A Mensagem do Reino

A mensagem do reino

E indo, pregai, dizendo: É chegado o reino dos céus.” Mt. 10. 7

Após o pentecostes, os discípulos espalharam-se por toda a parte compartilhando a mensagem do reino. Eles tinham em alta consideração o conselho do Senhor para buscarem o reino de Deus em primeiro lugar. E, por esta nobre causa, muitos deram as suas vidas em sacrifício, a começar por Estêvão, o primeiro mártir da igreja.

Este homem, cheio do Espírito Santo, dedicado e fiel, devido à sua mensagem poderosa, foi acusado, pelos seus adversários, de proferir blasfémias em relação a Moisés, a Deus, e ao Templo. Ele enfrentou os acusadores serenamente e, entregando o seu espírito a Deus, morreu sob uma chuva de pedras, pedindo misericórdia para eles (At. 6 e 7). Entretanto, ele contemplava o seu Senhor na glória do Pai. Que exemplo maravilhoso recebemos deste cristão, muito semelhante ao de Cristo na cruz. Eis aqui uma grande contribuição para edificar o reino de Deus.

Por motivo desta perseguição muitos cristãos dispersaram-se até Samaria, onde vamos encontrar Filipe, proclamando a mensagem do reino de Deus, e o nome de Jesus Cristo. De sorte que eram batizados tanto homens como mulheres, e a igreja crescia. O reino prometido, e esperado, tinha tanto valor para esses crentes que davam tudo por ele; até o abrigo das suas próprias casas perdiam para consegui-lo. Que coragem cristã!

A mensagem apostólica do reino pode ser definida nesta síntese de Pedro: “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor, e envie ele a Jesus Cristo, que já dantes vos foi pregado, o qual convém que o céu contenha até aos tempos da restauração de tudo, dos quais Deus falou pela boca de todos os seus santos profetas desde o princípio.” At. 3:19–21 Eis as palavras chave neste trecho:

* Arrependimento, significa sentimento de pesar seguido de mudança mental acerca do pecado.

* Conversão, quer dizer volver, voltar em sentido oposto, em direção a Deus.

* Perdão, tem a ver com a misericórdia de Deus em relação aos pecadores.

* Refrigério, é o resultado da salvação e da presença do Senhor pelo Espírito Santo.

* Restauração, é a ação de Deus fazendo novas todas as coisas, na terra e no céu.

A pregação apostólica toma como base o sacrifício substituto de Cristo, o Cordeiro de Deus que levou os nossos pecados. Aquele que nunca pecou foi feito pecado, a fim dos pecadores crentes serem justificados perante Deus. A partir do seu sacrifício na cruz, Deus lançou os pecados no mar do esquecimento. E ninguém tem o direito de pescá-los, ou, de exibi-los. Porém, para usufruir deste benefício, somos convidados ao arrependimento, que significa uma mudança na mente, e uma nova atitude perante Deus.

Desta forma acontece a conversão das trevas para a luz, do reino de Satanás para o reino de Cristo. Foi desta maneira que Jesus falou a Nicodemos: “Na verdade, na verdade, te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o reino de Deus.” E, “aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus.” João 3.3,5.

Isto significa que, para fazer parte do reino, é mister que a Palavra de Deus e o Espírito Santo Atuem em nossas vidas. Então, passamos pelas águas batismais, como marco divisório entre a velha vida de pecado e a nova, agora santificada por Cristo e consagrada ao serviço de Deus.

Paulo, em Éfeso, procurava convencer os judeus acerca do reino de Deus. A sua mensagem era de forma a provar pelas Escrituras que Jesus era o Messias eleito, e que deviam aceitá-lo para entrar no seu reino. Ele manifesta o seu grande interesse em cumprir, alegremente, o ministério do evangelho da graça de Deus, cujo propósito é o reino dos céus. O mais importante para Paulo não era proteger a sua vida, porém, mesmo sofrendo, proclamar a todos o reino de Deus. At. 20: 24, 25

Que exemplo cristão! Após muitas tribulações ele chegou a Roma e, mesmo sob prisão domiciliária, não deixou de instruir os compatriotas acerca do reino de Deus e da fé em Jesus como o meio para entrar nele. “E procurava persuadi-los à fé de Jesus, tanto pela lei de Moisés como pelos profetas, desde pela manhã até à tarde,” At. 28: 23 porque Jesus é a única porta e o caminho de acesso a Deus, para terem a possibilidade de desfrutar paz e prosperidade no reino dos céus.

A proclamação da Igreja para o mundo em todos os tempos é a mensagem da cruz, e da regeneração, tendo como alvo o reino de Deus. Paulo escreveu aos crentes Coríntios afirmando-lhes que nada mais lhe interessou entre eles senão a Cristo crucificado. É prejudicial desprezar a mensagem da cruz, porque esta é a única base para a vida cristã e para o reino de Deus. Embora saibamos que o nosso grande Deus é o Senhor dos milagres não devemos descansar nisso, e deixar de compartilhar a Boa Nova do Reino com os necessitados.

Aceite o desafio e dedique-se à excelente missão de reconciliar as pessoas com Deus, a fim de ver concretizado o Reino dos Céus muito depressa. O ministério da reconciliação foi dado aos crentes de todos os tempos, e a nossa época exige dedicação a este nobre serviço, dizendo: “Rogamo-vos, da parte de Cristo, que vos reconcilieis com Deus” 2 Co. 5.20.

Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.

Translate »