Pais e Filhos

familiaNisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do Diabo: quem não pratica a justiça não é de Deus, nem o que não ama a seu irmão.” 1 Jo 3:10

Questão

Visto haver duas grandes famílias na terra, a qual delas queremos pertencer e servir com as nossas capacidades concedidas pelo Criador? Ninguém pertencer nem servir dois senhores ao mesmo tempo, disse Jesus. A decisão é nossa, assim como a opção. Colheremos o resultado das nossas escolhas. As Sagradas Escrituras mencionam duas características de pais, assim como duas características de filhos, semelhantes aos pais, expostos a seguir.

O pai da mentira

Certa vez uns judeus afirmaram perante Jesus que tinham um pai, que era Abraão, ao que o Senhor respondeu peremptoriamente: Jo 8:44 – “Vós tendes por pai o Diabo e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele é homicida desde o princípio e nunca se firmou na verdade, porque nele não há verdade; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio; porque é mentiroso e pai da mentira.” Quem segue e faz a vontade do Diabo constitui-se voluntariamente seu filho, pois está seguindo as normas do seu progenitor.

Outra vez, Paulo e Barnabé foram chamados pelo procônsul Sérgio Paulo para lhe transmitirem a Palavra de Deus, mas resistia-lhes Elimas que queria desviar o procônsul da fé, “todavia Saulo, também chamado Paulo, cheio do Espírito Santo, fitando os olhos nele, disse: ó filho do Diabo, cheio de todo o engano e de toda a malícia, inimigo de toda a justiça, não cessarás de perverter os caminhos rectos do Senhor?” At 13:9,10.

Por isso mesmo, o doutor da Igreja ensina-nos a preparação adequada para vencermos as astutas armadilhas de Satanás de forma a não cair no seu domínio: “Revesti-vos de toda a armadura de Deus para poderdes permanecer firmes contra as ciladas do Diabo.” Ef 6:11. Pedro dá-nos uma séria advertência para não cairmos nas garras de Satanás: “Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o Diabo, anda em derredor, rugindo como leão, e procurando a quem possa tragar.” 1 Pd 5:8. E Tiago aconselha-nos da seguinte maneira para sermos vitoriosos sobre o nosso adversário: “Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao Diabo e ele fugirá de vós.” Tg 4:7. Jesus revelou a João qual será o seu triste fim com os seus favoritos seguidores: “e o Diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde estão a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados pelos séculos dos séculos.” Ap 20:10. “Mas, quanto aos medrosos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos adúlteros, e aos feiticeiros, e aos idólatras, e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago ardente de fogo e enxofre, que é a segunda morte.” Ap 21:8.

O Pai da Verdade

Jesus revelou-nos as características que nos distinguem como filhos de Deus. É normal imaginar que tenhamos de reunir as características do nosso Pai celestial. Eis algumas referidas pelo Senhor: “Eu, porém, vos digo: Amai aos vossos inimigos, e orai pelos que vos perseguem para que vos torneis filhos do vosso Pai que está nos céus; porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons, e faz chover sobre justos e injustos.” Mt 5:44,45. Embora as duas famílias vivam juntas, não vivem em comum.

Além disso, o Senhor convidou-nos à perfeição à semelhança do nosso Pai com estas palavras: “Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai celestial.” Mt 5:48. A perfeição só se encontra em Deus, e os seus filhos são perfeitos como seu Pai. Compreendemos que esta perfeição encontra-se na prática do amor porque, “o amor não faz mal ao próximo. De modo que o amor é o cumprimento da lei.” Rm 13:10. As Sagradas Escrituras ensinam que Deus é amor, e Seus filhos vivem na prática do amor em entrega pessoal.

Jesus é a revelação prática do amor de Deus, e aqueles que o aceitam recebem do Seu espírito que os capacita para viver em amor como filhos de Deus: “Mas a todos quantos o receberam, aos que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus.” Jo 1:12. Ao amor do Pai segue-se a Paz do Pai, que o Filho veio deixar no mundo para que vivamos na paz de Deus, dizendo: “Bem-aventurados os pacificadores porque eles serão chamados filhos de Deus.” Mt 5:9. Os filhos de Deus são guiados pelo Espírito de seu Pai celestial. Cf. Rm 8.14.

Além do amor e da paz, há uma terceira característica que distingue os filhos de Deus. A justiça é uma das características de Deus, e seus filhos revelam-no na prática da justiça. Assim disse Jesus: “Amai, porém, os vossos inimigos, fazei bem e emprestai, nunca desanimando; e grande será a vossa recompensa, e sereis filhos do Altíssimo; porque ele é benigno até para os ingratos e maus.” Lc 6:35. E continua o Senhor: “Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas dádivas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhas pedirem?” Mt 7:11. Os bons filhos seguem o bom exemplo dos pais como seus imitadores. Cf. Ef 5.1.

Conclusão

Quando reunimos as características expostas temos dentro de nós o testemunho de que somos filhos de Deus: “O Espírito mesmo testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.” Rm 8:16. “E, porque somos filhos Deus enviou aos nossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai.” Gl 4:6. São estes que têm o direito de entrar na cidade santa da nova Jerusalém: “E não entrará nela coisa alguma impura, nem o que pratica abominação ou mentira; mas somente os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro.” Ap 21:27.

Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.

Translate »