O Cristão e a Religião

O cristão e a religião

E sede cumpri­dores da Palavra, e não somente ouvintes, enganan­do-vos com fal­sos dis­cur­sos.” Tia­go 1.22

A Palavra de Deus é o germe da vida por meio da qual o Sen­hor gera as novas criat­uras para for­mar o seu reino. A sua men­sagem viv­i­f­i­cante ren­o­va qual­quer pes­soa inter­es­sa­da na mudança. Para que isto acon­teça urge escutá-la com diligên­cia e obser­var os seus pre­ceitos, con­forme a seguir é expos­to sobre Tia­go 1.19,22.

Todo o homem seja pron­to para ouvir;” O cristão, em primeiro lugar, deve saber ouvir, para depois emi­tir a sua opinião. Além dis­so, quer sem­pre estar recep­ti­vo à Palavra de Deus, quan­do ela é procla­ma­da, para preser­var e robuste­cer a fé pela qual vive. Ninguém pro­te­gerá a sua fé sem escu­tar as men­sagens inspi­radas da Bíblia. A fé é a maior neces­si­dade das pes­soas, porque sem ela não haverá real­iza­ções impor­tantes em bene­fí­cio do reino.

Todo o homem seja tar­dio para falar.” Havia naque­le tem­po quem gosta­va mais de falar do que ouvir; e, no calor da dis­cussão, fre­quente­mente atin­giam a cólera que mais pro­duzia ran­cor do que a justiça div­ina. Não será assim hoje? Bem escreveu o autor de Provér­bios: “Na mul­ti­dão de palavras não fal­ta trans­gressão, mas o que mod­era os seus lábios é pru­dente.” Pv. 10.19.

Quan­tas vezes uma sim­ples dis­cussão atinge o cli­max que leva à extinção de amizades e, até, à sep­a­ração de comu­nidades. A Palavra de Deus serve espe­cial­mente para edi­fi­cação do reino, nun­ca para con­tendas, porque tal pro­ced­i­men­to não se coad­una com a justiça, nem com a natureza div­ina. A mod­er­ação é irmã da prudência.

Todo o homem seja tar­dio para se irar.” Os cristãos devem ser pacientes, e não se deixarem levar até á ebu­lição, porque o fru­to do Espíri­to é tem­per­ança, ou domínio próprio. Jesus deixou-nos o exem­p­lo e o con­vite: “Apren­dei de mim que sou man­so e humilde de coração.” Mt. 11.25. Sejamos longân­i­mos, pacientes, como pro­va do nos­so discipulado.

E sede cumpri­dores da Palavra;” A Palavra de Deus é qual espel­ho que rev­ela a suji­dade a fim do indi­ví­duo recon­hecer a neces­si­dade de purifi­cação e agir de acor­do. Se alguém é sim­ples­mente assis­tente de cer­imó­nias reli­giosas e ouvinte de ser­mões de nada lhe aproveitará o tem­po despendi­do nis­so. Se não for obser­va­da trans­for­mação na sua vida é porque ain­da não está apto para o reino dos céus. É pre­ciso usar a Palavra de Deus, como se usa o espel­ho para ver o nos­so esta­do e a água para a limpeza pes­soal. Ela mostra onde está a man­cha, e tam­bém remove a dita nódoa quan­do é feito ade­qua­do uso dela.

Jesus cer­ta vez disse aos dis­cípu­los: “Vós já estais limpos pela Palavra que vos ten­ho fa­lado.” João 15.3. “Aque­le, porém, que aten­ta bem para a lei per­fei­ta da liber­dade, e nis­so per­se­vera, não sendo ouvinte esque­ci­do, mas faze­dor da obra, este tal será bem-aven­tu­ra­do no seu feito.” Tg. 1.25. A lei per­fei­ta da liber­dade fun­da­men­ta-se na graça de Deus e no sac­ri­fí­cio de Cristo; porém, exige obe­diên­cia vol­un­tária e con­sciente para resul­tar em bene­fí­cio pes­soal. Esta lei con­s­ta de arti­gos sim­ples e fáceis de assim­i­lar, os quais são: Arrependi­men­to, fé, e amor. 

Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.

Translate »