VIDA NOVA

Podemos usufruir uma vida nova pela fé no sacrifício de Cristo e na ação do Espírito de Deus para nos regenerar.

A regeneração é o acto pelo qual Deus opera a renovação das coisas criadas. Ainda que a regeneração tenha também sentido cósmico, porque diz respeito à renovação de todas as coisas no céu e na terra, a seguir ocupamo-nos particularmente do homem. Embora a regeneração seja um acto do Espírito Santo, ela é activada pela fé na ressurreição de Cristo. Assim como Ele venceu a morte voltando à vida, também os crentes recebem vida nova para vencer a morte pelo pecado.

Tito 3.4–8 contém todos os ingredientes divinos da salvação os quais são: Benignidade, Amor, Misericórdia, Regeneração, Renovação, Justificação, e Graça. Tudo isto provém de Deus para o bem dos crentes, o qual consta de provisão diária, felicidade e vida eterna. E tudo isto se recebe pela fé.

Jesus declarou que há necessidade de “nascer de novo,” de nascer do espírito; (João 3.3,7). O termo grego usado significa nascer de cima, portanto, do céu, de Deus. O corpo veio de baixo, da terra, portanto é terreno. O espírito vem de cima, do Céu, é celestial. Deste modo, o crente nascido de novo possui duas naturezas; a natureza física e adâmica, inclinada para o pecado; e a natureza espiritual pelo Espírito de Cristo que vence o pecado. “Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o espírito para as coisas do espírito;” (Rom. 8.5). Portanto, os que vivem satisfazendo as inclinações da carne não agradam a Deus; (Rom. 8.8). Mas, se o espírito de Cristo habitar em nós estamos em condições de agradar ao Senhor com vidas vitoriosas sobre a natureza pecaminosa. (cf. Rom. 8.13).

1 Pedro 1.3,23 ensina que fomos gerados de novo pela Palavra de Deus, a semente divina implantada em nossos corações. Paulo esclarece que o homem natural não compreende as coisas espirituais, porque lhe parecem loucura. Mas o que é espiritual compreende bem as coisas espirituais porque “agora temos a mente de Cristo;” (1 Cor. 2.14–16).

Paulo acha necessário renovar a mente para viver segundo a vontade do Senhor. Isto significa que deve haver constante progresso na santificação. Em Romanos 12.2 dá a seguinte instrução: “E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.”

O apóstolo também ensina que em Cristo somos uma nova criação; “as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo;” (2 Cor. 5.17). Porque sepultados com Ele no baptismo, nele também ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dos mortos;” (Col. 2.12,13). Renunciamos a velha natureza, para sermos revestidos da nova, conforme a imagem de Cristo; (Col. 3.9,10). Somos vivificados, pela fé, juntamente com Ele, e voltamos à Sua semelhança espiritual.

Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.

Translate »