A Função das Escrituras

A Palavra de Deus é de suprema importância na formação dos indivíduos para o cumprimento da missão para que foram criados. A sua função está claramente declarada nas suas mensagens esclarecedoras, e consta dos seguintes factores: informação, instrução, transformação e orientação, apresentados a seguir.

Informação

Deus começou, no jardim do Édem, a informar o homem a respeito dos seus deveres primários. Ele deveria guardar o jardim e comer do seu fruto, mas evitar comer da árvore da ciência do bem e do mal. (cf. Gen 2). O Senhor não poderia deixar o primeiro casal sem o informar de suas responsabilidades essenciais para viver correctamente perante Ele.

Após muitos anos, Deus entregou a Israel os dez mandamentos tornando-lhes conhecida a sua vontade a respeito dos relacionamentos, tanto consigo mesmo como com o próximo (cf. Êx 20), que Jesus simplificou da seguinte maneira: “Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo.” (Luc 10:27).

Instrução

Quando a humanidade já se tinha corrompido na generalidade, o Senhor, além de informar Noé daquilo que pretendia fazer, também lhe forneceu instruções de como poderia salvar-se e à sua família. Ordenou-lhe que construísse um grande navio e forneceu-lhe todas as medidas em pormenor. (cf. Gen 6).

Quando Jesus foi tentado no deserto, respondeu ao seu adversário desta maneira: “Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus.” (Mt 4:4). Isto significa que Ele reconhecia o valor da Palavra de Deus como instrumento de instrução e desenvolvimento espiritual. Foi por este motivo que Paulo permaneceu dezoito meses em Corinto instruindo-os com a Palavra de Deus. (cf. At 18.11).

Ao escrever ao seu companheiro Timóteo, Paulo refere “que desde a infância sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação pela que há em Cristo Jesus.” (2 Tim 3:15). Embora a fé seja importante, deve ser afirmada e robustecida pela instrução na Palavra de Deus, conforme o conselho do apóstolo: “Procura apresentar-te diante de Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.” (2 Tim 2:15).

Transformação

A transformação de qualquer indivíduo começa na sua própria mente. É ao nível da psico que deve acontecer a primeira mudança, e a partir daí nas outras áreas da vida diária. Foi por este motivo que João começou a pregar o arrependimento como preparação para a recepção do messias prometido e dizia: “Arrependei-vos porque é chegado o reino dos céus.” (Mat 3.2). Igualmente o Senhor Jesus pregava o arrependimento como forma de entrar no reino dos céus. E arrependimento, em grego ‘metanoia’ (metanoia), tem o significado de ‘transformação da mente’. É a partir da mente que o Senhor deseja e espera fazer uma nova criação para formar o Seu reino. Paulo escreveu a este respeito: “E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” (Rm 12:2). Também Pedro se refere ao mesmo tema: “tendo renascido, não de semente corruptível, mas de incorruptível, pela palavra de Deus, a qual vive e permanece.” (1 Ped 1:23).

Orientação

Após o início da transformação é necessária orientação adequada para o desenvolvimento equilibrado e gradual do indivíduo. Isto foi reconhecido pelo salmista David que escreveu e cantou: “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho.” (Sl 119:105). Uma luz coloca-se na frente para livrar dos perigos e indicar o caminho seguro. Foi também por este motivo que os bereanos foram mais nobres, comparando os sermões de Paulo com as Escrituras. (cf. At 17.11).

Escrevendo aos romanos, Paulo refere-se à utilidade das Sagradas Escrituras desta maneira: “Porquanto, tudo que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que, pela constância e pela consolação provenientes das Escrituras, tenhamos esperança.” (Rom 15:4).

E Moisés, perto da sua morte, aconselhou Josué de como poderia fazer prosperar a sua missão, com as palavras seguintes: “Não se aparte da tua boca o livro desta lei, antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.” (Jos 1:8).

Conclusão

A Palavra de Deus é útil para nos informar sobre os acontecimentos relacionados com Deus e o Seu povo. È útil para instrução do povo de Deus visando a formação do seu reino de justiça e paz. E, para que isso aconteça, a Palavra de Deus produz transformação a partir da mente de maneira que o indivíduo esteja continuamente em mudança mediante a orientação da sua mensagem.

Ler + AQUI

 

Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.

Translate »