Fé Exemplar

A Fé é exem­pli­fi­ca­da pela exper­iên­cia de Abraão.

Abraão acred­i­tou que Deus era poderoso para lho resti­tuir; por isso agiu em con­formi­dade com a sua fé, que foi acha­da per­fei­ta. Heb. 11.18. De modo semel­hante, Raab demon­strou a Deus a sua fé pela ação que prati­cou em relação ao povo de Israel, e foi sal­va com a sua família. Heb.11.31.

A fé e as obras devem andar jun­tas, sendo estas o com­ple­men­to e a pro­va daque­la. Na real­i­dade somos salvos pela graça de Deus, medi­ante a fé em Cristo, para praticar as boas obras, as quais agradam ao Sen­hor e edi­fi­cam o seu reino. Ef. 2. 8–10. As boas obras são a jus­ti­fi­cação da fé, assim como o fru­to é a pro­va visív­el da qual­i­dade da árvore. Jesus disse que toda a árvore que não dá bom fru­to Cota-se e lança-se no fogo. Mat. 7.16,19.

Ora, o Sen­hor não tem praz­er nis­to. “Mas Deus, que é riquís­si­mo em mis­er­icór­dia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ain­da mor­tos em nos­sas ofen­sas, nos viv­i­fi­cou jun­ta­mente com Cristo, (pela graça sois salvos), e nos ressus­ci­tou jun­ta­mente com Ele e nos fez assen­tar nos lugares celes­ti­ais, em Cristo Jesus, para mostrar nos sécu­los vin­douros as abun­dantes riquezas da sua graça, pela sua benig­nidade para connosco em Cristo Jesus. Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glo­rie. Porque somos feitu­ra sua, cri­a­dos em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andemos nelas.” Ef. 2.4–10.

Con­vém ali­men­tar a fé pela Palavra de Deus, a fim de pro­duzir o fru­to respeti­vo e, deste modo, ser rec­om­pen­sa­da pelo Sen­hor. Con­vém plan­ear uma leitu­ra diária de for­ma a ler e estu­dar toda a Bíblia com eficá­cia. “Não deix­es para aman­hã o que podes faz­er hoje”, é um provér­bio do povo, car­rega­do de sabedo­ria pela exper­iên­cia dos anos, que impor­ta cumprir para ser bem sucedido.

Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.

Translate »