O Cristão e a Paz

O cristão e a paz.Ora o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz.” Tiago 3.18

Geralmente, as contendas resultam da falta de sabedoria no tratamento pessoal. Além disso, o diabo sempre aproveita as ocasiões para fomentar guerrilhas que prejudiquem o plano de Deus.

Não se deve, porém, imaginar que as igrejas do primeiro século estariam numa condição de perfeição ideal. Tiago procura corrigir as dificuldades que enfrentavam com a sua crítica e os seus conselhos. Invejar a posição de alguém é pecado condenável que exige arrependimento sincero a fim de ser atendido pelo Senhor.

As orações são ineficazes se houver propósitos errados nas petições. Quem se dirige a Deus deve, em primeiro lugar, examinar se os seus alvos estão de acordo com os planos divinos. Foi por este motivo que Tiago disse: “Pedis e não recebeis porque pedis mal, para o gastar em vossos próprios deleites.” Tiago 4.3. Deus não responderá às ambições de alguém, somente para satisfazer os seus caprichos. Se estiverem alheias à sua vontade jamais acontecerá. As nossas orações serão atendidas pelo Senhor quando apresentam alvos justos. “E qualquer coisa que lhe pedirmos dele a receberemos, porque guardamos os seus mandamentos e fazemos o que é agradável à sua vista.” 1 João 3.22. Note-se que tudo quanto Ele decide e realiza é para o bem dos seus filhos, disso tenhamos a certeza. 

Quando um membro do mesmo corpo estiver especialmente preocupado consigo mesmo, em detrimento dos outros, não está cumprindo o mandamento do Senhor que ordena amar ao próximo como a nós mesmos. Para cumprir esta ordenança os cristãos deverão considerar os outros do mesmo modo que gostariam para eles. Os crentes que se deixam seduzir pelos prazeres deste mundo são considerados adúlteros, infiéis nas suas relações com Deus, porque vão atrás doutros amores. Se, apesar de ter fé em Cristo, continuar a satisfazer os velhos padrões mundanos constitui-se inimigo de Deus. Tiago 4.4. Desta forma não está inserido no seu Reino. Jesus disse que ninguém pode amar a dois senhores ao mesmo tempo. Mat. 6.24.

Não devemos querer compartilhar o amor de Deus com o mundo, porque isto significa infidelidade e falta de paz. Aqueles que buscam a paz deste mundo estão isentos da paz de Deus. O cristão tem que optar pelo melhor. E, mais excelente é a paz que vem do Senhor. Jesus disse: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá.” Jo. 14.27. A paz do Senhor vem pelo seu Espírito, fundamenta-se na cruz e no perdão, e perdura na comunhão constante.

A submissão a Deus é essencial à paz. É o caminho da vitória sobre as tentações diabólicas, e a certeza de serem atendidas as nossas petições. A obediência ao pai é a garantia para os filhos receberem as suas petições. Além disso, será bom não esquecer que no reino de Deus será feita a sua vontade assim na terra como no céu.

Considerando que a nossa vida é como um vapor que se esvai, devemos aproveitar o tempo fazendo bom uso dele com as nossas capacidades em benefício do Reino. “Aquele pois que sabe fazer o bem e o não faz comete pecado.” Tiago 4.17. Façamos sempre o melhor, mas principalmente aos irmãos da fé. Jamais pratiquemos o mal menor; de preferência, preocupemo-nos com o bem maior. Sobretudo, procuremos viver em paz na edificação do reino de paz.

Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.

Translate »