O Reino dos Céus

Tex­to: Mateus 13

Ouvi, pois, vós a parábo­la do semeador. A todo o que ouve a palavra do reino e não a entende, vem o Malig­no e arreba­ta o que lhe foi semea­do no coração; este é o que foi semea­do à beira do cam­in­ho.” Mt 13:18,19.

Tema: A Semel­hança do Reino dos Céus

Intro­dução: Emb­o­ra a Bíblia forneça muitas semel­hanças para com­preen­der o Reino de Deus, opta­mos pelas seguintes por pare­cer seguirem uma ordem lóg­i­ca des­de o seu iní­cio até à con­sumação. Vejamos:

 1.  A Sementeira, Mt 13:1–30

a. Solos difer­entes – a Palavra de Deus começou a ser semea­da por Cristo, e está sendo semea­da pela Igre­ja em grande var­iedade de pes­soas em todo o mundo.

b. Pro­dução difer­ente – dev­i­do às difi­cul­dades, uns desi­s­ti­ram, out­ros pro­duzi­ram para o cresci­men­to do reino a 30, 60, e 100 %.

 2. O Cresci­men­to, Mt 13:31–33

a. Semel­hante à mostar­da – ten­do um começo insignif­i­cante, o reino cresce até servir de abri­go às pes­soas que entram nele.

b. Semel­hante ao fer­men­to – cuja acção é man­i­fes­ta­da no inte­ri­or da mas­sa a pon­to de a tornar útil para ali­men­tar os famintos.

 3. O Val­or, Mt 13:44–46

a. Um tesouro escon­di­do – cujo val­or é incal­culáv­el, poden­do ser com­pra­do somente pelo sangue de Cristo, 1 Pd 1:18,19.

b. Uma péro­la pre­ciosa, de val­or incal­culáv­el, de modo que Cristo se entre­gou por ela, Ef 5:25–27.

 4. A Selecção, Mt 13:47–50

a. Peix­es bons para ali­men­tação – Jesus chamou os dis­cípu­los para a pesca de pes­soas que repar­tis­sem o pão da vida aos outros.

b. Peix­es maus para ali­men­tação – todos são chama­dos, mas poucos são escol­hi­dos. A rejeição deve-se à fal­ta de trans­for­mação para repar­tir o pão da vida aos outros.

 5. A Cel­e­bração, Mt 22:2–14

a. As Bodas do Fil­ho – final­mente haverá um ban­quete, uma cel­e­bração da vitória e do encon­tro de Cristo com a sua noi­va, Ap 19:7–9.

b. Vesti­dos de justiça – primeiro somos jus­ti­fi­ca­dos por Cristo, Rm 5:9, depois vive­mos na justiça como nova cri­ação, Ef 4:22–24.

Con­clusão

Em vir­tude do expos­to, que espé­cie de pes­soas somos no Reino de Deus? Esta­mos a semear a Palavra de Deus para ver­mos o seu cresci­men­to? Temos con­sciên­cia do nos­so val­or como pro­priedade pecu­liar de Cristo? Esta­mos a repar­tir o pão da vida aos fam­intos de todas as class­es? Esta­mos prepara­dos para nos encon­trar­mos com Cristo e cel­e­brar as chamadas Bodas do Cordeiro? Reflic­ta­mos nes­tas questões e respon­damos sin­ce­ra­mente a nós mesmos.

Ler tam­bém  O Reino Previsto

Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.

Translate »