Perseverança na Doutrina

Per­se­ver­ança na Doutrina

Leitu­ra: Atos 2:41–47

De sorte que foram bati­za­dos os que rece­ber­am a sua palavra; e naque­le dia agre­garam-se quase três mil almas; e per­se­ver­avam na dout­ri­na dos após­to­los e na comunhão, no par­tir do pão e nas orações.” (vv. 41,42)

Reflexão

O movi­men­to do Espíri­to San­to con­tribuiu para levar ao arrependi­men­to cer­ca de três mil pes­soas. E essas foram bati­zadas, con­fes­san­do os seus peca­dos, e foram agre­gadas ao pequeno grupo de dis­cípu­los exis­tente. Percebe­mos, pela leitu­ra, que eles eram per­se­ver­antes em qua­tro fatores essen­ci­ais: Dout­ri­na, comunhão, refeição e oração. O Espíri­to de Cristo uniu-os de tal for­ma que ansi­avam estar reunidos em Seu nome, can­tar lou­vores e par­til­har algu­ma bênção.

É impor­tante que sejamos per­se­ver­antes na dout­ri­na dos após­to­los. Deve­mos prestar atenção àqui­lo que eles ensi­naram, por ser a prin­ci­pal fonte de infor­mação a respeito de Jesus e do Seu ensi­no. Os seus ensi­na­men­tos devem servir-nos como fun­da­men­to da teolo­gia bíbli­ca, para não cor­rermos o risco de nos afas­tar­mos da ver­dade. Em segui­da, ten­hamos o cuida­do de man­ter a comunhão com os irmãos em ver­dadeira frater­nidade e par­til­ha. Por causa deste teste­munho, era dito nos primeiros tem­pos: “Vede como eles se amam”.

Então, segue-se a San­ta Ceia, em hon­ra do Sen­hor Jesus ressur­re­to e assen­ta­do à dire­i­ta do Pai. Esta cel­e­bração é o pon­to alto do cul­to, cujo cen­tro é Cristo Sen­hor da vida. Todos nos reuni­mos à vol­ta do nos­so Mestre e Ami­go, e par­til­hamos os sím­bo­los do Seu cor­po sac­ri­fi­ca­do por nós. Final­mente, out­ro fator impor­tante é a per­se­ver­ança na oração. É útil que viva­mos em oração con­stante, segun­do o ensi­na­men­to de Paulo: “Orai sem ces­sar.” As nos­sas reuniões são con­sti­tuí­das pela oração per­sis­tente. Jesus referiu que a Sua casa é chama­da casa de oração, e que tudo o que pedirmos com fé isso receberemos. 

Oração

Meu Sen­hor, agradeço pelo fac­to de per­tencer ao cor­po de Cristo. Aju­da-me a per­se­ver­ar na dout­ri­na dos após­to­los, na comunhão, na San­ta Ceia e na oração. Amém.

 

Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.

Translate »