O Cristão e a Sabedoria

E se algum de vós tem fal­ta de sabedo­ria, peça‑a a Deus, que a todos dá lib­eral­mente.”  Tia­go 1.5

Sabedo­ria é a car­ac­terís­ti­ca necessária ao cristão para desco­brir a maneira cor­re­ta de atin­gir os alvos a que se propõe. Recebe-se medi­ante a leitu­ra da Palavra de Deus, a oração, e a comunhão con­stante com o Sen­hor que nos ensi­na. A fé vem com­ple­men­tar aque­les req­ui­si­tos, vis­to que qual­quer ação dos crentes deve ser lev­a­da a efeito con­fian­do na direção do Espíri­to San­to. A sabedo­ria resul­ta da fé e do temor ao Sen­hor, e é segui­da na práti­ca pela mes­ma fé.

Exis­tem, nor­mal­mente, vários prob­le­mas que per­du­ram, por fal­ta de sabedo­ria em tratá-los, os quais afe­tam o proces­so do reino dos céus. Urge recor­rer a Deus em bus­ca da solução ade­qua­da ao seu propósi­to. “A sabedo­ria é a coisa prin­ci­pal; procu­ra, pois, a sabedo­ria; sim, com tudo o que pos­su­is adquire o con­hec­i­men­to. Exalta‑a e ela te exal­tará; e abraçando‑a tu ela te hon­rará.” Pv. 4.7,8.

Have­mos que dis­tin­guir três fontes de sabedo­ria: A humana, a demonía­ca, e a celes­tial. A primeira con­s­ta da acu­mu­lação de con­hec­i­men­tos nat­u­rais, segun­do as ciên­cias humanas, impor­tante para todos. A segun­da é rece­bi­da por inspi­ração dia­bóli­ca, e causa toda a espé­cie de obra per­ver­sa; a inve­ja, a men­ti­ra, a des­or­dem, e as divisões, etc. A sabedo­ria celes­tial pro­cede de Deus e car­ac­ter­i­za-se por man­sid­ão, mis­er­icór­dia, paz, justiça, e retidão, cuja final­i­dade é a con­strução do reino dos céus.

O cristão é recon­heci­do pela maneira como vive entre os seus semel­hantes. Então, pre­cisa de sabedo­ria div­ina para viv­er em sociedade, onde todos somos difer­entes, a fim de demon­strar corte­sia aos semel­hantes e edi­ficar o reino. Se perdemos o domínio próprio, e ficamos exci­ta­dos con­tra os antag­o­nistas, é razão para duvi­dar da sabedo­ria. Quem perde a cabeça nos seus argu­men­tos man­i­fes­ta fal­ta de sabedo­ria do Alto. É acon­sel­háv­el pedi-la com fé e usá-la com o auxílio do Espíri­to San­to de Deus.

A sabedo­ria celes­tial é indis­pen­sáv­el para o min­istério da rec­on­cil­i­ação, o qual foi dado a todos os cristãos para edi­fi­cação do Reino de Deus. Um exem­p­lo mar­avil­hoso de sabedo­ria encon­tra-se no pro­ced­i­men­to de Salomão ao jul­gar uma causa difí­cil. (1 Rs 3.9–12,25–28). Pelo fac­to de acon­sel­har a divisão da cri­ança dis­puta­da desco­briu a ver­dadeira mãe.

Tia­go diz que “o homem de coração dobre é incon­stante em todos os seus cam­in­hos.” Tg. 1.8. O ter­mo grego usa­do sig­nifi­ca “homem de duas mentes”, ou, de duas von­tades. Ora, a incon­stân­cia não per­mite real­iza­ções con­tribu­ti­vas para o reino dos céus. É mis­ter que os cristãos sejam sen­síveis à von­tade de Deus e assim pro­cedam. Con­vém agir com con­fi­ança na direção do Espíri­to San­to con­ce­di­do à Igre­ja a fim de ser guia­da em toda a ver­dade e andar nas veredas justas.

Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.

Translate »