A Verdadeira Unidade

A VERDADEIRA UNIDADE

Leitu­ra: João 17:20–26

eu neles, e tu em mim, para que eles sejam per­feitos em unidade, a fim de que o mun­do con­heça que tu me envi­aste, e que os amaste a eles, assim como me amaste a mim.” (v. 23) 

Reflexão

Este mar­avil­hoso capí­tu­lo tem sido chama­do o altar de incen­so do Novo tes­ta­men­to. Jesus orou pela unidade dos cristãos para que o mun­do acred­ite que Ele foi envi­a­do pelo Pai em favor dos pecadores. Além dis­so, as pes­soas saberão que o amor de Deus é semel­hante ao que dis­pen­sara a Seu próprio Fil­ho. Mas, ain­da que o amor a um fil­ho seja espe­cial, Deus não livrou da morte o Seu queri­do Fil­ho, antes o entre­gou em sub­sti­tu­ição por nós para nos rec­on­cil­iar con­si­go e viver­mos unidos à Sua vol­ta. Quan­do aceita­mos Cristo recebe­mos o Seu Espíri­to, que nos une num cor­po onde Ele vive e age em bene­fí­cio de todos.

A unidade de Pai e Fil­ho é o exem­p­lo supre­mo para o cír­cu­lo de união famil­iar dos out­ros fil­hos, ger­a­dos pelo Espíri­to San­to, cujo cen­tro é Cristo, Sen­hor da glória. Um dos motivos que ani­mou o min­istério de Jesus foi sem­pre a glória do Pai. A nos­sa órbi­ta viven­cial seja sem­pre à Sua vol­ta, procu­ran­do faz­er tudo para glória de Deus, sob pena de não atin­gir­mos o alvo pro­pos­to. Assim como o Pai podia ser vis­to no Fil­ho, o Fil­ho deve ser vis­to nos irmãos para que o mun­do creia que Ele vive entre nós. Quan­do as pes­soas creem con­vertem-se, e Deus recebe toda a glória. 

A unidade dos cristãos está depen­dente da pos­sessão do mes­mo Espíri­to de Deus. Como está escrito: “Há um só cor­po e um só Espíri­to, como tam­bém fos­tes chama­dos em uma só esper­ança da vos­sa vocação; um só Sen­hor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos.” Por­tan­to, pro­cure­mos “dili­gen­te­mente guardar a unidade no espíri­to pelo vín­cu­lo da paz.” Esta unidade é espir­i­tu­al e colab­o­rado­ra na edi­fi­cação do reino dos céus.

Oração: Aju­da-me Sen­hor a viv­er em unidade e colab­o­ração com os meus irmãos. Amém.

Ler + AQUI

Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.

Translate »