (Jo 13:18). “Vós não me escol­h­estes a mim, mas eu vos escol­hi a vós e vos designei para que vades e deis fru­to, e o vos­so fru­to per­maneça, a fim de que tudo quan­to pedird­es ao Pai em meu nome, ele vo-lo con­ce­da.” (Jo 15:16). “Se fôs­seis do mun­do, o mun­do amaria o que era seu; mas, porque não sois do mun­do, antes eu vos escol­hi do mun­do, por isso é que o mun­do vos odeia.” (Jo 15:19). Aqui está sem­pre referindo-se aos que chamou para a mis­são apostólica.

Quan­do chegar o tem­po deter­mi­na­do “logo enviará os seus anjos, e ajun­tará os seus eleitos, des­de os qua­tro ven­tos, des­de a extrem­i­dade da ter­ra até a extrem­i­dade do céu.” (Mc 13:27). “Os dez chifres que viste são dez reis, os quais ain­da não rece­ber­am o reino, mas rece­berão autori­dade, como reis, por uma hora, jun­ta­mente com a besta.” (Ap 17:12). “Estes com­bat­erão con­tra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá porque é o Sen­hor dos sen­hores e o Rei dos reis; vencerão tam­bém os que estão com ele, os chama­dos, eleitos, e fiéis.” (Ap 17:14). Ess­es eleitos chama­dos serão aque­les que aceitaram o con­vite e, por con­se­quên­cia, seus nomes foram inscritos no livro da vida. Eis um teste­munho de Paulo: “E peço tam­bém a ti, meu ver­dadeiro com­pan­heiro, que as ajudes, porque tra­bal­haram comi­go no evan­gel­ho e com Clemente, e com os out­ros meus coop­er­adores, cujos nomes estão no livro da vida.” (Fl 4:3).

Con­clusão

 Deus pre­des­ti­nou o homem que criou para ser a sua imagem, porém, por causa do peca­do essa semel­hança desa­pare­ceu. Con­tu­do, o Sen­hor omni­sciente tin­ha tam­bém prepara­do a solução para esse fac­to que, no tem­po deter­mi­na­do envi­ou a fim de restau­rar o homem caí­do, de acor­do com as Escrit­uras: “vin­do a plen­i­tude dos tem­pos, Deus envi­ou seu Fil­ho, nasci­do de mul­her, nasci­do  sob a lei, para res­gatar os que estavam debaixo de lei, a fim de rece­ber­mos a adopção de fil­hos.” (Gl 4:4,5).

Ora, assim como o nasci­men­to biológi­co obri­ga ao reg­is­to do nasci­do, a adopção, ou nasci­men­to espir­i­tu­al, exige igual­mente o reg­is­to dos adop­ta­dos em livro espe­cial. Estes têm dire­itos espe­ci­ais porque acataram ordens espe­ci­ais do Sober­a­no Pai. Eis algu­mas Escrit­uras com­pro­v­a­ti­vas: “O que vencer será assim vesti­do de vestes bran­cas, e de maneira nen­hu­ma riscarei o seu nome do livro da vida; antes con­fes­sarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.” (Ap 3:5). “E vi os mor­tos, grandes e pequenos, em pé diante do trono; e abri­ram-se uns livros; e abriu-se out­ro livro, que é o da vida; e os mor­tos foram jul­ga­dos pelas coisas que estavam escritas nos livros, segun­do as suas obras.” (Ap 20:12). Acer­ca da nova Jerusalém está escrito: “E não entrará nela coisa algu­ma impu­ra, nem o que prat­i­ca abom­i­nação ou men­ti­ra; mas somente os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro.” (Ap 21:27).

O sofri­men­to no lago de fogo não foi cri­a­do para o homem, mas para o Dia­bo e seus anjos per­ver­sos, segun­do as próprias palavras de Jesus: “e porá as ovel­has à sua dire­i­ta, mas os cabri­tos à esquer­da. Então dirá o Rei aos que estiverem à sua dire­i­ta: Vin­de, ben­di­tos de meu Pai. Pos­suí por her­ança o reino que vos está prepara­do des­de a fun­dação do mun­do” (Mt 25:33,34).  “Então dirá tam­bém aos que estiverem à sua esquer­da: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eter­no, prepara­do para o Dia­bo e seus anjos.” (Mt 25:41). “A besta que viste era e já não é; todavia está para subir do abis­mo e vai para a perdição; e os que habitam sobre a ter­ra e cujos nomes não estão escritos no livro da vida des­de a fun­dação do mun­do se admi­rarão, quan­do virem a besta que era e que tornará a vir.” (Ap 17:8). “E todo aque­le que não foi acha­do inscrito no livro da vida foi lança­do no lago de fogo.” (Ap 20:15).

Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.

Translate »