Efeitos da Santificação

O sentido de santificação é separar alguém do pecado e consagrá-lo ao serviço exclusivo de Deus. Significa sair da tutela de Satanás e ficar sob a soberania de Deus, em Cristo. Enquanto a justificação descreve o lado divino da santificação, a conversão descreve o lado humano, que envolve a personalidade total, intelecto, emoções, e vontade.

A conversão tem o sentido de volver, virar, voltar em sentido oposto. Quem se vestiu do novo homem, deixa de ter motivos para manter o mesmo rumo. Uma nova criação, com a mente de Cristo, não está adequada aos velhos caminhos do pecado. Quem tem a mente de Cristo só está bem no caminho de Cristo, servindo a Cristo.

Deus aconselhava o povo de Israel à conversão, quando estava em angústia. Voltar para Deus é a melhor solução, a melhor decisão, e o melhor caminho. “Porquanto, o Senhor teu Deus é Deus misericordioso, e não te desamparará, nem te destruirá, nem se esquecerá do concerto que jurou a teus pais;” (Dt. 4.30, 31). Ele é fiel e cumpre as suas promessas, se tão somente formos fiéis à Sua Palavra.

O Senhor exortava Israel a deixar os maus caminhos e a voltar-se para Ele; “Tornai para mim, diz o Senhor dos Exércitos, e eu tornarei para vós;… E não sejais como vossos pais, aos quais clamavam os primeiros profetas, dizendo: Convertei-vos dos vossos maus caminhos e das vossas más obras; mas não ouviram, nem escutaram, diz o Senhor;” (Zc. 1.3,4). Conversão não é mudar de sistema religioso, mas de sistema vivencial; é iniciar uma vida nova com a ajuda do Espírito santo. Assim seja consigo prezado leitor.

Ainda hoje Deus envia pregadores para convidar o povo à conversão. Ordenou que fossem por todo o mundo a fim de fazerem discípulos, e ensinarem o caminho da santificação; Mat. 28.19,20). Porque quem crer e for baptizado será salvo; (Mc.16.15).

Por conseguinte, quem guiar alguém à conversão cobrirá uma multidão de pecados, de forma que já não haverá condenação para tal pessoa; (Tg 5.20).

A conversão alcança perdão, refrigério, e muita alegria, pela presença do Senhor; (At. 3.19). Além disso, concede-nos o privilégio de servir ao Deus vivo em novidade de vida. Paulo relata a experiência da igreja do primeiro século: “como dos ídolos vos convertestes a Deus, para servir ao Deus vivo e verdadeiro;” (1 Ts. 1.9).

Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.

Translate »