O BOM PASTOR

O Bom Pastor

Pas­tor é alguém que cui­da do seu reban­ho, que o guia às pasta­gens, às águas vivas e ao des­can­so. É quem pro­tege o reban­ho das feras devo­rado­ras. Em con­tra­parti­da as ovel­has con­hecem a sua voz e seguem-no por onde quer que ele vá. O bom pas­tor procu­ra sem­pre o mel­hor para o reban­ho que o segue, o qual ben­e­fi­cia do seu amor e dos seus conhecimentos. 

Há, por­tan­to, toda a con­veniên­cia em con­fi­ar nele e obe­de­cer à sua Direção. Os seres humanos sem um guia espir­i­tu­al são como ovel­has sem pas­tor, sem­pre errantes e em peri­go con­stante. O após­to­lo Pedro avisa que o nos­so adver­sário, o dia­bo, anda em redor procu­ran­do a quem pos­sa devo­rar. Quem não estiv­er pro­te­gi­do fica à mer­cê desse astu­to inimi­go e será arras­ta­do para a perdição eterna. 

Mas Deus amou-nos de tal maneira que envi­ou o seu ama­do Fil­ho para que todo aque­le que nele crê não se per­ca nem seja destruí­do pelo adver­sário. Deus dese­ja que todos viva­mos eter­na­mente jun­to de Si mes­mo. As Sagradas Escrit­uras con­têm predições acer­ca do Sen­hor Jesus como o pas­tor do seu povo. O pro­fe­ta Eze­quiel escreveu: “Eu apas­centarei as min­has ovel­has e as farei des­cansar, diz o Sen­hor” (Ez. 34.15).

O Salmo vinte e três apre­sen­ta-nos uma bela figu­ra do bom pas­tor que é o Sen­hor. Começa assim: “O Sen­hor é o meu pas­tor, nada me fal­tará. Faz-me deitar em verdes pas­tos, guia-me mansa­mente a águas tran­quilas. Refrig­era a min­ha alma; guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome” (Sl.23.1–3). Seria óti­mo que pudesse ago­ra lê-lo total­mente na sua Bíblia e pusesse a sua con­fi­ança nes­sas palavras animadoras.

O evan­gel­ho de João fornece-nos alguns teste­munhos impor­tantes acer­ca de Jesus. Disse Ele: “Eu sou o bom pas­tor; o bom pas­tor dá a sua vida pelas ovel­has. Mas o mer­cenário, que não é pas­tor, de quem não são as ovel­has, vê vir o lobo e deixa as ovel­has e foge; e o lobo as arreba­ta” (Jo. 10.11,12). Ora, Jesus não fugiu quan­do o foram pren­der, mas entre­gou-se. Ele havia dito que daria a sua vida vol­un­tari­a­mente porque tin­ha poder para a dar e para voltar a toma-la. Ele fez isso porque nos amava.

Jesus enfren­tou uma luta de morte para sal­var-nos, a qual resul­tou na vitória de todos aque­les que nele crerem. Que grande amor nos dedi­cou o bom pas­tor! Não há maior pro­va de amor do que alguém sofr­er, e mes­mo mor­rer, por aque­les a quem ama. Cristo foi açoita­do, cru­ci­fi­ca­do, despreza­do e mor­to para sal­var os seus ami­gos. Pela sua morte con­quis­tou a vitória, e nós pela fé nele alcançamos o perdão e a liberdade. 

O bom pas­tor con­hece e sabe onde estão as suas ovel­has porque man­tém com elas um rela­ciona­men­to muito estre­ito. Jesus disse: “Eu con­heço as min­has ovel­has e das min­has sou con­heci­do”. Ele sabe onde estão os seus dis­cípu­los e chama-os para que se jun­tem à assem­bleia dos remi­dos. Ele con­hece o leitor e chama‑o para que se junte ao seu povo e viva em segu­rança com a pro­teção do bom pastor.

Junte-se ao reban­ho do bom pas­tor, siga con­fi­ante na sua lid­er­ança, e Ele con­duzi-lo‑á pelas veredas da justiça, protegendo‑o diari­a­mente das ciladas do grande adver­sário. Aos seus seguidores Cristo fez a seguinte promes­sa: “E dou-lhes a vida eter­na e nun­ca hão de pere­cer e ninguém as arrebatará da min­ha mão”. Jesus, ape­sar de ter sido mor­to, vive e pode per­feita­mente guardar do malig­no aque­les que O seguem obe­de­cen­do à Sua voz. A Sua palavra está clara­mente expres­sa na Bíblia Sagra­da a fim de todos con­hecer­mos a Sua vontade.

Jesus Cristo é o Pas­tor Uni­ver­sal do reban­ho que se con­gre­gar à Sua vol­ta, como Ele próprio disse: “E elas ouvirão a min­ha voz, e haverá um reban­ho e um Pas­tor” (Jo. 10.16). Assim como as ovel­has, tam­bém os crentes no Sen­hor Jesus não respon­dem a out­ra voz que não seja a do seu Pas­tor. Já muitos fal­sos pas­tores se têm lev­an­ta­do no mun­do, mas os dis­cípu­los de Jesus não con­hecem out­ro e não seguem a mais alguém. 

Jesus é Sober­a­no entre o seu povo e todos apre­ci­amos obe­de­cer à Sua von­tade. Sabe­mos que sem Jesus ficamos per­di­dos no labir­in­to des­ta vida porque só Ele sabe o cam­in­ho. Acer­ca dis­to, Pedro escreveu o seguinte: “Porque éreis como ovel­has des­gar­radas, mas ago­ra ten­des volta­do ao Pas­tor e Bis­po das vos­sas almas” (1 Pd. 2.25). Sem dúvi­da, esta declar­ação do após­to­lo diz respeito ao Sen­hor Jesus Cristo, que vive eter­na­mente e vela pela sua gente.

Ler + AQUI

Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.

Translate »