Ilustrações da Trindade

Agora, observe-se atentamente o testemunho que as três pessoas divinas dão umas das outras.

1. O Pai testificou do Filho, na ocasião do seu baptismo, ao dizer: “Este é o me Filho amado, em quem me comprazo” (Mt. 3.17; Mc. 1.11; Lc. 3.22).
2. O Filho testificou do Pai, quando disse: “Na verdade, na verdade vos digo que o Filho por si mesmo não pode fazer coisa alguma se o não vir fazer ao Pai; porque tudo quanto Ele faz o Filho o faz igualmente.” E testificou do Espírito, ao chamá-lo de Consolador para sempre; (Jo. 5.19 e14.16,26).
3. O Espírito testifica do Filho, conforme Ele afirmara aos seus discípulos: “Mas quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de verdade que procede do Pai, Ele testificará de mim;” (Jo. 15.26).

Então, vejamos como o amor de Deus é trinitário na unidade das pessoas: Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigénito para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna (Jo. 3.16). A prova do amor de Deus está em que Ele enviou o Seu único Filho a fim de morrer como o cordeiro do sacrifício em lugar dos pecadores para não serem condenados (Rm. 5.8). O Filho amou e disse que “ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos;” (Jo. 15.13). O amor do Filho está provado na Sua voluntariedade em vir à terra para dar a Sua vida em nosso lugar. Ele afirmou que a vida ninguém lha tiraria, porque Ele tinha poder para a dar e para voltar a tomá-la (Jo. 10.17,18). Foi isto que aconteceu para cumprimento das Sagradas as Escrituras.

O Espírito ama e dá amor a todos, “porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Rm. 5.5). Ora, quem ama está provando que recebeu o Espírito Santo de Deus e conhece a Deus, porque Deus é amor. Quem não ama não conhece a Deus e não tem o Seu Espírito (1 Jo. 4.16–20).

Ainda podemos observar a Trindade unida na dádiva de dons, ministérios e operações, sendo, todavia, um só Deus. “Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos. Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer (1 Co. 12.4,5,6,11).

Ilustrações externas da Trindade 

As ilustrações externas são aquelas figuras tiradas da criação, as quais dão uma imagem fiel do Criador. Recordemos somente algumas que se nos afiguram importantes e esclarecedoras. A composição do átomo, elemento base da criação, conta com electrões, protões e neutrões. A composição da luz, elemento fundamental da vida física, reúne raios luminíferos, que afectam a visão, caloríficos, essenciais à germinação das sementes, e químicos, responsáveis pelo crescimento de todos os seres vivos. A composição da semente com embrião, o germe da vida; endosperma, o primeiro alimento dessa vida; e tegumento, o invólucro da semente. O triângulo equilátero é uma figura geométrica com três lados. A expressão aritmética, 1x1x1=1 é uma boa ilustração da Trindade. Atanásio, (séc. IV) afirmou: “Adoramos um Deus em trindade e uma trindade em unidade, não confundindo as pessoas nem dividindo a substância.” E nós também cremos assim.

Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.

Translate »