As parábolas do Reino

Mateus 13

E falou-lhes muitas coisas por parábo­las, dizen­do: Eis que o semeador saiu a semear, e quan­do semea­va, uma parte da semente caiu à beira do cam­in­ho, e vier­am as aves e comeram.” 

Questão

É cor­rente ouvir apre­sen­tar as parábo­las do tesouro e da péro­la como ensi­nan­do acer­ca do esforço humano para ter dire­ito ao reino de Deus.

Ora, se isto fos­se assim, estaríamos a obter lugar no reino pelo méri­to humano das nos­sas obras, ain­da rem­i­nis­cên­cia católi­ca, que é con­tra a teolo­gia bíbli­ca e o lema dos refor­madores: só Escrit­u­ra, só Graça, só Fé. Segun­do as Escrit­uras, tudo nos é con­ce­di­do de Graça por inter­mé­dio da Fé. (cf. Ef. 2:5–10). Eis o que foi pro­pos­to pelo Sen­hor: “Respon­deu-lhe Jesus: Em ver­dade, em ver­dade te digo que se alguém não nascer de novo – anoth­en – ‘de cima’ não pode ver o reino de Deus.” Jo 3:3. Só isso.

Definição

Como é sabido, parábo­la é uma nar­ração, geral­mente cur­ta, para ensi­nar uma ver­dade moral ou espir­i­tu­al, através de com­para­ção com a vida real. Mateus apre­sen­ta, no capí­tu­lo treze, sete parábo­las, mais uma em con­clusão, para ensi­nar sobre o desen­volvi­men­to grad­ual do reino de Deus. 

A primeira e a segun­da ensi­nam sobre a implan­tação do reino: são as parábo­las da sementeira e a do tri­go e joio. O cam­po é o mun­do, e nós esta­mos no mundo.

A ter­ceira e a quar­ta instruem acer­ca do cresci­men­to do reino: são as parábo­las da semente da mostar­da e a do fer­men­to. O fer­men­to faz crescer a mas­sa que está no mundo.

A quin­ta e a sex­ta ver­sam sobre o val­or do reino: são as parábo­las do tesouro e da péro­la valiosa. O cam­po é o mun­do, e no mun­do esta­mos nós. 

A séti­ma e a oita­va ensi­nam sobre a mis­são tran­scul­tur­al do reino. Assim:

a)    A séti­ma é acer­ca da respon­s­abil­i­dade da Igre­ja de alcançar todas as class­es de pes­soas com a evangelho.

b)    A oita­va con­clui sobre a sabedo­ria da Igre­ja para atin­gir todas as class­es em todas as épocas com o mes­mo evangelho.

Con­tex­to

Quem se privou de tudo para nós ter­mos tudo, foi nos­so Sen­hor Jesus Cristo, que pagou com sua vida e seu sangue – o val­or do reino –, de acor­do com 1 Pd 1:17–21 con­forme expres­so abaixo:  “E, se invo­cais por Pai aque­le que, sem acepção de pes­soas, jul­ga segun­do a obra de cada um, andai em temor durante o tem­po da vos­sa pere­gri­nação, saben­do que não foi com coisas cor­rup­tíveis, como pra­ta ou ouro, que fos­tes res­gata­dos da vos­sa vã maneira de viv­er, que por tradição recebestes dos vos­sos pais, mas com pre­cioso sangue, como de um cordeiro sem defeito e sem man­cha, o sangue de Cristo, o qual, na ver­dade, foi con­heci­do ain­da antes da fun­dação do mun­do, mas man­i­festo no fim dos tem­pos por amor de vós, que por ele cre­des em Deus, que o ressus­ci­tou den­tre os mor­tos e lhe deu glória, de modo que a vos­sa fé e esper­ança estivessem em Deus.” 

1 Pd 2:9. “Mas vós sois a ger­ação elei­ta, o reino sac­er­do­tal (no grego) a nação san­ta, o povo adquiri­do”…  1 Co 6:20 “Porque fos­tes com­pra­dos por valioso preço; glo­ri­fi­cai cai pois a Deus no vos­so cor­po. 1 Co 7:23  Por preço fos­tes com­pra­dos; mas vos façais escravos de homens.” 

Ap 14:3 … “e ninguém podia apren­der aque­le cân­ti­co, senão os cen­to e quarenta e qua­tro mil, aque­les que foram com­pra­dos da ter­ra.” Ap 14:4 …”Estes são os que seguem o Cordeiro para onde quer que vá. Estes foram com­pra­dos den­tre os home­ns para serem as primí­cias para Deus e para o Cordeiro.” 

At 4:12 “E em nen­hum out­ro há sal­vação porque debaixo do céu nen­hum out­ro nome há, dado entre os home­ns, pelo qual deva­mos ser salvos. Rm 10:10  “pois é com o coração que se crê para a justiça, e com a boca se faz con­fis­são para a sal­vação. Tt 2:11 “Porque a graça de Deus se man­i­festou, trazen­do sal­vação a todos os homens. 

Apoia­do pelo comen­tário do Dr Dwight Pen­te­cost no seu livro “The Para­bles of Jesus”.

Con­clusão

Então, as parábo­las são clas­si­fi­cadas em três pares, mais uma con­clu­si­va, e seguem todas o tema do desen­volvi­men­to do reino de Deus: Implan­tação, cresci­men­to, Val­or, e a Mis­são da Igre­ja no mundo.

Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.

Translate »