Cortar a mão

Mar­cos 9:43 “Cor­tar a mão”

E se a tua mão te fiz­er tropeçar, corta‑a; mel­hor é entrares na vida alei­ja­do, do que, ten­do duas mãos, ires para o infer­no, para o fogo que nun­ca se apaga.” 

Questão

Será cor­rec­to cor­tar a própria mão em vir­tude da ten­tação para pecar com ela? Terá o Sen­hor orde­na­do arran­car o olho ou a mão para vencer a tentação?

Con­tex­to bíblico

Primeiro, deve­mos inserir tam­bém aqui o mes­mo tema nar­ra­do por Mateus: “E, se a tua mão dire­i­ta te faz tropeçar, corta‑a e lança‑a de ti; pois te é mel­hor que se per­ca um dos teus mem­bros do que vá todo o teu cor­po para o infer­no;” (Mt 5:30). Con­sid­er­e­mos que estas palavras foram pro­nun­ci­adas em con­tex­to muito espe­cial; elas fazem parte do ser­mão da mon­tan­ha, quan­do Jesus ensi­na­va os dis­cípu­los acer­ca da Lei e do reino de Deus.

O Sen­hor infor­mara-os que não tin­ha vin­do para acabar com a Lei, mas para cumpri-la fiel e inte­gral­mente. Então, pas­sou a descr­ev­er alguns itens de cer­ta gravi­dade, e a com­parar o ensi­no da tradição com os seus próprios ensi­na­men­tos. O Sen­hor infor­mou ser mais rig­oroso do que a lei tradi­cional de acor­do com estas palavras: “ouvistes o que foi dito …; Eu, porém, vos digo …;” E sem­pre declara maior exigên­cia que a própria lei tradicional.

Jesus começa por declarar bem-aven­tu­ra­dos aque­les que reúnem as condições nar­radas nos ver­sícu­los três a onze do capí­tu­lo cin­co de Mateus.

Depois ensi­na que os seus dis­cípu­los devem mar­car a difer­ença, assim como a luz das trevas, dizen­do-lhes que devem ser sal e luz com influên­cia nas mas­sas deste mun­do. E, se por isso forem mal­trata­dos, devem ale­grar-se pelo fac­to de serem par­tic­i­pantes de um galardão no céu: “Ale­grai-vos e exul­tai, porque é grande o vos­so galardão nos céus; porque assim perseguiram aos pro­fe­tas que foram antes de vós;” (Mt 5:12).

As ditas condições para faz­er parte do reino dos céus, assim como ser o sal e a luz, são exem­pli­fi­ca­dos a seguir com fig­uras vivas reti­radas da vivên­cia social con­tem­porânea. O Sen­hor faz a aber­tu­ra com as seguintes palavras: “Pois eu vos digo que, se a vos­sa justiça não exced­er a dos escribas e fariseus, de modo nen­hum entrareis no reino dos céus; (Mt 5:20). Jesus assever­ou que a justiça é a grande mar­ca do seu reino. Por con­seguinte, os seus dis­cípu­los devem ser jus­tos, em com­pro­vação práti­ca pelo fac­to de haverem sido jus­ti­fi­ca­dos pela fé. E pas­sa a diz­er o seguinte:

1.   Ouvistes que foi dito aos anti­gos: Não matarás; Quem matar será réu de juí­zo. – Errada­mente, as mãos servem para matar.

a) Eu, porém, vos  digo: aque­le que se enco­lerizar com seu irmão será réu de juí­zo. – Antes de usar as mãos é pre­ciso des­faz­er a ira.

2. Ouvistes o que dito: não adulterarás.

 a) Eu, porém, vos digo: aque­le que olhar para uma mul­her para cobiçá-la, já em seu coração come­teu adultério. Os olhos, errada­mente, lev­am á cobiça. – Para não perder o reino seria prefer­ív­el perder um olho; mas é mel­hor retirá-lo do objec­to ten­ta­dor e não o perder.

 3.   Se o teu olho dire­ito te faz tropeçar, arranca‑o e lança‑o de ti; pois é mel­hor que se per­ca um dos teus mem­bros do que ser todo o teu cor­po lança­do no inferno.

a) E, se a tua mão dire­i­ta te faz tropeçar, corta‑a e lança‑a de ti; pois é mel­hor que se per­ca um dos teus mem­bros do que ir todo o teu cor­po para o inferno.

 4.   Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente.

a) Eu, porém, vos digo que não resis­tais ao homem mau; mas a qual­quer que te bater na face dire­i­ta, ofer­ece-lhe tam­bém a out­ra; – Não uses as mãos para faz­er o mesmo.
b) E ao que quis­er pleit­ear con­ti­go e tirar-te a túni­ca, larga-lhe tam­bém a capa. – Sofre as injustiças, mas procu­ra dar o exem­p­lo da justiça.

 5.   Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próx­i­mo e odi­arás o teu inimigo.

a) Eu, porém, vos digo: Amai aos vos­sos inimi­gos, e orai pelos que vos perseguem;
b) Para que sejais fil­hos do vos­so Pai que está no céu; porque Ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons, e faz chover sobre jus­tos e injus­tos. – Procu­rai seguir o exem­p­lo de vos­so Pai; não vos vingueis, antes orai por aque­les que vos prejudicam.

 6.   Sede vós, pois, per­feitos, como é per­feito o vos­so Pai celestial.

a) O Sen­hor requer uma per­feição semel­hante à do Pai celes­tial, e isso tem a ver com:

  i.        Carác­ter espir­i­tu­al, deixan­do-nos guiar pelo Espíri­to San­to. O que faria Jesus naque­le       momento?
ii.       Carác­ter men­tal, pen­san­do e decidin­do à luz do amor, que é Deus. Tudo o que é bom e serve para lou­vor, nis­so pensemos.
iii.     Carác­ter moral, viven­do em san­ti­dade, como Ele é san­to, sep­a­ra­do para servir a Deus, fazen­do o que Jesus faria.

b) Amar e orar pelos inimi­gos é a for­ma máx­i­ma da per­feição, isto é, do cresci­men­to espir­i­tu­al, a pro­va práti­ca do cristão maduro, é a vida san­tifi­ca­da ao serviço do reino do céu.

Con­clusão

Jesus não ensi­nou, nem é, de for­ma algu­ma, necessário alguém arran­car um olho, nem cor­tar a mão para evi­tar a ten­tação; nem o é em vir­tude de ser ten­ta­do pelos olhos para agir errada­mente com as mãos. É mais sábio e jus­to reti­rar os olhos e as mãos do objec­to ten­ta­dor, porque tan­to os olhos como as mãos são muito mais valiosos e úteis do que o tal objec­to da ten­tação. Então, quan­do for esse o caso, desviemos os nos­sos olhos e as mãos para out­ra activi­dade mais jus­ta, segun­do o padrão do reino dos céus. O Sen­hor prom­ete bênçãos eter­nas àque­les que se encaixarem no ser­mão do monte e viverem pela fé na obser­vação dess­es itens.

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