EU SOU — em João I

EU SOU O PÃO DA VIDA

Eu sou o pão da vida. Vos­sos pais com­er­am o maná no deser­to, e mor­reram. Este é o pão que desce do céu, para que aque­le que dele com­er não mor­ra. Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém com­er deste pão, viverá para sem­pre; e o pão que eu der é a min­ha carne, que eu darei pela vida do mun­do. (João 6:48-51)

Nota: Jesus tin­ha dito que era o pão da vida eter­na, mas os fariseus não enten­der­am e respon­der­am que Moisés lhes dera o pão do céu. Então, Ele teve de lhes explicar que o ver­dadeiro pão do céu era dado dire­ta­mente por Deus, e que era Ele mes­mo. Jesus é o ver­dadeiro pão envi­a­do por deus para que todo aque­le que dele se ali­men­tar não mor­ra, mas ten­ha a vida eter­na. Isto sig­nifi­ca que Ele tem vida eter­na, e nós temos de assim­ilá-lo a fim ter­mos tam­bém a vida eter­na. Quem tem o fil­ho de Deus tem a vida, quem não tiv­er o Fil­ho de Deus perdeu a vida eter­na. Deus vos abençoe na assim­i­lação de Cristo.

EU SOU A LUZ DO MUNDO

E, endi­re­i­tan­do-se Jesus, e não ven­do ninguém mais do que a mul­her, disse-lhe: Mul­her, onde estão aque­les teus acu­sadores? Ninguém te con­de­nou? E ela disse: Ninguém, Sen­hor. E disse-lhe Jesus: Nem eu tam­bém te con­de­no; vai-te, e não peques mais. Falou-lhes, pois, Jesus out­ra vez, dizen­do: Eu sou a luz do mun­do; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida. (João 8:10-12)

Nota: Os fariseus levaram a Jesus uma mul­her que, segun­do eles, tin­ha sido apan­ha­da em adultério e devia ser ape­dre­ja­da. Neste con­tex­to, o Sen­hor asse­gu­ra que não veio para con­denar, mas para sal­var. Ele asse­gu­ra que veio para ser a luz do mun­do, a fim de os seus seguidores viverem na luz e ten­ham vida abun­dante. O Seu exem­p­lo é uma luz bril­hante que lib­er­ta das trevas. Quem seguir Jesus tem luz sufi­ciente para o seu cam­in­ho na pere­gri­nação até ao lar celes­tial. Deus vos abençoe.

O ETERNO EU SOU

Abraão, vos­so pai, exul­tou por ver o meu dia, e viu‑o, e ale­grou-se. Dis­ser­am-lhe, pois, os judeus: Ain­da não tens cinquenta anos, e viste Abraão? Disse-lhes Jesus: Em ver­dade, em ver­dade vos digo que antes que Abraão exis­tisse, eu sou. (João 8:56-58)

Nota: No con­tex­to da con­ver­sa com os fariseus, Jesus apre­sen­tou-se como o eter­no e poderoso EU SOU. Esta expressão foi usa­da por Deus na respos­ta a Moisés sobre o Seu nome. Vemos que o Sen­hor iden­ti­fi­cou-se com seu Pai. Ele existe mes­mo antes de Abraão e é mais impor­tante que ele, pois é Fil­ho de Deus, enquan­to Abraão era criatu­ra de Deus. Ele esta­va pre­sente quan­do tudo foi cri­a­do. João, no seu evan­gel­ho, afir­ma que Ele esta­va no princí­pio com Deus e todas as coisas foram feitas por Ele. Foi mor­to como homem, em lugar do homem, mas ressus­ci­tou como Deus e vive eternamente.

A PORTA DAS OVELHAS

Tornou, pois, Jesus a diz­er-lhes: Em ver­dade, em ver­dade vos digo que eu sou a por­ta das ovel­has. Todos quan­tos vier­am antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovel­has não os ouvi­ram. Eu sou a por­ta; se alguém entrar por mim, sal­var-se‑á, e entrará, e sairá, e achará pasta­gens. (João 10:7-9)

Nota: o Sen­hor Jesus esta­va a esclare­cer os fariseus que aque­le que não entra pela por­ta do redil das ovel­has é ladrão e salteador. O ver­dadeiro pas­tor entra pela por­ta cer­ta. Ele é a ver­dadeira por­ta pela qual as pes­soas podem entrar no lugar de repouso. Quem entra no Reino por Jesus Cristo encon­trará abundân­cia de ali­men­to para sus­ten­to do lar. Quem entrar por esta por­ta encon­tra a sal­vação, com perdão e jus­ti­fi­cação medi­ante a graça div­ina. Ao entrar por esta por­ta, o crente está a entrar numa nova sociedade, ori­en­ta­da pelo Espíri­to San­to, onde pode man­ter uma vida nova com a graça de Deus e medi­ante a fé. Deus vos abençoe.

Continua AQUI

Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.

Translate »