Reis e Sacerdotes

Apocalipse 1:6

Àquele que nos ama e pelo seu sangue nos libertou dos nossos pecados, e nos fez reino, sacerdotes para Deus, seu Pai, a ele seja glória e domínio pelos séculos dos séculos. Amém.”

Questão

O Reino de Deus será formado por reis e sacerdotes no governo? Seremos todos reis e sacerdotes individualmente, ou o seremos colectivamente?

Contexto

Ap 1.6 – reis e sacerdotes é, no grego, “basileian, iereis to Theo” isto é: “nos fez reino, sacerdotes para Deus”. Muitos documentos gregos contêm no lugar de sacerdotes “ierateuma” que significa sacerdócio, e diz respeito à função sacerdotal colectiva dos filhos de Deus que temos presentemente..

Em Apocalipse 5.10 lemos: “e para o nosso Deus os fizeste reino e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra.” No grego, “basileian kai iereis” isto é: reino e sacerdotes. Outro documento grego importante contém “ierateian” que está no singular. Portanto, somos reino sacerdotal, como representes de Deus entre os homens.

A ideia vem de Êxodo 19.6 onde Deus revelou a Israel que seriam para Ele “reino sacerdotal.e povo santo” para o representar na terra. “e vós sereis para mim reino sacerdotal (basileion ierateuma) e nação santa. São estas as palavras que falarás aos filhos de Israel.” A Vulgata contém: “regnum sacerdotale et gens sancta”.

Com isto concorda Pedro quando ensina os cristãos que são “sacerdócio real” isto é: basileion ierateuma” ou, reino sacerdotal. E define que as funções sacerdotais cristãs são anunciar as virtudes de Deus, 1 Pd 2.9. “Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as grandezas daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;”

1 Pd 2:5 – “vós também, quais pedras vivas, sois edificados como casa espiritual para serdes sacerdócio santo “ierateuma agion”, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais, aceitáveis a Deus por Jesus Cristo.”

Por conseguinte, a nossa função é colectiva, tal como os reformadores no ensinaram: o sacerdócio de todos os crentes.

Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.

Translate »