A Coroa de Cristo

cruz-e-coroa1 Leitura: João 19:1–11

E os soldados, tecendo uma coroa de espinhos, puseram-lha sobre a cabeça e vestiram-lhe um manto de púrpura;” (v. 2)

Reflexão

Há três objectos associados no julgamento de Cristo: Um manto, uma coroa e uma cana. E qualquer deles tem um significado importante na profecia bíblica. O Senhor foi despido das Suas vestes normais e vestido com uma capa escarlate em demonstração de que Ele era o rei dos judeus. Sem dúvida, Ele é o herdeiro legal do trono de David segundo a Palavra de Deus. Por esse motivo foi também coroado, não com a glória de ouro e pérolas, mas com espinhos campestres em sinal de humilhação e sofrimento. Entregaram ainda uma cana na sua mão em sinal de ceptro, distintivo da Sua autoridade real. 

Além disso, Cristo acedeu a vestir aquele manto escarlate porque decidira tomar os nossos pecados para cravá-los na cruz. Aceitou a coroa de espinhos em virtude da resignação ao sofrimento infligido pelo pecado. Admitiu a cana em sua mão devido à humildade a que se votara tomando a forma de escravo. Sim, Ele tornou-se como escravo para nos libertar da escravidão a que todos estávamos sujeitos na vida pecaminosa. Agora, libertados do pecado, não permanecemos sob o seu domínio, mas estamos ao serviço do Senhor que nos resgatou.

Após a Sua ressurreição, Jesus disse que tinha recebido toda a autoridade no céu e na terra, e, sob esta autoridade, os discípulos deviam levar o Seu conhecimento a todas as criaturas. Quem nele crer e O aceitar terá o seu nome escrito no Livro da Vida, Vestes brancas, e direito a uma Coroa de glória no final da etapa terrena. Enquanto a coroação de Jesus provocou dor, a nossa converte-se em prazer. “E o trabalho da sua alma Ele verá e ficará satisfeito.”

Agradeço, meu Senhor, tanta humilhação e sofrimento para minha salvação. Amém.

Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.

Translate »