O Deus da Esperança

Clicar na Imagem para aumentar

Leitu­ra: Romanos 15:13–16

Ora, o Deus de esper­ança vos encha de todo o gozo e paz na vos­sa fé para que abun­deis na esper­ança pelo poder do Espíri­to San­to.” (v. 13)

Reflexão

Todos pre­cisamos duma vida estáv­el, mas isso exige esper­ança, ou con­sid­er­ar como prováv­el a con­cretiza­ção do que se dese­ja. A esper­ança é a ânco­ra da alma. Enquan­to a fé se apoia nas promes­sas de Deus, a esper­ança apoia-se na fé, e a alma apoia-se na esper­ança. A fé ante­ci­pa os fac­tos, mas a esper­ança vê a sua con­cretiza­ção. Deus, porém, é o fun­da­men­to de ambas, da fé e da esper­ança. É nele que deve­mos estar fir­ma­dos para atin­gir os nos­sos propósitos.

As promes­sas de Deus, que con­stam na Sua Palavra, são o estí­mu­lo da esper­ança, que nos ali­men­ta a expec­ta­ti­va na con­cretiza­ção dos fac­tos. Quan­do Deus se encon­tra no fun­da­men­to deste proces­so podemos estar cer­tos que as coisas acon­te­cerão segun­do o Seu decre­to. Como está escrito: “Ora, a fé é o firme fun­da­men­to das coisas que se esper­am, e a pro­va das coisas que não se veem.” Ele é o Deus da esperança. 

Vis­to que ninguém pode agradar a Deus sem fé, tam­bém ninguém pode rece­ber de Deus sem esper­ança. Foi por isso que Jesus cer­ta vez declar­ou, lit­eral­mente: “Tudo o que pedird­es em oração, crede que o recebestes e será vos­so.” Des­ta for­ma, as promes­sas de Deus devem ser con­sid­er­adas como estando já em nos­sas mãos. É semel­hante à promes­sa dum pai a seu fil­ho, que no regres­so duma viagem lhe traz o brin­que­do que gos­ta, e ele excla­ma com ale­gria: “Já ten­ho um avião!” Ele acred­i­ta na promes­sa do pai e tem esper­ança na con­cretiza­ção da mes­ma porque seu pai é fiel.

Oração

Meu Pai celes­tial, agradeço pelas Tuas promes­sas con­ti­das nas Escrit­uras Sagradas, que serão min­has na medi­da em que pre­cis­ar delas. Aju­da a min­ha fé. Amém.

Ler mais em >Palavra da Vida

 

Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.

Translate »