A Vinda de Siló

O cetro não se arredará de Judá, nem o bastão de autoridade dentre seus pés, até que venha Siló, e a ele obedecerão os povos.” Génesis 49.10

Questão

Afinal a quem se refere o vocábulo Siló na profecia de Jacó a respeito de seu filho Judá?

Contexto bíblico

Respondemos com outra pergunta. Quem é aquele cujo ceptro de autoridade é eterno em Judá e os povos obedecerão?

A versão da Septuaginta traduz o vocábulo ‘Shiló’ de Génesis pelo grego ‘apokeimai’, que significa estar ao lado, em descanso, em reserva. Mas os outros ‘Shiló’ são traduzidos por ‘Sêlô’, que é o nome duma cidade em Israel, Siló.

Esta foi uma profecia da vinda do Messias. Está no contexto de Judá a quem pertence o trono pelos séculos. David e Jesus vieram de Judá. Os judeus são descendentes de Judá e foram eles que preservaram a Palavra de Deus, mesmo em cativeiro na Babilónia, na esperança de receber o Messias. Cf. Lc 1.30–33: “Disse-lhe então o anjo: Não temas Maria; pois achaste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus. Este será grande e será chamado filho do Altíssimo; o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi seu pai; e reinará eternamente sobre a casa de Jacó, e o seu reino não terá fim.”

Aquele que está em reserva é o ‘príncipe da paz’ o ‘pacificador. Jesus é a prometida semente da mulher, em Génesis 3.15, que veio para tirar o domínio a Satanás a trazer paz ao mundo. Disse Ele: ‘Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou… (Jo 14.27); ‘tenho-vos dito estas coisas para que em mim tenhais paz’ (Jo 16.33).

O VT apresenta 32 referências a uma cidade chamada Siló, das quais incluo aqui algumas das mais importantes, respeitantes ao lugar onde esteve o tabernáculo até à construção do templo. Siló foi a sede do governo de Josué até David. Foi a morada de Deus, que chegara a Siló. Mais tarde, Jesus o Messias, chegou a Siló, o lugar da paz. Jerusalém é composta por duas palavras que significam ‘cidade de paz’. E Jesus proclamou ali a sua paz.

Referências

Js 18:1 – Ora, toda a congregação dos filhos de Israel, havendo conquistado a terra, se reuniu em Siló, e armou ali a tenda da revelação.

Js 18:8 – Então aqueles homens se aprontaram para saírem; e Josué deu ordem a esses que iam demarcar a terra, dizendo: Ide, percorrei a terra, e demarcai‑a; então vinde ter comigo; e aqui em Siló vos lançarei as sortes perante o Senhor.

Js 18:9 – Foram, pois, aqueles homens e, passando pela terra, a demarcaram em sete partes segundo as suas cidades, descrevendo‑a num livro; e voltaram a Josué, ao arraial em Siló.

Js 18:10 – Então Josué lhes lançou as sortes em Siló, perante o Senhor; e ali repartiu Josué a terra entre os filhos de Israel, conforme as suas divisões.

Js 19:51 – Essas são as heranças que Eleazar, o sacerdote, e Josué, filho de Num, e os cabeças das casas paternas nas tribos dos filhos de Israel repartiram em herança por sorte em Siló, perante o Senhor, à porta da tenda da revelação. E assim acabaram de repartir a terra.

Jz 21:19 – Disseram então: Eis que de ano em ano se realiza a festa do Senhor em Siló que está ao norte de Betel, a leste do caminho que sobe de Betel a Siquém, e ao sul de Lebona.

1 Sm 1:9 – Então Ana se levantou, depois que comeram e beberam em Siló; e Eli, sacerdote, estava sentado, numa cadeira, junto a um pilar do templo do Senhor.

1 Sm 1:24  Depois de o ter desmamado, ela o tomou consigo, com um touro de três anos, uma efa de farinha e um odre de vinho, e o levou à casa do Senhor, em Siló; e era o menino ainda muito criança.

1 Sm 3:21 – E voltou o Senhor a aparecer em Siló, porquanto o Senhor se manifestava a Samuel em Siló pela sua palavra. E chegava a palavra de Samuel a todo o Israel.

1 Sm 4:4 – Enviou, pois, o povo a Siló, e trouxeram de lá a arca do pacto do Senhor dos exércitos, que se assenta sobre os querubins; e os dois filhos de Eli, Hofni e Finéias, estavam ali com a arca do pacto de Deus.

2 Sm 15:12 – Também Absalão, enquanto oferecia os seus sacrifícios, mandou vir da cidade de Siló, Aitofel, o gilonita, conselheiro de Davi. E a conspiração tornava-se poderosa, crescendo cada vez mais o número do povo que estava com Absalão.

Conclusão

Por conseguinte, Siló, em Génesis, refere-se a uma pessoa que viria com a paz para o mundo, e essa pessoa é Jesus, o Messias esperado. Nas outras referências Siló era uma cidade no centro de Judá onde a Arca da Aliança permaneceu até Salomão construir o templo. Porém, Pessoa e Cidade estão intimamente ligados pelo ministério da paz para o mundo. Confirma‑o o testemunho de Pedro no dia de Pentecostes: “Irmãos, seja-me permitido dizer-vos livremente acerca do patriarca Davi, que ele morreu e foi sepultado, e entre nós está até hoje a sua sepultura. Sendo, pois, ele profeta, e sabendo que Deus lhe havia prometido com juramento que faria sentar sobre o seu trono um dos seus descendentes — prevendo isto, Davi falou da ressurreição de Cristo, que a sua alma não foi deixada no Hades, nem a sua carne viu a corrupção. Ora, a este Jesus, Deus ressuscitou, do que todos nós somos testemunhas.” (At 2.29–32).

Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.

Translate »