O Cristão e a Paciência

Sede pois, irmãos, pacientes até à vin­da do Sen­hor.” Tia­go 5. 7

O Sen­hor Jesus dig­nifi­cou o tra­bal­ho e afir­mou que o tra­bal­hador jus­to é dig­no de um salário jus­to. Não devem os cristãos explo­rar o serviço de alguém, mas pagar com equidade. Quem, por avareza, retém o jus­to salário do seu tra­bal­hador, será rec­om­pen­sa­do com o salário do peca­do. Assim como a fer­rugem e a traça com­erão os seus bens, de igual maneira será amar­gu­ra­da a sua alma no juí­zo divi­no. Tia­go escreveu uma repri­men­da aos ricos explo­radores dos pobres, assim: “Eis que o jor­nal dos tra­bal­hadores que cei­faram as vos­sas ter­ras, e que por vós foi dimin­uí­do, cla­ma; e os clam­ores dos que cei­faram entraram nos ouvi­dos do Sen­hor dos exérci­tos.” Tia­go 5.4.

A avareza é um peca­do como qual­quer out­ro que dá dire­ito a con­de­nação. Optar por meios ilíc­i­tos a fim de pos­suir mais prej­u­di­ca ao próx­i­mo e ofende a Deus. Con­vém ser jus­to com os nos­sos semel­hantes a fim de usufruir da justiça div­ina e da paz. Assim se con­strói o reino dos céus.

Neste mun­do há ricos e pobres, sábios e ind­outos; porém, quan­do uns e out­ros aceitam Cristo pas­sam a estar ao mes­mo nív­el. Ele veio para nive­lar as difer­enças, e quem o recebe é intro­duzi­do na família de Deus, onde todos são iguais. Só Ele é o Maior e, mes­mo assim, con­sider­ou-se o menor, como quem serve. Que exem­p­lo de mestre!

Alguns glo­ri­am-se de pos­suir cer­tos dons, riquezas, ou ciên­cia. Mas, deve ser enten­di­do que tudo provém do Sen­hor, e, quem quis­er glo­ri­ar-se glo­rie-se nele. Jesus disse que aque­le que se exal­ta será humil­ha­do, porém, aque­le que se humil­ha será exal­ta­do. Mateus 23.12. Assim como Cristo que, sendo em for­ma de Deus, se humil­hou toman­do a for­ma de ser­vo, e por isso foi exal­ta­do à destra do Pai. Os cristãos devem pos­suir igual sen­ti­men­to ao de Cristo, seu mestre, e provar que são dis­cípu­los fiéis.

Recorde-se que somos como a erva, que mur­cha, seca, e morre com o pas­sar do tem­po. Todavia, na per­spec­ti­va da fé em Cristo esta­mos assen­ta­dos nos lugares celestes, o que sig­nifi­ca estar exal­ta­dos com ele. (Efé­sios. 2.6). Estar jun­to dele é a maior exal­tação. Por con­seguinte, é váli­do todo o esforço para estar em sua presença.

A paciên­cia é acon­sel­ha­da por Tia­go por ser uma car­ac­terís­ti­ca espe­cial do cristão que dese­ja con­tribuir para a paz. Tal como o lavrador espera pacien­te­mente pelo fru­to da semente lança­da na ter­ra, assim o cristão deve esper­ar a vin­da de Jesus e o seu reino. Ele é a solução para os prob­le­mas da humanidade. E o nos­so tra­bal­ho não será em vão. Assim como Jó, pacien­te­mente, esper­ou pelo livra­men­to de Deus, tam­bém o cristão deve esper­ar pelo tem­po do Sen­hor para ver real­iza­dos os seus anseios. David, rei de Israel, con­ta-nos a sua exper­iên­cia: “Esperei com paciên­cia no Sen­hor, e Ele se incli­nou para mim, e ouviu o meu clam­or.” Salmo 40.1.

A vin­da do Sen­hor está próx­i­ma, e este fac­to deve ani­mar os crentes a man­terem a esper­ança na destru­ição do reino das trevas. A injustiça exis­tente desa­pare­cerá para feli­ci­dade de todos. Ela será sub­sti­tuí­da pela justiça div­ina em toda a ter­ra na con­sumação do reino dos céus. Porém, nen­hum cristão deve ficar alheio às suas respon­s­abil­i­dades. Terá de con­tribuir para a con­cretiza­ção desse reino, o qual suprirá com equidade as neces­si­dades soci­ais. “Mas bus­cai primeiro o reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acres­cen­tadas;” disse o Sen­hor Jesus. Mt. 6.33. Cre­mos, por isso, que no reino dos céus não haverá lugar para a mis­éria porque todos terão dire­ito ao suficiente.

Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.

Translate »