O PECADO OFENDE

A definição do pecado pode ser feita de várias maneiras. Pecar é errar o alvo, é queda, é malignidade, é iniquidade e injustiça. Concreta-mente, pecado é qualquer acção contrária à vontade de Deus. David fez confissão do seu pecado desta maneira: “Contra Ti, contra Ti somente pequei, e fiz o que a Teus olhos é mal;” (Sal. 51.4). Paulo diz que a inclinação da carne é inimizade contra Deus; (Rom. 8.7). João diz que pecado é transgredir a lei de Deus; (1 João 3.4). E transgressão é a violação daquilo que Deus exige de nós à luz da sua santidade; (Lev. 11.44,45). Transgredir é repudiar a autoridade divina. O coração depravado expressa-se na transgressão do mandamento de Deus.

A cedência ao pecado

Eva viu, cobiçou, tomou, comeu, deu a Adão e ele comeu com ela; (Gén. 3.6 b). Os degraus da queda são ver, cobiçar, tomar, esconder, transmitir, e morrer. Porque Eva não desobedeceu ao diabo, Adão devia tê-lo feito, resistindo à oferta, assim como Jesus fez aquando da sua tentação no deserto. “Vai-te Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a Ele servirás;” (Mat. 4.10,11. cf. Tiago 4.7).

Deste modo, o pecado entrou no mundo e passou às gerações futuras com todas as consequências nefastas: “Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram;” (Rom. 5.12). “Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu;” (Rom. 1.21). “Pois, mudaram a verdade de Deus em mentira e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente;” (Rom. 1.25). “Pelo que Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, contrário à natureza. E semelhantemente, também os varões, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, varão com varão, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro;” (Rom. 1.27).

Certamente, estamos observando esta vivência pecaminosa em parte da sociedade sem Deus, os quais sofrerão eterna perdição se não se arrependerem e mudarem de vida conformando-se aos padrões divinos. Logo, quem comete pecado é escravo de Satanás, e receberá um salário equivalente. “Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça?” (Rom. 6.16). Apresentemos, de preferência, os nossos membros ao serviço de Deus para a vida eterna.

Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.

Translate »