O Cristão e a Igreja

Pois tam­bém eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edi­fi­carei a min­ha igre­ja” (Mat. 16.18)

O Sen­hor fun­dou uma Igre­ja para con­tin­uar a Sua mis­são mundi­al, levan­do a men­sagem do reino dos céus a todas as criat­uras. Ele orde­nou aos dis­cípu­los: “Ide por todo o mun­do, pre­gai o evan­gel­ho a todas as criat­uras. Quem crer e for bap­ti­za­do será sal­vo; mas quem não crer será con­de­na­do;” (Mc. 16.15).

Primeiro, é procla­ma­da a boa nova do reino, ofer­e­cen­do perdão e restau­ração; então, aque­les que crerem e aceitarem a men­sagem, com­pro­va­da por teste­munho de mudança viven­cial, serão bap­ti­za­dos em água, como sím­bo­lo da iden­ti­fi­cação com o Sen­hor, na sua morte e ressurreição.

Pela fé, exper­i­men­ta­mos estas fas­es do seu sac­ri­fí­cio, ao mer­gul­har nas águas bap­tismais. Assim escreveu Paulo: “Ou não sabeis que todos quan­tos fomos bap­ti­za­dos em Jesus Cristo fomos bap­ti­za­dos na sua morte? De sorte que fomos sepul­ta­dos com ele pelo bap­tismo na morte, para que como Cristo ressus­ci­tou dos mor­tos pela glória do Pai, assim andemos nós tam­bém em novi­dade de vida;” (Rom. 6. 3,4). Deus con­cede-nos vida nova para o servirmos.

Este é o evan­gel­ho do reino, ini­ci­a­do por Jesus Cristo, segui­do pelos após­to­los, e que tem sido con­tin­u­a­do pela Igre­ja, a qual tem por fun­da­men­to a dout­ri­na do fun­dador e dos seus após­to­los, con­ti­da nas Sagradas Escrit­uras. E, não acei­ta nen­hu­ma out­ra ori­en­tação teológ­i­ca, seja qual for. A este respeito, Paulo acon­sel­ha o seu colab­o­rador Timó­teo, e a nós tam­bém: “Tem cuida­do de ti mes­mo e da dout­ri­na, per­se­vera nes­tas coisas, porque fazen­do isto, te sal­varás, tan­to a ti mes­mo como aos que te ouvem;” (1 Tim. 4.16). Porque “toda a Escrit­u­ra div­ina­mente inspi­ra­da é proveitosa para ensi­nar, para redar­guir, para cor­ri­gir, para instru­ir em justiça, para que o homem de Deus seja per­feito e per­feita­mente instruí­do para toda a boa obra;” (2 Tim. 3.16).

Esta é a Igre­ja que Cristo quer edi­ficar como comis­são insta­l­ado­ra do seu reino. Para cumpri­men­to da sua mis­são o Mestre con­cedeu-lhe dons espe­ci­ais, que o Espíri­to San­to dis­tribui por cada um con­forme a sua von­tade; porque “a man­i­fes­tação do Espíri­to é dada a cada um para o que for útil;” (1 Cor. 12.7).

Deste modo, o Sen­hor prov­i­den­ciou à Igre­ja os min­istérios ade­qua­dos ao seu fun­ciona­men­to; porque “Ele mes­mo deu uns para após­to­los, e out­ros para pro­fe­tas, e out­ros para evan­ge­lis­tas, e out­ros para pas­tores e doutores, queren­do o aper­feiçoa­men­to dos san­tos, para a obra do min­istério, para edi­fi­cação do cor­po de Cristo;” (Ef. 4,11,12).

A seguir lemos algo em que inter­es­sa reflec­tir, por ser o alvo pro­pos­to pelo Sen­hor para todos, e, por este moti­vo, fica escrito de for­ma espe­cial o ver­so 13. “Até que todos chegue­mos à unidade da fé, e ao con­hec­i­men­to do Fil­ho de Deus, a varão per­feito, à medi­da da estatu­ra com­ple­ta de Cristo.”

Para que não sejamos mais meni­nos incon­stantes, lev­a­dos em roda por todo o ven­to de dout­ri­na, pelo engano dos home­ns que, com astú­cia enganam fraudu­losa­mente. Antes, seguin­do a ver­dade em amor, cresçamos em tudo naque­le que é a cabeça, Cristo.”

Além daque­les min­istérios, prov­i­den­ciou tam­bém out­ros que aux­il­iassem na admin­is­tração da igre­ja local, os diá­conos. A uns e a out­ros Paulo mostra, em 1 Tim. 3.2–13, os padrões con­ve­nientes para servir sem escân­da­lo, entre os quais con­s­ta o de serem casa­dos com uma mul­her. É esta Igre­ja que nós quer­e­mos para com­par­til­har e servir com os dons con­ce­di­dos pelo Espíri­to San­to. Uma igre­ja uni­da em Cristo.

A san­ti­dade cristã é opos­ta aos cos­tumes deste mun­do. Por isso, é pedi­do aos crentes “para que não andem mais como andam tam­bém os out­ros gen­tios, na vaidade do seu sen­ti­do, entene­bre­ci­dos no entendi­men­to, sep­a­ra­dos da vida de Deus, pela ignorân­cia que há neles, pela dureza do seu coração;” (Ef. 4.17,18).

Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.

Translate »