Mateus 9:13–13:32

NOTAS NO EVANGELHO DE MATEUS IV

MISERICÓRDIA: E aconteceu que, estando ele em casa sentado à mesa, chegaram muitos publicanos e pecadores, e sentaram-se juntamente com Jesus e seus discípulos. E os fariseus, vendo isto, disseram aos seus discípulos: Por que come o vosso Mestre com os publicanos e pecadores? Jesus, porém, ouvindo, disse-lhes: Não necessitam de médico os sãos, mas, sim, os doentes. Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício. Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento. (Mat 9:10–13)

Nota: à questão de Jesus estar a comer com pecadores, Ele respondeu que os sãos não precisam de médico, mas sim os doentes. Ora, Ele veio com a missão de restabelecer os pecadores, perdoando e erradicando esse cancro que é o pecado. E esclareceu que mais importante é a misericórdia. Sigamos o seu exemplo.

RITUAL INÚTIL: Então, chegaram ao pé dele os discípulos de João, dizendo: Por que jejuamos nós e os fariseus muitas vezes, e os teus discípulos não jejuam? E disse-lhes Jesus: Podem, porventura, andar tristes os filhos das bodas, enquanto o esposo está com eles? Dias, porém, virão, em que lhes será tirado o esposo, e então jejuarão. Ninguém deita remendo de pano novo em roupa velha, porque semelhante remendo rompe a roupa, e faz-se maior a rotura. Nem se deita vinho novo em odres velhos; aliás rompem-se os odres, e entorna-se o vinho, e os odres estragam-se; mas deita-se vinho novo em odres novos, e assim ambos se conservam. (Mat 9:14–17)

Nota: Há questão do jejum, o Senhor respondeu que esse ritual era sem valor. Além disso, esclarece que ideias novas (vinho novo) não são compreendidas por ritualistas tradicionais (odres velhos). Niicodemos era um dos tais, a quem Jesus disse que “é necessário nascer de cima” porque o que é de baixo (o velho) não entende coisas espirituais. O novo nascimento traz nova compreensão destas coisas, e acaba com reituais.

O JUGO SUAVE: Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. (Mat 11:28–30)

Nota: O alívio acontece com as palavras sábias e consoladoras de Jesus. Enquanto o jugo (o ensino tradicional) dos mestres fariseus era pesado, difícil de cumprir, a doutrina de Jesus era nova, clara e suave, que deve ser executada em amor e liberdade. Deus vos abençoe neste propósito.

TRADIÇÃO VS MISERICÓRDIA: E, partindo dali, chegou à sinagoga deles. E, estava ali um homem que tinha uma das mãos mirrada; e eles, para o acusarem, o interrogaram, dizendo: É lícito curar nos sábados? E ele lhes disse: Qual dentre vós será o homem que tendo uma ovelha, se num sábado ela cair numa cova, não lançará mão dela, e a levantará? Pois, quanto mais vale um homem do que uma ovelha? É, por consequência, lícito fazer bem nos sábados. (Mat 12:9–12)

Nota: O interesse dos tradicionalistas é acusar o filho de Deus de transgressor da Lei. Jesus respondeu que, visto uma ovelha ter muito valor, ninguém a abandona no dia de sábado. Um homem vale muito mais que uma ovelha, então, é lícito fazer-lhe bem no sábado. Não viva de tradições, mas viva da verdade e por amor.

A BLASFÉMIA

Aquele que não está comigo, está contra mim; e aquele que comigo não ajunta, espalha. Por esse motivo, eu lhes digo: todo pecado e blasfémia serão perdoados aos homens, mas a blasfémia contra o Espírito não será perdoada. Todo aquele que disser uma palavra contra o Filho do homem será perdoado, mas quem falar contra o Espírito Santo não será perdoado, nem nesta era nem na era que há de vir. (Mat 12:30–32)

Nota: Pelo facto de jesus expulsar demónios, os fariseus falaram mal, dizendo que ele expulsava demónios por Belzebu, príncipe dos demónios. Isto é uma blasfémia contra Jesus. Todavia, ele disse que tem perdão, mas se for contra o espírito Santo nunca terá perdão. O verbo grego “blasfemar” significa falar mal de alguém, em descrédito dessa pessoa, que é uma ofensa gravíssima. Ora, Satanás não expulsaria os seus; Jesus, porém, expulsava demónios pelo Espírito Santo do Pai. Por conseguinte, blasfemar contra o Espírito Santo é atribuir a Satanás o que o Espírito Santo faz. Não faça isso.

Continua AQUI

Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.

Translate »