A Fé em Cristo

A nossa vida natural é composta por etapas de fé. Comemos confiando nos alimentos, dormimos confiando acordar, trabalhamos confiando no respectivo pagamento, viajamos confiando chegar ao local previsto, etc. Assim é também na vida espiritual. O cristão vive pela fé, age por fé, e recebe as bênçãos divinas pela fé. Nada se recebe sem fé; assim como ninguém pode agradar a Deus sem fé (Hb 11.6).

Primeiramente, fé é confiar no carácter imutável de Deus, que é santo, justo e bom. Jamais nega bem algum àqueles que O amam. Ele é fiel às suas promessas. A fé confidencia com Deus sobre os problemas pessoais na esperança de encontrar solução para os mesmos. O centurião romano confiava no poder de Jesus e procurou‑o para confidenciar-lhe a necessidade do seu servo na esperança da cura. Para espanto de todos o jovem ficou sarado em resultado dum acto de fé do seu amo (Lc 7.1–9). Portanto, confie no carácter imutável de Deus e confidencie-lhe a sua necessidade.

Exemplos notáveis de fé encontram-se no capítulo onze de Hebreus, considerado a galeria dos heróis da fé. O versículo um ensina que a fé é permanecer firme na esperança de alcançar as coisas que se não vêem. Fé é ver com olhos espirituais o que os olhos físicos não podem ver. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. Paulo declarou o seguinte: “Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dos mortos serás salvo” (Rm 10.10).

Fé é confiar em Deus como provedor. O capítulo vinte e dois de Génesis relata-nos um grande exemplo de fé. Abraão sabia que Deus providenciaria o cordeiro para o sacrifício e disse aos criados: “Ficai aqui com o jumento, eu e o moço iremos até ali, e havendo adorado tornaremos a vós” (Gn 22.5). Quando Isaque perguntou ao pai pelo cordeiro para o sacrifício este respondeu: “Deus proverá para Si o cordeiro para o holocausto, meu filho” (Gn 22.8). E quando estava preparado para sacrificar o seu filho ouviu uma voz pedindo que não fizesse aquilo. Em virtude da sua obediência e da sua fé, olhando, viu um cordeiro preso num arbusto o qual sacrificou em lugar de Isaque. Depois chamou o nome daquele lugar Yahweh Jiré, que significa “o Senhor proverá”, em memória daquela resposta a um acto heróico de fé. 

A fé arrisca-se por coisas difíceis como Abraão, porque o que é impossível aos homens é possível a Deus. Paulo confia nas riquezas do seu Deus para suprir as necessidades dos crentes que haviam contribuído com as suas ofertas enquanto ele estava na prisão em Roma (Fl 4.19). Então, a fé confia na provisão de Deus nos momentos difíceis. 

A fé descansa no amor de Deus, porque Deus prova o Seu amor por nós na morte de Seu Filho. Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu amado filho por nós na cruz. Este é o amor sacrificial chamado “agape”, o amor da entrega (Jo 3.16). E, se Deus nos deu o Filho como nos não daria por ele todas as coisas? (Rm 8.32).

A fé persevera na esperança como a mulher cananeia, cuja fé foi honrada pelo Senhor (Mt 15.21–28). A fé é provada na obediência aos mandamentos de Deus, e qualquer coisa que lhe pedirmos dele a receberemos (1 Jo 3.22). Por conseguinte, podemos dizer que fé é confiar no carácter imutável de Deus, nas suas provisões e no seu amor para suprir as nossas necessidades por Jesus Cristo. 

Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.

Translate »