CRISTO VIVE I

Lucas 24:35,36

Então os dois contaram o que acontecera no caminho e como se lhes fizera conhecer no partir do pão. Enquanto ainda falavam nisso, o próprio Jesus se apresentou no meio deles e disse-lhes: Paz seja convosco.”

 Questão

Alguns afirmam que Jesus foi morto e que permanece morto. Mas o grande pregador Billy Graham disse: Como é que Deus pode estar morto? Falei com Ele esta manhã. Ele está connosco, Ele é Emanuel. Ora, o nome Emanuel foi atribuído a Jesus profeticamente e revelado a José quando ele projectava abandonar Maria pelo facto de estar grávida.

Contexto bíblico

A preocupação dos dois amigos no caminho de Emaús foi aliviada pelo aparecimento de Cristo e o seu consequente    esclarecimento acerca da profecia a seu respeito. O trecho supra e outras Escrituras revelam factores probatórios que  Cristo vive em sociedade connosco, os quais vamos considerar procurando responder à questão. Visto que Cristo foi morto segundo as Escrituras, Ele tinha também de ressuscitar segundo as mesmas Escrituras. Um profecia tem sempre cumprimento total, ainda que em épocas distantes.

Existem nas Escrituras Sagradas alguns comprovativos da ressurreição de Cristo, os quais examinaremos em seguida. “Disse-lhes Pilatos: Tendes uma guarda; ide, tornai‑o seguro, como entendeis. Foram, pois, e tornaram seguro o sepulcro, selando a pedra, e deixando ali a guarda” (cf. Mt 27:65,66). Quando, no primeiro dia da semana, de madrugada, algumas mulheres visitaram o sepulcro, depararam surpresas que a pesada pedra que vedava a entrada já estava retirada, como que por milagre (Mt 28:1,2). Que os guardas tinham desaparecido e a tumba estava vazia. Os soldados tinham de manter-se no cumprimento da sua missão sob pena de castigo severo. Porém, eles, pasmados, saíram apressadamente para contar o sucedido aos superiores.

Além disso, Deus colocou ali dois seres celestiais para esclarecê-las da referida ocorrência: “Mas o anjo disse às mulheres: Não temais vós; pois eu sei que buscais a Jesus, que foi crucificado. Não está aqui, porque ressurgiu, como ele disse. Vinde, vede o lugar onde jazia” (Mt 28:5,6). Tendo elas entrado, observaram espantadas que somente o lençol de seu corpo e o lenço de sua cabeça estavam ali. Apressadamente, retiraram-se e foram relatar o facto aos outros discípulos, que estavam reunidos magicando na morte do Senhor.

Entretanto, o mesmo Senhor apareceu-lhes e falou com elas: “E eis que Jesus lhes veio ao encontro, dizendo: Salve. E elas, aproximando-se, abraçaram-lhe os pés e o adoraram. Então lhes disse Jesus: Não temais; ide dizer a meus irmãos que vão para a Galileia; ali me verão” (Mt 28:9,10). E ali foi visto pelos onze discípulos que foram ao seu encontro. Foi nessa ocasião que lhes entregou a chamada Grande Comissão Missionária de ir por todo o mundo e pregar o evangelho do reino (cf. Mt 28:19,20).

Entrementes, os guardas do sepulcro foram coagidos a testemunhar falsamente acerca da ocorrência no túmulo, a fim de desacreditar o testemunho dos discípulos. “Então eles, tendo recebido o dinheiro, fizeram como foram instruídos. E essa história tem-se divulgado entre os judeus até ao dia de hoje” (Mt 28:15). João, no seu capítulo vinte e um, conta que Pedro e João, extremamente curiosos, dirigiram-se rapidamente para o local a fim de confirmar com seus próprios olhos a maravilhosa ocorrência e viram “os panos de linho ali deixados, e que o lenço, que estivera sobre a cabeça de Jesus, não estava com os panos, mas enrolado num lugar à parte. Então entrou também o outro discípulo, que chegara primeiro ao sepulcro, e viu e creu” (Jo 20:6–8).

Continua em > CRISTO VIVE II 

Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.

Translate »