O nome de Deus

H aW oH eJ

Êxodo 3:13,14

Então disse Moisés a Deus: Eis que quando eu for aos filhos de Israel, e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me perguntarem: Qual é o seu nome? Que lhes direi? Respondeu Deus a Moisés: Eu Sou O Que Sou.” 

Questão

Se entre os hebreus todos os nomes tinham um significado especial, qual é o significado do nome que Deus atribuiu a si mesmo? Como poderiam eles reconhecer o novo Deus de Moisés, visto ele ter sido educado entre o paganismo do Egipto?

Contexto bíblico

Havia quatrocentos anos que o povo Hebreu era escravo no Egipto. No meio da aflição clamaram por livramento. Então, em resposta ao clamor do povo, o Senhor apareceu a Moisés e convidou‑o a convencer Faraó a libertar o seu povo. Moisés quis saber o nome do Deus que lhe falava e ouviu esta resposta: “Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós”. Vamos, então, conhecer este Deus pelo seu nome, mencionado no Antigo Testamento mais de 6.500 vezes.

Primeiramente temos de admitir que toda a criação prova que existe um criador, seja ele qual for. O grande universo não poderia ser uma excepção. Este Grande Universo teve um Grande Criador. E Esse Criador é Espírito, Santo, Eterno e Soberano. Este Deus soberano inspirou homens santos a escrever as Sagradas Escrituras, donde extraímos o conhecimento acerca do nome de Deus.

O nome que Deus revelou a Moisés provém duma forma indefinida do verbo ser, que pode significar: Eu Era, Eu Sou, Eu Serei. Isto significa eternidade, que não teve princípio nem terá fim; Ele existe desde sempre e para sempre. O nome de Deus provém da forma mais antiga do verbo ser hebraico (hvh) ‘avá’ e é escrito com quatro sinais hebraicos (hvhy) que significam em português (YHWH), de vocalização difícil, por isso é preferível não pronunciá-lo. Este nome revela estabilidade, firmeza, imutabilidade, eternidade.

Este nome significa que o detentor, Deus, é como uma rocha firme, amovível, conforme a experiência e o testemunho de Moisés: “Ele é a Rocha; suas obras são perfeitas porque todos os seus caminhos são justos; Deus é fiel e sem iniquidade; justo e recto é ele” (Dt 32:4). Ana, após receber o seu filho Samuel, cantou com gratidão que não há ROCHA como YHWH (1 Sm 2:2). Após o livramento das mãos de Saul, David cantou que YHWH é o seu ROCHEDO, o seu escudo, o seu lugar forte (2 Sm 22:1–3). O próprio Deus diz que não há outra ROCHA que Ele conheça (Is 44:8).

Jesus afirmou existir antes de Abraão, e curioso é o facto de ter usado a forma ‘Eu Sou’ (Jo 8:58). Além disso é definido pelo autor de Hebreus como aquele que é o mesmo ontem, hoje e eternamente (Hb 13:8). Paulo e Pedro identificam Jesus como a Rocha, base da edificação da Igreja universal (cf. Ef 2:20; 1 Pd 2:6,7).

Isaías identificou‑o profeticamente como Rocha esconderijo: “Eis que reinará um rei com justiça, e com rectidão governarão príncipes. um varão servirá de abrigo contra o vento, e um refúgio contra a tempestade, como ribeiros de águas em lugares secos, e como a sombra duma grande penha em terra sedenta.” (Is 32:1,2). E Paulo também testemunha que a vida dos cristãos está escondida com Cristo: “Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra, porque morrestes e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.” (Cl 3:2,3).

O Novo Testamento identifica Jesus como a Rocha que os seguia no deserto, conforme a narrativa de João: “Ora, no seu último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crê em mim, como diz a Escritura, do seu interior correrão rios de água viva.” (Jo 7:37,38). Jesus estava na celebração da festa dos tabernáculos, e aproveitou a circunstância para se identificar com a rocha ferida, que brotou água para todos beberem. E o apóstolo Paulo confirma que era uma pedra espiritual que os acompanhava: “e beberam todos da mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os acompanhava; e a pedra era Cristo.” (1 Co 10:4).

Conclusão

Por conseguinte, o nome do único Deus, que se revelou a Moisés, significa que Ele existe eternamente, é Espírito, Santo, Eterno e Soberano. Ele é a Rocha da nossa salvação e o esconderijo das nossas vidas em Jesus Cristo. Isto também significa que nele temos protecção e podemos viver descansados se confiarmos na sua fidelidade. Como podemos ler na epístola aos hebreus: “Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que é galardoador dos que o buscam.” (Hb 11:6).

Para ler o nome com­pos­to > http://haja-luz.net/?p=77

Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.

Translate »