Êxodo I

NOTAS NO LIVRO DO ÊXODO

O TEMOR DE FARAÓ

Subiu então ao trono do Egipto um novo rei que não sabia nada a respeito de José. E esse rei disse ao seu povo: «Reparem que o povo de Israel é já muito numeroso e bastante mais poderoso do que nós. Temos de usar de qualquer estratagema para impedir que eles continuem a aumentar, porque se houver uma guerra são capazes de se aliar aos nossos inimigos, para combaterem contra nós e deixarem depois este país.» Então, os egípcios puseram capatazes a dirigir os israelitas, para os oprimirem com trabalhos pesados. Obrigaram-nos a construir as cidades de Pitom e Ramessés, que o faraó usava para armazenar as suas provisões. Mas quanto mais os egípcios os oprimiam, mais os israelitas se multiplicavam e mais se expandiam. Por isso, os egípcios começaram a ter horror dos israelitas e escravizavam-nos cruelmente, (Êxo 1:8–13)

Nota: A família israelita desenvolveu-se muito na terra de Gochen. E, por este motivo, Faraó receou que o seu crescimento os tornasse poderosos e lhe causassem problemas. Em vista disto, ordenou que fossem oprimidos, mas os israelitas mais se desenvolviam. Gradualmente, passaram a ser escravos e a viver penosamente. Então, Faraó teve uma ideia luminosa: Ordenou às parteiras que deixassem viver as meninas e lançassem os meninos no rio. Desta forma não teriam homens para o seu exército. Aconteceu, que uma sábia mãe colocou seu filho num cesto e mandou colocá-lo no meio dos juncos à beira do rio. Como Deus estava neste processo, inspirou a filha de Faraó a banhar-se naquela localidade. Ao ouvir a criança, ordenou que lha levassem, e levaram-na. Adotou‑o menino e chamou-lhe Moisés porque foi tirado da água. Sua irmã ofereceu-se para buscar uma ama a fim de o criar e chamou a própria mãe, que o criou e ainda recebeu salário por isso. Quando Deus está no processo tudo dá certo e é lucrativo. Deus vos abençoe.

DEUS FALA COM MOISÉS

O SENHOR, porém, continuou: «Tenho visto como sofre o meu povo que está no Egipto. Ouvi-os queixarem-se dos seus opressores e sei bem o que eles sofrem. Por isso, estou decidido a ir libertá-lo do poder dos egípcios e tirá-lo dessa terra, para o levar para uma terra grande e boa, onde o leite e o mel correm como água. É a terra onde vivem os cananeus, os hititas, os amorreus, os perizeus, os heveus e os jebuseus. Ora, eu ouvi as queixas dos filhos de Israel e vi também como os egípcios os maltratam. Portanto vai, que eu te envio ao faraó, para tirares do Egipto o meu povo, os filhos de Israel.» (Êxo 3:7–10)

Nota: O povo oprimido clamava por socorro, e Deus tratou de preparar o seu libertador. Quando Moisés tinha oitenta anos, e pastoreava o rebanho de seu sogro, Deus falou com ele e revelou-lhe o propósito de libertar o povo oprimido e levá-lo a uma terra de leite e mel com fartura. Moisés manifesta receio de ir ao Egipto, mas o Senhor promete ir com ele. Então, Moisés pergunta pelo nome de Deus para ter uma identificação perante os líderes do povo. O Senhor respondeu que seu nome em hebraico é: “Eu Sou o que Sou”. Este nome é composto por uma forma do verbo ser, significa ser eterno. “Assim dirás aos filhos de Israel: “o ETERNO me enviou a vós”. Moisés ainda está duvidoso, mas Deus aconselha‑o a usar o que tem na mão, uma vara de pastor. Usemos o que temos à mão para cumprir a nossa missão. Deus vos abençoe.

Continua AQUI

Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.

Translate »