Volta ao Primeiro Amor

Leitura: Apocalipse 2:1–7

Lembra-te, pois, donde caíste e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; e se não, brevemente virei a ti e removerei do seu lugar o teu candeeiro, se não te arrependeres.” (v. 5)

Reflexão

Embora esta carta seja dirigida à igreja de Éfeso, podemos considerá-la para cada um de nós, visto que formamos a Igreja de Cristo. Ninguém está imune a estes avisos do Senhor em qualquer época da Sua Igreja. Devemos mesmo ficar gratos pelo facto de terem ficado escritos para nossa instrução. Nestes alertas observamos que a natureza humana é a mesma em todas as épocas. Não há nada novo debaixo do céu. Enquanto existir o vírus do pecado, as pessoas são contagiadas.

Consideremos que o Senhor sabe tudo a nosso respeito. Ele conhece as nossas obras, quer sejam boas ou más. Sabe acerca da nossa dedicação ao trabalho, seja muita ou pouca. E avalia seriamente a perseverança de cada um na fidelidade à Palavra de Deus. Ele conhece aqueles que não se deixam enganar por pseudo apóstolos autonomeados para satisfazerem as suas ambições pessoais. Mas também sabe quem perde o primeiro amor, cujo grau distingue os verdadeiros filhos de Deus entre a sociedade humana.

Quando notarmos que não somos capazes de amar todos de igual maneira é sinal que não estamos a viver no primeiro amor. O amor não cobiça a propriedade alheia, nem maltrata seja quem for devido aos seus erros. O amor não suspeita mal, mas suporta com paciência as faltas do próximo e procura indicar o procedimento correcto à luz da Palavra de Deus. O primeiro amor é representado na Bíblia pelo amor sacrificial da cruz, inerente tanto ao Pai como ao Filho. Ajuda-me, Senhor, a voltar à prática do primeiro amor. Amém.

Ver gráfico AQUI

Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.

Translate »