O Carácter do Cristão

CrêJesusDizia, pois, Jesus aos judeus que nele creram: Se vós per­manecerdes na min­ha palavra, ver­dadeira­mente sois meus dis­cípu­los; e con­hecereis a ver­dade, e a ver­dade vos lib­er­tará.” João 8.31, 32

Em vir­tude das palavras do Sen­hor, em epí­grafe, como poder­e­mos ser recon­heci­dos como ver­dadeiros dis­cípu­los de Cristo?
O Dicionário de Por­tuguês da Tex­to Edi­to­ra con­tém a seguinte expli­cação a respeito do carác­ter: (do Lat. char­ac­ter < Gr. carak­thr), (pl. car­ac­teres), s. m., “cun­ho espe­cial que dis­tingue as coisas entre si; mar­ca; impressão; índole; res­olução; firmeza; pro­priedade; expressão ajus­ta­da; natureza; sen­ti­men­tos; feitio moral; especialidade…”

Come­ce­mos pela definição lin­guís­ti­ca do vocábu­lo. Carác­ter é um cun­ho dis­tin­ti­vo de qual­quer coisa ou pes­soa. É a sua própria mar­ca iden­ti­fica­ti­va. Ora, o Sen­hor Jesus asse­gurou que se alguém per­manecer na Sua Palavra é iden­ti­fi­ca­do como um ver­dadeiro dis­cípu­lo Seu. Ele tem a mar­ca do seu Mestre impres­sa no ínti­mo do seu ser e é clara­mente man­i­fes­ta a todos. Por isso dirão que é um ver­dadeiro seguidor de Cristo, pois a Sua mar­ca está visível.

A este respeito, o Sen­hor demon­strou quem era seu pai e sua mãe des­ta for­ma: “Ele, porém, lhes respon­deu: Min­ha mãe e meus irmãos são estes que ouvem a palavra de Deus e a obser­vam.” (Lc 8:21). E quem guar­da a Palavra de Deus tor­na-se mora­da de Deus em Espíri­to, como disse Jesus: “Se alguém me amar guardará a min­ha palavra; e meu Pai o amará, e vire­mos a ele e fare­mos nele mora­da.” (Jo 14:23).

O Sen­hor deu-nos algu­mas indi­cações de indi­ví­du­os sem carác­ter, ou de carác­ter duvi­doso, as quais incluí­mos a seguir: “Bem sei que sois descendên­cia de Abraão; con­tu­do, procu­rais matar-me porque a min­ha palavra não encon­tra lugar em vós. Eu falo do que vi jun­to de meu Pai; e vós fazeis o que tam­bém ouvistes de vos­so pai.” (Jo 8:37, 38).

Todos sabe­mos que Pedro afir­mou que jamais negaria o Sen­hor, mas quan­do chegou a hora da ver­dade man­i­festou a sua fal­ta de carác­ter: “E, ten­do pas­sa­do quase uma hora, out­ro afir­ma­va, dizen­do: Cer­ta­mente este tam­bém esta­va com ele, pois é galileu. Mas Pedro respon­deu: Homem, não sei o que dizes. E ime­di­ata­mente estando ele ain­da a falar, can­tou o galo.” (Lc 22:59, 60).

Podemos incluir tam­bém a hipocrisia como fal­ta de carác­ter pelo que o Sen­hor disse a respeito da beneficên­cia: “Quan­do, pois, deres esmo­la, não faças tocar trom­be­ta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sin­a­gogas e nas ruas, para serem glo­ri­fi­ca­dos pelos home­ns. Em ver­dade vos digo que já rece­ber­am a sua rec­om­pen­sa.” (Mt 6:2).

A respeito da oração e do jejum diz o Sen­hor: “E, quan­do orardes, não sejais como os hipócritas; pois gostam de orar em pé nas sin­a­gogas, e às esquinas das ruas, para serem vis­tos pelos home­ns. Em ver­dade vos digo que já rece­ber­am a sua rec­om­pen­sa. Quan­do jejuardes, não vos mostreis con­tristra­dos como os hipócritas; porque eles des­fig­u­ram os seus ros­tos para que os home­ns vejam que estão jejuan­do. Em ver­dade vos digo que já rece­ber­am a sua rec­om­pen­sa.” (Mt 6:5, 16).

Somos ain­da adver­tidos pelo Sen­hor a respeito da fal­ta de justiça: “Pois eu vos digo que, se a vos­sa justiça não exced­er a dos escribas e fariseus, de modo nen­hum entrareis no reino dos céus. Seja, porém, o vos­so falar: Sim, sim; não, não; pois o que pas­sa daí, vem do Malig­no.” (Mt 5:20, 37). E não evi­tou adver­tir a respeito da enganosa aparên­cia exte­ri­or da seguinte maneira: “Assim tam­bém vós, exte­ri­or­mente, pare­ceis jus­tos aos home­ns, mas por den­tro estais cheios de hipocrisia e de iniq­uidade.” (Mt 23:28).

Igual­mente, o após­to­lo Paulo man­i­fes­ta a fal­ta de carác­ter nos seguintes ter­mos: “Pelo que deix­ai a men­ti­ra, e falai a ver­dade cada um com o seu próx­i­mo, pois somos mem­bros uns dos out­ros.” (Ef 4:25).

E o após­to­lo João usa as expressões seguintes: “Nis­to são man­i­festos os fil­hos de Deus e os fil­hos do Dia­bo: quem não prat­i­ca a justiça não é de Deus, nem o que não ama a seu irmão. Fil­hin­hos, não amem­os de palavra, nem de lín­gua, mas por obras e em ver­dade.” (1 Jo 3:10, 18).

Observe­mos ago­ra as car­ac­terís­ti­cas gerais de indi­ví­du­os com carác­ter. Paulo exal­ta os cristãos de Tes­salóni­ca com estas palavras de apreço: “E vós vos tor­nastes imi­ta­dores nos­sos e do Sen­hor, ten­do rece­bido a palavra em mui­ta tribu­lação com gozo do Espíri­to San­to. De sorte que vos tor­nastes mod­e­lo para todos os crentes na Macedó­nia e na Aca­ia.” (1 Ts 1:6, 7). E acon­sel­ha os de Éfe­so a imi­tar o Pai celes­tial: “Sede pois imi­ta­dores de Deus como fil­hos ama­dos, e andai em amor, como Cristo tam­bém vos amou e se entre­gou a si mes­mo por nós, como ofer­ta e sac­ri­fí­cio a Deus, em cheiro suave.” (Ef 5:1, 2).

Por con­seguinte, a mel­hor maneira de imi­tar o carác­ter do Pai é através da práti­ca do amor, da justiça e da ver­dade. Estas três car­ac­terís­ti­cas são a mar­ca genuí­na de Deus e os com­po­nentes bási­cos do carác­ter dos cristãos. Qua­tro dos após­to­los acon­sel­ham-nos a estar revesti­dos com o amor, a ver­dade e a justiça: “Já que ten­des purifi­ca­do as vos­sas almas na obe­diên­cia à ver­dade, que leva ao amor fra­ter­nal não fin­gi­do, amai-vos arden­te­mente uns aos out­ros de coração.” (1 Pd 1:22). “Estai, pois, firmes, ten­do cingi­dos os vos­sos lom­bos com a ver­dade e vesti­da a couraça da justiça.” (Ef 6:14). “Vocês devem cri­ar o hábito de falar e agir como pes­soas que hão-de ser jul­gadas pela lei da liber­dade.” Tg 2:12 (Tradução da Inter­na­tion­al Stan­dard Version).

Ler tam­bém ‘Impor­ta Obedecer’

Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.

Translate »