A Santificação

A santificação consta de cinco importantíssimos itens. Três dizem respeito à nossa atitude perante Deus. Os outros dois estão relacionados com a acção de Deus a nosso respeito.

1. Arrependimento

João Baptista percorria “toda a circunvizinhança do Jordão, pregando o baptismo de arrependimento para remissão de pecados;[1] e dizia: “Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento”.[2] E Jesus, no início do seu ministério, afirmou o seguinte: “Eu não vim chamar justos, mas pecadores, ao arrependimento”[3] E no final do ministério ordenou “que em seu nome se pregasse o arrependimento para remissão dos pecados, a todas as nações, começando por Jerusalém.”[4]

Pedro usou igualmente o mesmo tema na sua mensagem no dia de Pentecostes e depois. À interrogação dos seus ouvintes, Pedro respondeu: “Arrependei-vos e cada um de vós seja baptizado em nome de Jesus Cristo para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.”[5] E Paulo assevera que a sua importante missão era anunciar “primeiramente aos que estão em Damasco, e depois em Jerusalém, e por toda a terra da Judeia e também aos gentios, que se arrependessem e se convertessem a Deus, praticando obras dignas de arrependimento.”[6]

2. Confissão

Primeiramente, temos de fazer confissão dos pecados cometidos, “pois é com o coração que se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.”[7] Então temos de confessar Jesus como nosso salvador e Senhor, como Ele afirmou: “Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai que está nos céus.”[8] Se nós o confessarmos diante das pessoas, Ele nos confessará diante dos anjos: “E digo-vos que todo aquele que me confessar diante dos homens, também o Filho do homem o confessará diante dos anjos de Deus.”[9]

E João ensina também acerca da obrigação de confessar Jesus como comprovação de estar com Deus, deste modo: “Qualquer que nega o Filho, também não tem o Pai; aquele que confessa o Filho, tem também o Pai.”[10] “Nisto conheceis o Espírito de Deus: todo o espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus.”[11] E, “Qualquer que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele em Deus.”[12]

3. Purificação

A purificação é importantíssima pela facto de ser impossível haver comunhão entre o puro e o impuro. Deus é puro, nós impuros. Assim disse o Senhor: “Mas o que estiver imundo e não se purificar, esse será extirpado do meio da assembleia, porquanto contaminou o santuário do Senhor; a água de purificação não foi espargida sobre ele; é imundo.”[13]

Por este motivo preparou uma purificação eterna para nós: “Porque, se a aspersão do sangue de bodes e de touros, e das cinzas duma novilha santifica os contaminados, quanto à purificação da carne, quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará das obras mortas a vossa consciência, para servirdes ao Deus vivo?”[14]

Todavia, precisamos de purificação constante, como escreveu o apóstolo João: “e confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça.”[15] “E todo o que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, assim como ele é puro.”[16] E Paulo também assevera: “Ora, amados, visto que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus.”[17]

4. Consagração

A consagração é um acto consciente de dedicação ao serviço do Senhor. A consagração, ou santificação, podia atingir pessoas, animais e utensílios humanos, de acordo com a ordenança do Senhor a Moisés: “E vestirás Arão das vestes sagradas, e o ungirás, e o santificarás, para que me administre o sacerdócio.”[18] “Todo o primogénito que nascer das tuas vacas e das tuas ovelhas santificarás ao Senhor teu Deus; com o primogénito do teu boi não trabalharás, nem tosquiarás o primogénito das tuas ovelhas.”[19] “Quando alguém santificar a sua casa para ser santa ao Senhor, o sacerdote a avaliará, seja boa ou seja má; como o sacerdote a avaliar, assim será…Se ele santificar o seu campo a partir do ano do jubileu, conforme a tua avaliação ficará.”[20]

O Novo testamento dá igualmente instruções sobre a santificação. A Epístola aos Hebreus faz referência ao sacrifício de Cristo para santificar o povo: Por isso também Jesus, para santificar o povo pelo seu próprio sangue, sofreu fora da porta.”[21] E revela através da pena de Paulo: “Porque esta é a vontade de Deus, a saber, a vossa santificação: que vos abstenhais da prostituição;… Porque Deus não nos chamou para a imundícia, mas para a santificação.”[22]

5. Unção

A unção é um acto pelo qual se concede à pessoa, ou objecto, a confirmação da sua consagração ao serviço de Deus. Como Deus instruiu Moisés: “E vestirás com eles a Arão, teu irmão, e também a seus filhos, e os ungirás e consagrarás, e os santificarás, para que me administrem o sacerdócio.”[23]

Quando Jesus iniciou o Seu ministério e foi à sinagoga leu uma profecia a Seu respeito que diz: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porquanto me ungiu para anunciar boas novas aos pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos, e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos.”[24]

E o apóstolo Pedro esclarece que espécie de unção recebeu o Senhor com estas palavras: “concernente a Jesus de Nazaré, como Deus o ungiu com o Espírito Santo e com poder; o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do Diabo, porque Deus era com ele.”[25]

Os apóstolos Paulo e João corroboram este assunto da seguinte maneira: “Mas aquele que nos confirma convosco em Cristo e nos ungiu, é Deus.”[26] “Ora, vós tendes a unção da parte do Santo e conheceis todas as coisas.”[27] Eles sabiam tudo acerca da verdade sobre Jesus Cristo, e nós devemos igualmente conhecer a mesma verdade para proclamá-la no mundo.[28]

Ler + AQUI


[1] Lc 3:3[2] Mt 3:8[3] Lc 5:32[4] Lc 24:47

[5] At 2:38

[6] At 26:20

[7] Rm 10:10

[8] Mt 10:32

[9] Lc 12:8

[10] 1 Jo 2:23

[11] 1 Jo 4:2

[12] 1 Jo 4:15

[13] Nm 19:20

[14] Hb 9:13,14

[15] 1 Jo 1:9

[16] 1 Jo 3:3

[17] 2 Co 7:1

[18] Êx 40:3

[19] Dt 15:19

[20] Lv 27:14,17

[21] Hb 13:12

[22] 1 Ts 4:3,7

[23] Êx 28:41

[24] Lc 4:18

[25] At 10:38

[26] 2 Co 1:21

[27] 1 Jo 2:20

Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.

Translate »