Aspectos da Santificação

Ação do EspíritoA santificação tem dois aspectos fundamentais: o interno, que é operado pelo Espírito Santo, mediante a fé, e o externo, sendo operado progressivamente, pela vontade do  indivíduo. A santificação interna é efectuada através da purificação de todos os pecados no momento da conversão, enquanto a santificação externa consta de um processo contínuo que requer obediência aos altos padrões divinos.

1. A santificação interna procede de Deus. No instante da manifestação de fé no Seu Filho acontece a transformação espiritual; (1 Ped. 1.2). A santificação é o resultado do sacrifício de Cristo, que sofreu em amor, para possuir ao seu lado uma igreja purificada; (Ef. 5.25,26). A santificação acontece por acção do Espírito Santo em colaboração com a vontade humana.

O texto de 1 Cor 6.9–11 dá-nos conta do processo da santificação. “Não sabeis que os injustos não hão de herdar o Reino de Deus? Não erreis. Nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o Reino de Deus. E é o que alguns têm sido, mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus e pelo Espírito do nosso Deus.”

A santificação consta da purificação da nossa consciência. Aos hebreus foi comprovado que se o sangue dos animais já era útil à consciência no passado, “quanto mais o sangue de Cristo que, pelo espírito eterno, se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará a vossa consciência das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo?” (Hb. 9.14).

2. A santificação externa é um processo de submissão constante à vontade do Senhor. 2 Cor. 7.1 fala desta maneira: “Ora, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus.” Significa, fazer aquilo que Ele faria, diariamente, na intenção de agradar-lhe, em constante purificação dos pensamentos, e palavras, e das obras.

A santificação é necessária porque “sem santificação ninguém verá o Senhor;” (Heb. 12.14). Só os santos podem ver o Santo Deus e estar em sua presença. Para isso precisamos de santificar-nos mediante a fé e a obediência à Palavra do Senhor.

Santificação é consagrar o meu corpo ao serviço de Deus e da Sua justiça. Em Rom. 6.13 lemos assim: “Nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado por instrumentos de iniquidade; mas apresentai-vos a Deus, como vivos dentre mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça.” E, no verso 19 lê-se: “…assim, apresentai agora os vossos membros para servirem à justiça para santificação.” Isto é, fazer tudo o que Jesus faria para agradar ao Pai.

Santificação é fazer todas as coisas para glória de Deus; (1 Cor. 10.31,32). Comer, beber, falar, vestir, servir, negociar, comprar, etc., tudo o que seja útil para glorificar ao Senhor, isso é o que deve ser feito. A santidade mantém-se pelo temor de Deus, o qual contribui para que nos afastemos do mal. “E se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor durante o tempo da vossa peregrinação. Mas como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver;” (1 Ped.1.17–14). Deste modo seremos a luz do mundo, ajudando outros na peregrinação terrena.

Santificação é: “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo‑a na fé do filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim;” (Gal. 2.20). A santificação começa na cruz com Cristo, passa pela sepultura com Cristo, (no baptismo) e pela ressurreição com Cristo, em renovação constante para uma vida nova com Cristo.

Ler + Efeitos da Santificação

Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.

Translate »